Na retomada do judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, defendeu o processo eleitoral e afirmou que a democracia brasileira “é uma das mais seguras do mundo”. Em discurso realizado nesta segunda-feira (1), o jurista também pediu paz e respeito entre os adversários nas eleições deste ano.
“Daqui a dois meses a população brasileira viverá um dos momentos mais sensíveis de um regime democrático, as eleições. Felizmente nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, modernos e confiáveis do mundo”, afirmou Fux.
O presidente do STF também pregou pela paz nas eleições deste ano e pediu respeito entre os candidatos que estiverem na corrida eleitoral. Fux afirmou que espera encerrar 2022 sem incidentes políticos.
“Que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pela tolerância. O STF anseia que todos os candidatos respeitem seus adversários que, efetivamente, não são seus inimigos. Confiando na civilidade dos debates e principalmente na paz que nos permite encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes.
Fux também anunciou que, neste segundo semestre, será realizada a eleição para a nova composição da presidência do STF, assumindo os ministros Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. A troca de gestão ocorrerá no dia 12 de setembro deste ano.