Em discurso na sexta-feira, após o fim dos trabalhos de apuração no dia, o candidato democrata Joe Biden começa a abandonar o discurso da humildade. “Não temos uma declaração final de vitória, mas os números são convincentes, nós vamos ganhar essa eleição”, disse Biden. As informações são do G1.
“Vamos vencer com uma grande maioria, tivemos mais de 74 milhões de votos”, argumentou o democrata. “É mais do que qualquer outra chapa teve na história, e nosso total de votos está crescendo.”
O adversário do atual presidente e candidato a reeleição Donald Trump ultrapassou o republicano na contagem de votos da Pensilvânia e a Geórgia. Nesses dois estados, a vantagem do democrata sobre o republicano cresceu ao longo do dia.
Na Pensilvânia, estado ainda em apuração que mais elege delegados ao Colégio Eleitoral (20), Biden lidera por 27.174 votos, com 99% da apuração, segundo a projeção da agência Associated Press. A margem na Geórgia é menor, mas Biden lidera por 4.020 votos, com 99% da apuração.
O democrata lidera em quatro dos seis estados em disputa. Precisa vencer em apenas um, pois tem 264 delegados contra 214 de Trump, segundo os especialistas locais.