MENU

Mais de meia tonelada de maconha foi encontrada em um caminhão durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Juazeiro, no norte da Bahia, nesta terça-feira (07). A carga com 752 kg de maconha foi apreendida com o motorista de um veículo. Ele ainda tentou fugir do local, mas foi alcançado pelos agentes.
A apreensão da carga foi realizada em parceria com a Companhia de Caatinga da Polícia Militar da Bahia (CIPE Caatinga), na BR-235. De acordo com a PRF, os policiais deram ordem de parada ao motorista do caminhão, que desobedeceu, mas foi rapidamente alcançado.
Todo material ilícito estava dentro do baú do veículo, armazenada em diversos fardos. O condutor revelou que foi contratado para trazer a droga para a Bahia. Após a apreensão, o homem, que não teve a identidade divulgada, foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro. Ele pode responder por tráfico de drogas — crime cuja pena é de cinco a 15 anos de reclusão.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) convocou uma reunião online de última hora com os membros da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF), na tarde desta terça-feira (7), para discutir a atuação da arbitragem na Série A do Campeonato Brasileiro, após uma rodada marcada por decisões polêmicas.
De acordo com a entidade, o encontro teve como principal objetivo reduzir a influência dos erros de arbitragem em comparação à temporada anterior. A Comissão de Arbitragem, chefiada por Rodrigo Martins Cintra, reforçou que os equívocos observados são tratados como “erros de interpretação” e que os profissionais passam por treinamentos e avaliações constantes antes de retornarem às atividades.
Na última rodada do Brasileirão, lances das partidas Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras geraram grande repercussão entre torcedores, dirigentes e comentaristas. O campeonato entra agora em uma pausa para a Data Fifa, mas jogos atrasados seguem programados para os próximos dias.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) se pronunciou sobre o prazo de cinco dias dado pelo ministro Alexandre de Moraes para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) analise um pedido de prisão contra ele por coação no curso do processo.
Na avaliação de Eduardo Bolsonaro, que mora nos Estados Unidos desde fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) ‘não quer um Bolsonaro’ na disputa presidencial de 2026. De acordo com informações do próprio político, filho de Jair Bolsonaro, o pedido de prisão foi feito em ação apresentada pelo PT e pelo PSOL, em razão da atuação dele a favor de sanções do governo dos EUA, com o objetivo de interferir no julgamento dos acusados de tentativa do suposto golpe militar, incluindo o ex-presidente, seu pai.
“Depois que Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão, adivinhe quem eles querem prender agora? As eleições presidenciais brasileiras são em 2026 e o Supremo Tribunal Federal não quer um Bolsonaro nas urnas”, publicou o deputado, em inglês, em suas redes sociais.
Há poucos dias,Eduardo Contou ao SBT que pretende disputar as Eleições de 2025. “Eu acho que há um espaço, há robustez numa candidatura com o sobrenome Bolsonaro. Estou no meu terceiro mandato, sou conhecido da sociedade, coloco sempre as minhas opiniões à lisposição do escrutínio público. Acredito que estou maduro o suficiente. A única coisa que me fará não ser candidato é a candidatura do presidente Jair Bolsonaro“, declarou, à época.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na segunda-feira (9) que, durante seu telefonema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao americano que as negociações entre as partes sejam conduzidas “sem preconceito”. A fala foi direcionada principalmente em relação ao secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio.
Rubio é visto como “linha dura” e um interlocutor do bolsonarismo, e foi designado para negociar com os ministros brasileiros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Fernando Haddad (Fazenda). As informações são do jornal O Globo e do portal InfoMoney.

Os pacientes do Sistema Único de Saúde vão contar com 899 novas unidades de atendimento que vão ampliar a oferta de serviços de saúde em todo o Brasil. Para isso, o Governo do Brasil anunciou na última sexta-feira (26), a liberação de R$ 2,5 bilhões para a construção de obras em todos os estados.
A medida se soma à chegada de 322 novos médicos especialistas que começam a atuar em 156 municípios localizados nas cinco regiões do país. Ambas as iniciativas integram as ações do Agora Tem Especialistas.
Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, a rede pública de saúde contará com mais 100 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 31 Policlínicas. Já as 768 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão fortalecer a Atenção Primária, que, ao ser qualificada, contribui para reduzir a sobrecarga na Atenção Especializada. A liberação dos recursos federais possibilita a estruturação da rede pública de saúde nos estados e municípios, ampliando a capacidade de atendimento em todo o Brasil.
“Esse é um esforço importante para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A expansão imediata da oferta de serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde. Uma frente estruturante que vai garantir mais serviços de saúde para a nossa população”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um novo alerta global nesta segunda-feira (06) sobre o avanço do uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes. Segundo o Relatório Global sobre as Tendências da Prevalência do Tabaco 2000–2024 e Projeções 2025–2030, pelo menos 15 milhões de jovens entre 13 e 15 anos fazem uso desses dispositivos em todo o mundo.
O estudo aponta que o risco de um jovem começar a fumar é nove vezes maior do que o de um adulto. “Os cigarros eletrônicos estão a alimentar uma nova onda de dependência da nicotina”, afirmou Etienne Krug, diretor do Departamento de Controle de Doenças Crônicas da OMS, durante a apresentação do relatório em Genebra, na Suíça.
Krug alertou que, apesar de serem promovidos como uma alternativa “menos nociva” ao cigarro tradicional, os dispositivos estão viciando os jovens em nicotina cada vez mais cedo, ameaçando décadas de progresso no combate ao tabagismo.

