MENU
São 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking, que é encabeçado pela mexicana Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19). Natal (RN) aparece em quarto lugar, com 102,56 homicídios por 100 mil habitantes – para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma taxa acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes como característica de violência epidêmica. Outras cidades brasileiras que aparecem no ranking são Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES). Fortaleza, em especial, é destacada no relatório por sua taxa de homicídios ter subido 85% entre 2016 e 2017 – de 44,98 para 83,48.
A Mega Sena voltou a acumular. No concurso 2.021, sorteado na noite deste sábado (10), em Palmeira dos Índios, Alagoas, saíram as dezenas 7, 14. 32, 37, 40 e 60. A quina teve 101 acertadores e pagará a cada um R$ 35.079,74. Com 6.982 acertadores, a quadra pagará a cada um prêmio de R$ 724,93. Para o próximo concurso, cujo sorteio será quarta-feira (14), o prêmio está estimado em R$ 52 milhões.
Três suspeitos de envolvimento com a facção MPA foram mortos em troca de tiros com a Polícia Militar (PM) neste domingo (11). Em operação, a PM realizou diligências em localidades conhecidas como Mercado do Povo e Vila Parracho em Porto Seguro. Em certo momento, cinco indivíduos saíram de uma residência efetuando disparos de arma de fogo contra as guarnições. Houve revide e um dos indivíduos foi atingido e acabou falecendo no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, local para onde foi socorrido. Durante a tentativa de fuga, outros suspeitos entraram em um matagal perto de Vila Parracho – lá houve outra troca de tiros e mais dois envolvidos foram atingidos e acabaram morrendo. De acordo com a PM, com eles foram encontrados uma submetralhadora calibre 9 mm, um fuzil calibre 556, um revólver calibre 38, munições de diversos calibres e artefatos explosivos. O material foi levado à delegacia de Porto Seguro, onde a ocorrência foi registrada. A Facção MPA tem indícios de participação no roubo à empresa Prossegur, que ocorreu na última segunda-feira (05) em Eunápolis.
Sem conseguir chegar a um acordo sobre a mudança no plano de saúde dos funcionários do Correios, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) divulgou que eles entrarão em greve por prazo indeterminado a partir de 22h de segunda-feira (12). De acordo com a Folha de S. Paulo, a mudança do plano de saúde está em julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a gestão da estatal quer retirar do plano de saúde os pais, filhos e cônjuges dos funcionários. A assistência atualmente cedida aos funcionários supera o gasto de R$12 mil mensais e custa R$1,8 bilhão por ano. A Fentect declarou em nota que mais de 2,5 mil agências dos Correios deverão ser fechadas. “Todo o desmonte promovido pela gestão dos Correios tende a prejudicar ainda mais os serviços à população”, disse.
As filhas de Ivete Sangalo Helena e Marina completaram o primeiro mês de vida neste sábado (10). A irmã de Ivete, Cynthia Sangalo, mostrou os detalhes da comemoração nos stories do Instagram. As gêmeas nasceram durante o carnaval, no entanto o tema do primeiro ‘mês/aniversário’ foi Páscoa. Ivete Sangalo e o pai Daniel Cady não mostraram nas redes sociais a comemoração. Por enquanto, os papais as gêmeas apareceram apenas duas vezes: em uma foto logo após o parto e em outra imagem durante a amamentação. No segundo clique, a cantora explicou o distanciamento da internet. “Mando essa foto para matar a saudade e dizer que ficarei um pouco mais ausente das redes sociais em função da grande atenção que eles precisam nesse momento.”
Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central desmontaram, neste sábado (11), um comércio ilegal de munições, no município de Ituaçu. O comerciante Edésio José dos Santos, proprietário do estabelecimento Deba Baterias, foi preso em flagrante. Os militares descobriram o esquema de vendas de munição, após denúncias anônimas. Na loja foram apreendidos 45 cartuchos de espingardas calibres 32, 28 e 36, 97 estojos de espingardas calibres 32, 28 e 36, seis calibradores, dois conjuntos de ferrolhos, 28 molas variadas, 20 espoletas, 29 caixas de espoletas, 14 quilos de chumbo em esfera, 170 recipientes com pólvora negra e um com pólvora branca. “A denúncia era que além das munições, o criminoso também comercializava armas, mas não foram encontradas. Agora a Polícia Civil iniciará uma investigação, pois existem indícios de que o material abastecia os traficantes de drogas, na região”, contou o comandante da Cipe, major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira. Edésio e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), solicitado pelo site G1, o encarecimento da conta de luz nos últimos quatro anos superou a inflação acumulada no período, de 28,86%. Foto: Divulgação
A conta de luz acumulou, entre 2014 e 2017, uma alta média 31,5% no país – a estimativa é de que, ao final de 2018, o aumento acumulado chegue a 44%.. O aumento no custo de produção da energia, devido ao uso mais intenso de termelétricas, e os subsídios embutidos nas tarifas, são as razões para a alta das contas de luz no período. Na última terça-feira (06), o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, declarou que o patamar da tarifa de energia está em um nível preocupante.
Sérgio Moro estuda pedir exoneração do cargo de professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se afastar da Operação Lava Jato para morar e lecionar no exterior. O juiz federal, que atua nos processos envolvendo a Lava Jato no Paraná, lecionava no Departamento de Direito Penal da UFPR. Moro pediu licença do cargo de professor no final de 2016 para se dedicar exclusivamente aos processos da operação, alegando cansaço e outros compromissos pessoais derivados de sua atuação como juiz. De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o magistrado dá sinais de cansaço na Lava Jato há tempos. Ele chegou a afirmar, no ano passado, que a operação está perto do fim em Curitiba. Porém, essa não é a percepção da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) que atua no caso. Os procuradores torcem para que o Supremo Tribunal Federal (STF) reveja as regras do foro privilegiado a políticos, causando uma avalanche de processos em primeira instância. Em 2016, o jornal Folha de S. Paulo adiantou que Moro pretendia estudar nos Estados Unidos entre o fim de 2018 e o início de 2019. Em setembro do ano passado, a revista Época afirmou que o magistrado recebeu convites para estudar e lecionar na Itália e nos Estados Unidos. A diretora do Setor de Ciências Jurídicas da universidade em que Moro é professor, Vera Karam Chueiri, afirmou nesta segunda-feira (5) que, até agora, não há nenhum pedido formal de exoneração por parte do juiz. A reportagem apurou que a solicitação de desligamento ainda será entregue à universidade. Na última semana, Moro esteve em Nova York participando de evento promovido pelo Americas Society/Council of the Americas.
Os quadrigêmeos que nasceram prematuros em Salvador receberam alta e já estão em casa em Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe, onde a mãe reside. Segundo o G1, a alta ocorreu nesta sexta-feira (09), um mês e 11 dias depois do nascimento dos bebês, de parto natural. Elias, Maria Eduarda, Maria Eloisa e Maria Elena nasceram no dia 26 de janeiro, na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, no bairro do Pau Miúdo, na capital baiana, após uma gestação natural, sem fertilização. A mãe, Eliomária Gomes, é agente de endemias e o pai é caminhoneiro. Durante a gravidez, eles tiveram de se deslocar de Riachão do Jacuípe para Salvador diversas vezes para fazer o acompanhamento médico.
O presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, foi eleito como novo membro do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). Viana tomará posse do cargo na próxima quarta-feira (14), às 18h, na sede do instituto, no Rio de Janeiro. Para a atual gestão da OAB-BA, a eleição o presidente da Ordem baiana para o IAB “representa o reconhecimento do trabalho de valorização da classe que vem sendo feito ao longo dos últimos cinco anos. De modo que esta é uma vítoria de todos os advogados e advogadas baianos”. Criado poucos anos após a Independência do Brasil, em 1843, o Instituto dos Advogados Brasileiros surgiu num momento em que o país precisava se organizar como um Estado soberano e afirmar valores de nacionalidade. Além disso, era necessário organizar aqueles que iriam dirigir o futuro da nova nação, em especial, os advogados. Diante disso, um grupo de intelectuais reuniu-se e concebeu o IAB. Inicialmente, a tarefa do instituto seria a criação da Ordem dos Advogados do Brasil, o que só veio a ocorrer mais de noventa anos depois. Até a criação da Ordem, o IAB foi protagonista de episódios que marcaram a história brasileira, como a criação da primeira Constituição Republicana, em 1891.