O Brasil deve receber em maio, caso as estimativas sejam concretizadas, 34,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, segundo o último cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde. As informações são do portal G1.
A previsão soma doses das vacinas Oxford/Fiocruz, CoronaVac/Butantan, Pfizer/BioNTech e, também, as recebidas pelo consórcio Covax, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo garantir um acesso mais igualitário às vacinas.
O documento atualizado na quarta-feira (28) teve um aumento de 2 milhões de doses. A previsão anterior, do dia 24 de abril, indicava a chegada de 32,4 milhões de doses.
De acordo com o Ministério da Saúde, neste fim de semana são esperadas 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca compradas via consórcio Covax Facility: serão 220 mil no sábado (1º), e no domingo (2) outras 3,8 milhões de doses.
O novo cronograma informa que serão entregues em maio 21,5 milhões de doses da Fiocruz (AstraZeneca/Oxford); 5,6 milhões do Butantan (CoronaVac); 4 milhões da Covax Facility (AstraZeneca); mais 842,4 mil da Covax Facility (Pfizer/BioNTech); e 2,5 milhões da Pfizer/BioNTech.
Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, desde o começo da campanha de vacinação 59,8 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.