por Vitor Silva
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, publicou nas redes sociais um longo texto refletindo sobre educação e evolução dentro do tema assumido por ela na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cantora falou sobre expressões, e afirmou que cuidará bem “da nossa Cultura”.
“E a história da humanidade, será que se repete? Penso que o ser humano está no mundo para evoluir, desenvolver, ampliar e crescer, mas no sentindo da elevação, no sentido do autoconhecimento, onde expandem-se suas potencialidades espirituais, mentais, intelectuais, porque, quem não busca se desperta para se conhecer, retarda a sua própria evolução e restringe-se na compensação da vida. Para desenvolver essa compreensão é preciso preservar a memória do que já construímos e revisitá-la, rememorá-la e estudá-la e divulgá-la”, iniciou.
“A cultura é esse caldo das expressões artísticas que trazem a identidade de um povo, o artista é o portador de um talento, mas o fazer artístico é coletivo. As ações da arte e da Cultura são coletivas, acontecem em rede e desenvolvem as comunidades onde elas acontecem. Verdadeiras transformações sociais, emancipação intelectual e econômico acontecem onde existem projetos de arte e cultura acontecendo. Vamos cuidar bem da nossa Cultura”, concluiu a artista.