Um levantamento da Rede D’Or constatou que a mortalidade de pacientes com câncer que tiveram Covid-19 foi duas vezes maior do que a de outros doentes que se internaram em seus hospitais, segundo a coluna de Mônica Bergsmo, do jornal Folha de S. Paulo.
No total, 1.600 pacientes com câncer em tratamento tiveram Covid-19 e foram hospitalizados em unidades da rede, que é privada, em todo o país. A mortalidade, entre eles, chegou a 4%.
O médico Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or, afirma que, para os demais pacientes, a expectativa de sair do hospital tem sido mais alta. A mortalidade entre eles, na rede, é de 2%.
Pacientes em tratamento com quimioterapia têm mais chances de apresentar quadro moderado a grave da doença. Para tratar um câncer hematológico, por exemplo, é preciso inibir o sistema imune, aumentando a vulnerabilidade a infecções.
Os tratamentos, no entanto, não podem ser adiados. “O câncer também é uma doença letal e atrasar seu tratamento diminui a probabilidade de cura”, diz Hoff. A solução é a mesma, desde sempre: redobrar cuidados, adotando isolamento rigoroso, na medida do possível, e uso de máscaras e higiene contínua das mãos.