MENU
Com a escalada do atrito entre o governo federal e o Congresso Nacional, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, passou a ser o principal alvo de críticas nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Quaest na sexta-feira (4), o paraibano foi citado em 8% das menções relacionadas à polêmica.
O levantamento da Quaest analisou 4,4 milhões de menções nas redes sociais entre 24 de junho a 4 de julho de 2025 em plataformas como: X, Instagram, Facebook e YouTube. Na pesquisa, Hugo Motta foi apelidado de “Congresso da Mamata”. O termo viralizou e, agora, faz parte dos tópicos mais comentados.
O desgaste entre os poderes começou a repercutir após 22 de maio, quando o governo federal publicou um decreto para a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações e investimentos antes isentos, que foi derrubado pelo Congresso.
Desde o atrito entre o Executivo e o Legislativo, cerca de 61% de menções negativas nas redes sociais foram feitas ao Congresso. Para o governo foram computadas 11%.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem dado sinais de que deve entrar na disputa pela Presidência da República em 2026. A postura do gestor estadual tem contrastado com o seu discurso de que tentará a reeleição em São Paulo.
Os últimos discursos políticos de Tarcísio têm fomentado os indícios de que ele será o representante de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, nas urnas. A perda de peso do governador e o lançamento de uma versão estadual do Bolsa Família estariam entre as “pistas” identificadas por aliados.
Durante o painel do Fórum Lisboa, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal, Gilmar Mendes, Tarcísio foi classificado pelo ex-ministro da Defesa, Raul Jungmann, como um presidenciável “inequívoco”. Em resposta, Tarcísio sorriu, mas evitou falar sobre o assunto. Na manifestação pró-Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, o governador teceu críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Rodrigo Fernandes
O Fluminense está nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Em um confronto histórico, marcado por equilíbrio e emoção do início ao fim, o Tricolor venceu o Al-Hilal por 2 a 1 na tarde desta sexta-feira (4), no Camp World Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos, e avançou à próxima fase do torneio.
Com o resultado, a equipe comandada por Renato Portaluppi se torna o primeiro time classificado para as semifinais desta edição do Mundial, enquanto os sauditas, que eliminaram o Manchester City na fase anterior, deram adeus à disputa.
Jogo equilibrado e vitória na raça
A partida começou com os dois times se estudando, e o primeiro tempo foi de poucas oportunidades. O Fluminense teve dificuldades para encontrar espaços, já que o Al-Hilal marcava com intensidade. Aos 39 minutos, no entanto, o time brasileiro abriu o placar: Fuentes cruzou da esquerda e a bola chegou em Martinelli, que acertou um belo chute no ângulo, sem chances para Bono.
No início da etapa final, o time saudita reagiu rápido. Em escanteio cobrado por Rúben Neves aos 5 minutos, Koulibaly ganhou pelo alto e ajeitou para Marcos Leonardo completar e empatar o jogo. O gol trouxe mais emoção ao duelo, que passou a ser mais aberto e com chances para os dois lados.
Após sofrer o empate, o Fluminense respondeu com intensidade. Cano teve grande chance cara a cara, mas não conseguiu passar por Bono. O gol do triunfo veio aos 24 minutos, em jogada de insistência: Hércules roubou a bola no campo de ataque, arriscou de longe, a bola desviou e subiu. Samuel Xavier brigou no alto e escorou para o próprio Hércules finalizar de primeira, cruzado, para fazer 2 a 1.
Leia mais »A Prefeitura Municipal de Brumado iniciou as obras de revitalização do Mercado de Artes, um dos espaços culturais mais importantes da cidade. A reforma está sendo realizada com recursos próprios do município, no valor de R$ 120 mil, e marca mais uma ação de incentivo à economia criativa local e à cultura.
As melhorias contemplam intervenções no entorno do mercado, com instalação de bancos, nova iluminação, adequações estruturais e ações que tornam o espaço mais convidativo e apropriado para receber toda a comunidade. O objetivo é fortalecer o trabalho de quem vive da arte e criar um ambiente mais acolhedor para exposições, feiras e eventos culturais.
A revitalização do Mercado de Artes foi anunciada pelo prefeito Fabrício Abrantes durante encontro com moradores do Bairro São Félix, na última terça-feira (1º), quando também foi assinada a ordem de serviço para início imediato das obras.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a suspensão dos atos do governo federal e do Congresso Nacional sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A decisão foi proferida nesta sexta-feira (4). Alexandre de Moraes convocou ainda uma conciliação entre os Poderes para debater o tema, marcada para 15 de julho.
“Verifica-se que tanto os decretos presidenciais, por séria e fundada dúvida sobre eventual, desvio de finalidade para sua edição, quanto o decreto legislativo, por incidir em decreto autônomo presidencial, aparentam distanciar-se dos pressupostos constitucionais exigidos para ambos os gêneros normativos”, informou o ministro.
O magistrado deu cinco dias para que o Executivo e o Legislativo prestem esclarecimentos sobre os motivos de o governo federal ter decidido aumentar o IOF e quais as razões do Congresso em derrubar a elevação do tributo.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Paulo Azi (União Brasil, deve permitir que a deputada federal licenciada, Carla Zambelli (PL), defenda-se via videoconferência na comissão. Em entrevista à coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, Paulo Azi alegou não ver impedindo com relação ao pedido feito pelo advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, na quarta-feira (2).
