Dezesseis mandados de prisão foram cumpridos em uma operação deflagrada nesta quinta-feira (05). Denominada de Carranca, a ação investiga uma facção criminosa suspeita de atuar no tráfico de drogas em Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. Além dos 16 mandados de prisão, são cumpridos outros 19 de busca e apreensão.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), que coordena a ação, as investigações começaram em novembro de 2020. Através do trabalho, os agentes constataram a ligação dos investigados com uma organização criminosa sediada em Eunápolis.
Foi apurado que muitas das orientações e movimentações relacionadas ao tráfico de drogas da facção eram realizadas por criminosos já detidos no Conjunto Penal de Eunápolis (CPE). Ainda segundo o Gaeco, áudios de membros do grupo coletados e analisados na investigação permitiram a identificação de parte da organização criminosa.
O Gaeco afirmou ainda que as investigações apontam atuação dos acusados em Porto Seguro, com controle do tráfico de drogas em distritos como Vera Cruz e Vale Verde, com atuação também em Trancoso e Caraíva, além de Santa Cruz Cabrália.