por Leilane Teixeira
A estação do ano mais esperada pela maior parte dos baianos chegou às 18h48 desta quarta-feira (21). É verão no Hemisfério Sul e, para muita gente, chegou o momento de curtir dias de sol e calor à beira-mar.
“Estou muito feliz com a chegada do verão, pois eu amo praia, sol e mar. Então nesse período vou conseguir aproveitar bastante, já que o clima estará nas alturas. É minha estação do ano preferida, inclusive”, comemorou a jornalista Raffaela Pacífico.
Já a estudante de administração Marcela Maia disse que esse é o melhor período para entrar de férias do trabalho. “Estava aguardando ansiosamente a chegada do verão, ainda mais em Salvador, referência de praias, de ‘reggaes’ e também dos ensaios de verão. Estou tentando entrar de férias no meu trabalho nesse período, porque simplesmente é a melhor época para aproveitar”.
Entretanto, apesar das expectativas de soteropolitanos e turistas, a Codesal alerta que desta vez a estação será marcada por muitas pancadas de chuva, em decorrência das altas temperaturas e de sistemas específicos, por isso as programações exigem mais cuidado e antecedência.
“O início do verão em Salvador é marcado pelo sistema meteorológico chamado vórtice ciclone de altos níveis (Vcan) que chegou na terça-feira (20) e poderá deixar o céu carregado, pelo menos, até sexta (23), o que deverá ocasionar chuvas.
Ele [o Vcan] fica a mais de 10 quilômetros da costa, e a depender das condições atmosféricas, os ventos giram no sentido horário, pegam o calor dos altos níveis e jogam para a superfície, causando chuvas mais intensas”, explicou Giuliano Carlos do Nascimento, meteorologista da Defesa Civil, em entrevista à TV Bahia.
Ainda de acordo com Giuliano, apesar do calor, as temperaturas na capital baiana devem ficar entre 24º e 30º durante todo o verão. A estação segue até as 18h24 do dia 20 de março do ano de 2023.