O jurista pediu ainda que testemunhas de defesa como o hacker Walter Delgatti Neto, preso por ordem do Supremo, e o general da reserva Paulo Sérgio Nogueira, sejam ouvidas.
Condenada por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carla Zambelli deixou o Brasil no fim de maio de 2025 e seguiu para a Itália, onde tem cidadania. O governo brasileito tem tentado a extradição da parlamentar, mas sem sucesso.
Em meio a tensão entre o governo federal e o Legislativo, por conta da derrubada do decreto de elevação do (IOF) Imposto sobre Operações Financeiras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia rejeitar sancionar o projeto de Lei que aumenta o número de deputados federais na Câmara. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, aliados do chefe do Executivo dizem que essa possibilidade está descartado neste momento.
Lula tem até o dia 16 para sancionar o texto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. O presidente tem duas opções que seria não se pronunciar sobre a proposta obrigando o Congresso a promulgar o texto ou vetar a medida. No entanto, a decisão não deverá ser tomada no calor do momento. Além disso, o projeto de lei não foi bem recebido pela população, o que poderia gerar críticas ao governo em caso de sanção.
Ainda segundo a Folha, existe um grupo de aliados do presidente que não aconselham o veto, devido ao risco de acirramento da tensão com o Congresso. A estimativa é que o aumento do número de deputados teria um impacto anual de R$ 65 milhões com os custos de criação das novas vagas, que incluem salários, benefícios e estrutura para os congressistas.
O Governo do Estado firmou um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), nesta quinta-feira (3), que garante a ampliação e implantação de sistemas de esgotamento sanitário em Amargosa, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim. O investimento total é de aproximadamente R$ 437 milhões — dos quais R$ 349,4 milhões serão financiados pelo BNB.
O ato de assinatura aconteceu no Parque da Bolandeira, sede da Embasa, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, e do diretor financeiro e de crédito do BNB, Wanger Rocha, além de prefeitos e autoridades dos municípios beneficiados.
“Três municípios importantes que não contam praticamente com nenhum esgotamento sanitário. E com isso estamos tratando de um investimento estruturante, que vai transformar a realidade de milhares de famílias, gerar emprego, bem-estar das pessoas e levar água de qualidade para a população”, disse o chefe do Executivo baiano.
Com início previsto ainda em 2025, as obras fazem parte de uma iniciativa voltada para a melhoria das condições sanitárias e de saúde pública nas regiões contempladas, contribuindo também para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. A iniciativa será executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o objetivo de ampliar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, beneficiando mais de 130 mil pessoas.
As obras estão alinhadas com as metas do novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços até 2033. Elas serão executadas após o cumprimento das condicionantes legais e ambientais, com cronograma de licitação e ordem de serviço previsto para ser concluído ainda em 2025.
A inscrição para a categoria profissional da maior premiação da música independente da Bahia teve seu prazo estendido. Agora, os músicos e bandas que desejam concorrer no 23° Festival de Música da Rádio Educadora FM têm até o dia 14 de julho para participar. Já a categoria estudantil segue com o mesmo prazo de inscrições, abertas até o dia 1° de agosto. Os interessados deverão se inscrever através do site https://festivaleducadora.ba.gov.br.
Na categoria profissional as regras se mantêm as mesmas, podendo se inscrever músicos, musicistas, intérpretes, autores, autoras, compositores, compositoras, instrumentistas, arranjadores, arranjadoras e participantes de grupos/ bandas que sejam naturais da Bahia ou moradores do Estado há pelo menos dois anos. Cada participante poderá inscrever uma (1) música.
Já na categoria estudantil, poderão concorrer como intérpretes principais da obra os estudantes matriculados nas escolas públicas que integram o Sistema de Educação do Estado da Bahia, gerido pela Secretaria de Educação (SEC), com inscrição feita pela Diretoria de cada instituição escolar. Cada escola estadual poderá inscrever 1 (uma) única composição que vai representar a unidade.
Leia mais »
O atacante Diogo Jota, 28, do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em um acidente de carro na região de Zamora, a cerca de 250 km de Madri, na Espanha. A informação foi confirmada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No veículo também estava seu irmão, André Silva, 26, jogador do Penafiel, clube da segunda divisão de Portugal, que também não resistiu.
Natural do Porto, Jota foi revelado pelo Paços de Ferreira. Passou pelo Atlético de Madrid entre 2016 e 2018, jogou no Wolverhampton até 2020 e, desde então, defendia o Liverpool, onde conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.
Pela seleção portuguesa, somou 50 convocações e 14 gols. Participou das conquistas da Liga das Nações em 2019 e 2025, além de ter disputado as Eurocopas de 2021 e 2025. Jota se casou recentemente, no dia 22 de junho, com Rute Cardoso, com quem teve três filhos.
Em nota oficial, a FPF afirmou que “o futebol português está completamente devastado com a morte de Diogo Jota e de seu irmão André Silva” e ressaltou que Jota era “mais do que um jogador fantástico, uma pessoa extraordinária e respeitada”.
A federação solicitou à Uefa um minuto de silêncio antes da partida entre Portugal e Espanha pela Eurocopa feminina, marcada para esta quinta-feira. “Perdemos dois campeões. As mortes de Diogo e André representam perdas irreparáveis para o futebol português”, diz o comunicado.