O céu da madrugada desta terça-feira (7) será palco de um espetáculo astronômico especial: a Superlua Cheia de Outubro, também conhecida como Lua da Colheita. O fenômeno ocorre por volta das 00h48 e poderá ser observado de qualquer parte do Brasil, desde que o tempo esteja limpo.
Chamado de Lua da Colheita por ser a lua cheia mais próxima do equinócio da primavera no Hemisfério Sul, o evento tem origem histórica. Antes da iluminação elétrica, agricultores aproveitavam o brilho intenso do satélite natural para estender as jornadas de trabalho noturnas no campo.
O fenômeno é considerado raro: entre 1970 e 2050, apenas 18 Superluas da Colheita ocorrem em outubro. A última foi registrada em 2020, e a próxima está prevista para 2028.
Durante o evento, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual, já que estará em seu ponto mais próximo da Terra — o chamado perigeu lunar.
Para observar, basta mirar o horizonte leste no início da noite. A Lua surgirá grande e alaranjada, ganhando tonalidade mais clara à medida que sobe no céu. O espetáculo poderá ser apreciado com maior intensidade entre os dias 5 e 8 de outubro.

A Polícia Rodoviária Federal, PRF, interceptou um carregamento expressivo de drogas na noite deste sábado, (4), em Vitória da Conquista. A operação culminou na apreensão de 1.750 quilos de maconha que teve localização em um caminhão, durante fiscalização na Unidade Operacional da PRF.
O material ilícito veio de Curitiba, no Paraná, e tinha como destino final Campina Grande, na Paraíba, com a ocorrência direcionada à Polícia Federal para as devidas providências legais.

A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, de 44 anos, foi presa em flagrante, neste domingo (5). Ela está sendo acusada de cometer injúria racial contra um Capitão da Polícia Militar, durante uma partida de futebol, em Feira de Santana, cerca de 100 km de Salvador.
Ela foi autuada em flagrante pelos crimes de injúria racial, sendo detida na sequência, ficando assim à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos. Segundo a TV Subaé, afiliada da Rede Bahia, a inspetora deverá passar por audiência de custódia ainda nesta segunda-feira (6).
Em relato, a vítima do racismo, o policial militar Leandro Muniz, afirmou que estava assistindo o jogo do filho quando Michele começou a reclamar de que ele estaria atrapalhando a visão dela. À paisana, o militar relatou que algumas reclamações vieram com as ofensas raciais.

por Rodrigo Fernandes
O Bahia venceu o Flamengo por 1 a 0 na noite deste domingo (5), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Willian José, ainda no primeiro tempo, garantindo um grande resultado para o Tricolor diante do então líder da competição.
Com o triunfo, o Esquadrão de Aço chegou a 43 pontos e subiu para a 5ª colocação, ficando atrás apenas do Botafogo — que tem a mesma pontuação — pelo critério de saldo de gols.
O resultado também quebrou o tabu incômodo: o Bahia não vencia o Flamengo havia 12 jogos consecutivos. Além disso, foi a primeira vitória de Rogério Ceni contra o Rubro-Negro carioca em toda a sua carreira como técnico.
Com a derrota, o time visitante estacionou nos 55 pontos e perdeu a liderança do Brasileirão para o Palmeiras. A equipe de Filipe Luís terminou a partida com dois jogadores a menos e viu o Tricolor controlar o jogo até o fim.
Agora, o Bahia volta a campo no dia 16 de outubro, quando enfrenta o Vitória no clássico Ba-Vi, às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada. Já o Flamengo terá o Botafogo como próximo adversário. O clássico carioca será disputado um dia antes, em 15 de outubro, às 19h30, no Estádio Nilton Santos.