Com viagem marcada para os Estados Unidos, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), vem articulando para atrair os governadores do Nordeste pró-reforma da Previdência.
Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, na terça (9), Maia participou de um jantar com o governador Wellington Dias (PT), do Piauí, e outros aliados. Do encontro, o petista saiu com a missão de consultar os colegas da região, a maioria de partidos de oposição, sobre uma pauta mínima que tenha o apoio do grupo para, a partir daí, buscar o apoio de deputados nordestinos.
Ainda de acordo com a publicação, os governadores da região ouvidos pelo Painel dizem que não é impossível traçar pontos palatáveis ao grupo, mas admitem que a reforma viável para eles é bem mais magra do que a idealizada pelo ministro Paulo Guedes (Economia).
Para começar a conversar, diz um governador nordestino, o Planalto precisa entender que o grupo não topa, além das mudanças no BPC e na aposentadoria rural, o sistema de capitalização e a desconstitucionalização. Há cobrança por uma mexida menos ambiciosa no regime geral e foco no combate aos privilégios de algumas categorias.