A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede Sustentabilidade) voltou a criticar a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista ao jornal O Globo, ela acusa Bolsonaro de ser “inconscientemente incompetente” sobre assuntos como direitos humanos e meio ambiente, diz que o governo premia grileiros que roubam terras públicas na Amazônia e que, se a atual agenda ambiental for mantida, o Brasil terá dificuldades em ratificar seu acordo comercial com a União Europeia.
Ela também se diz pessimista em relação à agenda ambiental oficial em 2020. Marina voltou aos holofotes em maio do ano passado, quando, junto a outros ex-ministros do Meio Ambiente, denunciou o desmantelamento da pasta.
O grupo também pediu a moratória de projetos de lei que incentivassem o desmatamento na Amazônia. E, em dezembro, Marina partiu para a Conferência do Clima (COP-25), em Madri, onde foi questionada por diplomatas estrangeiros sobre o atual rumo do governo brasileiro. Para ela, a delegação brasileira teve um desempenho “vergonhoso”.