A Ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu prêmio da segunda edição do Prêmio Megafone de Ativismo, primeira e única premiação brasileira para iniciativas e pessoas que se destacaram no ativismo. Marina foi vencedora na categoria Prêmio Juri, que é dedicado ao conjunto da trajetória de luta.
A líder indígena e ativista Txai Suruí também foi destaque e ganhou na categoria Megafone do Ano, que elege um ativista que mais se destacou em 2022. Os premiados estão sendo anunciados pelas redes sociais em vídeos protagonizados pela atriz e humorista Nathalia Cruz e receberão um troféu, que é uma obra de arte feita pelo artivista Mundano.
Dos 14 finalistas, quatro são diretamente relacionados à defesa dos povos indígenas, três à defesa da democracia, três a denúncias de racismo e dois à defesa do meio ambiente. “Embora sejam assuntos diferentes, todos têm relação entre si, uma vez que direitos humanos e a preservação ambiental são intrinsecamente relacionados com regimes democráticos”, ressalta Digo Amazonas, do Megafone Ativismo, organização responsável pelo prêmio, junto a uma coalizão formada por Greenpeace Brasil, Pimp My Carroça, WWF Brasil, Engajamundo, Instituto Socioambiental e Sumaúma Jornalismo.