MENU
O presidente da Câmara e relator da reforma do Imposto de Renda, Arthur Lira (PP-AL), ampliou nesta quinta-feira (10) a faixa de renda beneficiada com redução parcial do IR, elevando o limite de R$ 7 mil para R$ 7.350 mensais. A mudança consta em seu parecer apresentado à comissão especial que analisa o projeto.
O texto também mantém a alíquota efetiva máxima de 10% para contribuintes com renda anual superior a R$ 1,2 milhão, contrariando expectativas de que o percentual poderia ser reduzido para 8%.
A proposta isenta totalmente do IR pessoas que ganham até R$ 5 mil por mês e estabelece reduções graduais até a nova faixa de R$ 7.350. Segundo Lira, o objetivo da medida é iniciar um processo mais amplo de justiça tributária.
“Foi construído para isentar completamente quem ganha até R$ 5 mil, proporcionalmente quem ganha até pouco mais de R$ 7 mil e para fazer justiça tributária neste país”, afirmou. Após a leitura do parecer, foi concedido pedido de vista coletiva, com previsão de votação na comissão especial na próxima semana. A expectativa é que o projeto vá ao plenário da Câmara em agosto.
por André Souza
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia um aumento de 50% nas tarifas sobre tarifas sobre produtos brasileiros. A medida foi divulgada por Trump em um comunicado que também cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusa o Brasil de atacar eleições livres.
Nas redes sociais, Jerônimo classificou a decisão como um ataque direto à soberania nacional e se posicionou contra o que chamou de “castigo ao setor produtivo brasileiro”. “O Brasil não é quintal de ninguém. O presidente dos EUA, com essa decisão, taxa e castiga o setor produtivo brasileiro, que gera empregos e já tinha contratos fechados”, escreveu o governador.
Ele também afirmou que, enquanto Lula atua para “taxar as grandes fortunas”, Trump age de forma a “taxar o Brasil”. Segundo Jerônimo, a Bahia está alinhada com o governo federal e com a defesa da democracia.
“Somos um país soberano, guiado pelo respeito e pela dignidade. Não aceitaremos chantagem nem tutela de lugar nenhum. A terra do 2 de Julho não abre mão do respeito ao nosso povo, da nossa independência e da nossa soberania. A gente tem lado: o lado do povo brasileiro e da democracia. RESPEITE O BRASIL!”, completou.
Leia mais »
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (9) que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) continua tentando interferir no andamento da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado no país. A declaração consta em decisão que inclui um vídeo publicado por Eduardo nas redes sociais como prova no inquérito que apura crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.
No material, gravado durante manifestação realizada no dia 29 de junho na Avenida Paulista, o também deputado Gustavo Gayer (PL-GO) afirma, em discurso legendado em inglês, que o sistema judiciário brasileiro representa um risco para a democracia. A gravação foi publicada por Eduardo Bolsonaro e, segundo Moraes, faz parte de uma estratégia para tumultuar o andamento da Ação Penal 2.668, que já está na fase final, com as alegações das partes.
“Verifica-se que o investigado Eduardo Nantes Bolsonaro permanece praticando condutas com o objetivo de interferir e embaraçar o regular andamento da AP 2.668/DF [núcleo 1]”, escreveu o ministro na decisão. Moraes também determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o episódio.
Licenciado da Câmara desde março, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, onde alega sofrer perseguição política. Ele é investigado por incentivar autoridades norte-americanas a adotarem medidas contra o ministro Moraes, que atua como relator não apenas das ações da tentativa de golpe, mas também do inquérito das fake news.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que, em 2026, o Brasil terá o “maior salário-mínimo dos últimos 50 anos em termos reais”. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.518,00 e, para o ano que vem, está previsto para chegar a R$ 1.630,00. A declaração da titular da pasta ocorreu na terça-feira (8) durante uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.
Na comissão, Simone Tebet explicou que cada real de aumento no salário mínimo possui impacto direto de R$ 420 milhões nas despesas públicas, devido a benefícios vinculados como aposentadorias e abonos. A proposta está em discussão no Congresso Nacional.
A emedebista pontuou que as projeções orçamentárias para o ano que vem estão sendo feitas com “muito realismo”, uma vez que o Executivo tem como compromisso o cumprimento das regras do Arcabouço Fiscal e com a sustentabilidade da dívida pública.
Leia mais »
A empresa Super Sounds, responsável pela produção da turnê Ivete Clareou, da cantora Ivete Sangalo, se manifestou nesta quarta-feira (9) após ser criticada pelo grupo de pagode Clareou, que acusou uso indevido da marca. Segundo a produtora, o nome da turnê é legítimo e não infringe nenhum direito legal.
Na segunda-feira (8), o grupo Clareou divulgou uma nota de repúdio alegando que o título da turnê usava sua marca registrada desde 2010 sem autorização. A banda afirmou que não foi consultada e classificou a situação como uma apropriação indevida.
Em resposta, a Super Sounds esclareceu que o nome registrado pelo grupo é “Grupo Clareou”, e não apenas “Clareou”, como afirmado na nota pública, e destacou que isso não garante exclusividade sobre o uso da palavra de forma isolada.
Leia mais »
Rodrigo Fernandes / Leandro Aragão
O Vitória anunciou nesta quarta-feira (9) a demissão do técnico Thiago Carpini. A saída foi oficializada um dia após a derrota por 1 a 0 para o Confiança, em pleno Barradão, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O revés diante do vice-lanterna da Série C foi a gota d’água para a diretoria rubro-negra, que já avaliava mudanças diante da sequência ruim na temporada.
