Para dar conta das ações de combate ao coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um chamado para arrecadar cerca de R$ 170,97 bilhões. O objetivo é usar esse montante para executar ações nos próximos 12 meses.
Segundo informações da Agência Brasil, o orçamento calculado pela entidade visa financiar estratégias da iniciativa conjunta, batizada de Acelerador de Acesso das Ferramentas de Combate à Covid-19. Ela é organizada pela própria instituição com apoio de governos, empresas e demais entidades da sociedade civil.
“O investimento é significativo, mas diminui o tamanho quando comparado o custo da Covid-19: o custo total do trabalho do acelerador é menos de um décimo do que o Fundo Monetário Internacional estima que a economia global está perdendo a cada mês devido à pandemia”, aponta a OMS no comunicado divulgado nessa sexta-feira (26).
Algumas das metas incluem 500 milhões de testes para países de renda média baixa e 2 bilhões de doses de vacinas, das quais 1 bilhão deve ser disponibilizada até o fim de 2021. Toda a iniciativa engloba ainda a oferta de diagnósticos e o fortalecimento dos sistema de saúde dos países, entre outras ações.