O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorre neste domingo (03). Para fazer a prova, todos os candidatos precisam levar, obrigatoriamente, uma caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e documento de identificação válido físico ou digital. Outros itens, entretanto, podem causar dúvidas sobre suas permissividades ou não durante a aplicação.
Segundo matéria do Estadão, a razão é justamente o fato de que a tentativa de entrada para realizar a prova portando certos itens pode levar a eliminação do participante, como previsto no edital do exame. Os documentos aceitos são o RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou título de eleitor (e as respectivas versões digitais por meio do aplicativo Gov.br. Este ano, é possível ainda apresentar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, também pelo Gov.br.
É aconselhável ainda, levar o cartão de confirmação da inscrição no Enem, apesar de não ser tido como um item obrigatório. O participante pode levar consigo também, óculos de grau, lanches (dando preferência para alimentos práticos) e garrafa d’água, exceto garrafas térmicas com termômetro, que são proibidas.
Existe também uma outra categoria, de itens que podem ser levados no dia, mas não podem ser utilizados na prova, e assim, devem ser guardados em um envelope que fica guardado debaixo da carteira onde o estudante realizará a prova. Este envelope permanece lacrado e identificado durante toda a permanência do participante no local.
São eles: óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente; protetor auricular; fone de ouvido; dispositivos eletrônicos, e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame. O mesmo vale para mochilas, bolsas e guarda-chuva, que devem ser colocados debaixo da cadeira ou na frente da sala, de acordo com o que for solicitado pelo fiscal. Todos os eletrônicos, como smartwatches, celulares, tablets e fones de ouvido devem estar desligados e guardados no envelope. O participante que não cumprir a regra será eliminado do exame, informa o Inep.
No caso dos candidatos que precisam comprovar sua presença no exame, poderão emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.