Carpini, de 40 anos, estava no comando do clube desde maio de 2024. Em pouco mais de um ano de trabalho, acumulou 73 partidas, com 28 vitórias, 22 empates e 23 derrotas.
Seu período à frente do Leão foi marcado por altos e baixos: apesar da recuperação no segundo semestre do ano passado, que culminou na classificação para a Copa Sul-Americana, o desempenho na atual temporada não correspondeu às expectativas.
Leia mais »
O técnico Carlo Ancelotti, da Seleção Brasileira, foi condenado nesta quarta-feira (9) a um ano de prisão pela Justiça Espanhola por fraude fiscal. Segundo a denúncia, o treinador italiano não teria pago os impostos sobre os rendimentos de direitos de imagem recebidos em 2014, quando era treinador do Real Madrid. No entanto, ele havia sido absolvido em um caso semelhante em 2015.
Além da prisão, o Tribunal de Madri ainda aplicou uma multa de 386 mil euros, equivalente a R$ 2,4 milhões, ao italiano. O valor representa menos da metade do salário de técnico do Brasil, que é de 10 milhões de euros anuais, que dá R$ 5,3 milhões por mês na cotação atual. O treinador ainda perdeu a possibilidade de obter ajudas ou subsídios públicos e do direito de usufruir de benefícios ou incentivos fiscais ou da Previdência Social durante três anos.
Por não ter antecedentes criminais e suas dívidas judiciais já terem sido pagas pelo Real Madrid, Ancelotti não irá para a prisão. O italiano dirigiu o time espanhol entre 2013 e 2015 e a segunda passagem foi de 2021 até maio deste ano.
Leia mais »O julgamento de Wanderson Oliveira, acusado de um homicídio na cidade de Brumado terminou na madrugada desta quarta-feira (9), no Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu. O juiz Genivaldo Alves Guimarães proferiu a sentença após mais de 15 horas de sessão iniciada na manhã de terça-feira (8). Conforme os autos, o crime ocorreu no dia 28 de abril de 2024, por volta das 11h30, dentro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), durante o horário de atendimento.
Wanderson entrou armado na unidade de saúde, acompanhado de outro homem, simulando ser acompanhante de um paciente. Ele seguiu até a sala de raio-x, onde se encontrava a vítima, Filipe Batista Lobo, que havia sido baleado anteriormente, estava com o braço imobilizado e recebia soro enquanto aguardava um exame de imagem. Segundo a denúncia do Ministério Público, Wanderson efetuou 22 disparos contra Filipe, a maioria direcionada à cabeça.
Durante a fuga, uma enfermeira foi feita refém sob ameaça de arma de fogo, e novos disparos foram realizados dentro do hospital, colocando em risco pacientes e profissionais. O porteiro do hospital, que chegou a ser acusado de participação, foi absolvido pelo júri por negativa de autoria, após análise das provas. O Conselho de Sentença reconheceu que o crime foi cometido mediante dissimulação, o que impediu qualquer reação da vítima. Contudo, a defesa argumentou que a motivação envolveu ameaças anteriores feitas por Filipe a Wanderson, o que levou ao reconhecimento do homicídio privilegiado por relevante valor moral, atenuando parcialmente a pena.
A pena foi fixada em 17 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado. A prisão preventiva foi mantida devido à periculosidade do réu. A acusação de associação criminosa entre os dois executores foi rejeitada pela Justiça por ausência de provas materiais.
Oito casos da nova variante da covid-19, a XFG, forma identificados em pacientes. Foram seis no Ceará e dois em São Paulo. A mutação do vírus pode provocar casos mais graves.
A XFG é a mais recente de sete variantes classificadas como sob monitoramento pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em nota, o Ministério da Saúde informou que monitora de “de forma contínua” a vigilância do SARS-CoV-2, vírus que causa a doença.
Também informou que não foram registrados óbitos entre os pacientes diagnosticados com a nova variante. “A vacinação segue sendo a principal forma de prevenir casos graves e mortes”, diz a pasta.
Segundo a OMS, a variante a XFG surgiu de uma recombinação entre duas versões anteriores do vírus, a LF.7 e a LP.8.1.2. Ela foi identificada pela primeira vez no mundo em 27 de janeiro.
Um adolescente de 16 anos, invadiu uma escola armado de uma faca, matando uma criança e deixando outras três feridas, entre as vítimas, uma professora. O caso aconteceu nesta terça-feira (8), na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no Rio Grande do Sul. O autor do crime foi apreendido logo após o crime. A Polícia Civil informou que caso ocorreu por volta das 10h. Os estudantes, incluindo a criança, são alunos do 3º ano do ensino fundamental.
A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, que mesmo após ser socorrida, não resistiu aos ferimentos. Vitor André foi atingido nas costas.
Duas meninas de 8 anos foram levadas a hospitais da região. Uma delas já recebeu alta médica. Já a professora, de 34 anos, está internada no Hospital Santa Terezinha, em Erechim. A docente tentou impedir o ataque e acabou sendo atingida pelo adolescente. A Prefeitura disponibilizou suporte psicológico e assistência social para estudantes, familiares e profissionais da educação, com uma equipe de acolhimento mobilizada.
Ainda de acordo com a polícia, o adolescente é de Estação e não possui antecedentes criminais. Ele precisou ser contido por populares até a chegada da polícia e está sob custódia na Delegacia de Getúlio Vargas. As motivações do ataque ainda não foram esclarecidas. No entanto, a apuração afirma que o adolescente passava por acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano. A Polícia Civil investiga o caso.