MENU

O município de Brumado foi incluído no Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que oferece mamografias gratuitas para mulheres de 50 a 74 anos. A ação itinerante teve início em 2026 no município de Cândido Sales e seguirá até maio, atendendo diversas cidades das regiões de Brumado e Vitória da Conquista.
Além da realização dos exames, o programa garante procedimentos complementares em casos inconclusivos e encaminhamento para tratamento em unidades de Alta Complexidade em Oncologia quando há diagnóstico positivo. Referência nacional, a iniciativa já realizou mais de 3,3 milhões de mamografias em toda a Bahia nos últimos dez anos.
Segundo a Sesab, o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura para até 95%. Para Brumado, a inclusão no programa representa o fortalecimento das ações de prevenção, ampliando o acesso ao diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade por câncer de mama.

A Polícia Militar prendeu uma mulher de 28 anos, após ela esfaquear o companheiro, de 33 anos, no distrito de Humildes, em Feira de Santana. O crime ocorreu na madrugada de (11), na Rua José Falcão, no Centro, depois que a suspeita flagrou uma traição.
A vítima deu entrada com ferimentos provocados por arma branca. A identidade dele não foi informada. O homem precisou permanecer internado devido à gravidade dos ferimentos. A suspeita foi localizada, detida e levada para Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, em Feira de Santana.
Aos PMs, ela assumiu que o ataque ocorreu após flagrar o companheiro com outro homem em uma situação de infidelidade em uma rua do distrito. A arma utilizada no crime não foi encontrada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

por Raquel Franco / Heber Araújo
O senador Jaques Wagner (PT) afirmou que o novo Terminal Rodoviário de Salvador está “à altura” da capital baiana e consolidou o equipamento como o maior do Norte e Nordeste. Durante o ato de entrega das chaves da nova estrutura ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta segunda-feira (12) em Águas Claras, o parlamentar ressaltou que a dimensão e os serviços implementados no local condizem com a importância da cidade.
“Seja pela posição, pela dimensão, pelos serviços que estão aqui implementados, eu diria que essa rodoviária está à altura da terceira maior capital do país, que é Salvador. É a maior rodoviária e área comercial do Norte e Nordeste. Está tudo à altura do que Salvador e o povo de Salvador merece”, afirmou o senador.
Situado às margens da BR-324, o novo terminal ocupa uma área de 127 mil metros quadrados e integra diversos modais de transporte. Wagner destacou que a mudança da rodoviária, anteriormente localizada na região do Iguatemi, para o novo polo de mobilidade reflete o crescimento urbano das últimas cinco décadas.

por Raquel Franco / João Lucas Dantas
O baiano Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, realizado neste domingo (11), em Los Angeles. Natural de Salvador, ele é o primeiro ator brasileiro a vencer nesta categoria na história da premiação. O reconhecimento ocorreu por seu papel no longa “O Agente Secreto“, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho.
Além do troféu de Moura, o longa também venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Esta foi a primeira vez que o Brasil conquistou duas estatuetas em uma mesma edição do Globo de Ouro. Na categoria Internacional, o país não vencia há 27 anos, desde que “Central do Brasil” levou o prêmio em 1999.
O longa brasileiro disputou ainda a categoria principal da noite, com Melhor Filme de Drama, mas o prêmio ficou com “Hamnet“, de Chloé Zhao.
Em seu discurso, Moura alternou entre o inglês e o português. Ele dedicou o prêmio aos atores com quem concorreu e agradeceu a toda equipe do filme, especialmente o diretor Mendonça Filho. “Você é um gênio e um irmão”, disse. “Para Sandra [Delgado, sua mulher], nossos filhos, nossa vida juntos, te amo demais”, completou.
“O Agente Secreto” é um filme sobre memória, ou a falta dela, além do trauma geracional. Se é algo que pode ser passado de geração em geração, valores também podem. “Isso é para aqueles que estão resistindo com seus ideais em momentos difíceis”, afirmou o ator. “Viva o Brasil, viva a cultura brasileira”, concluiu.

A atriz Titina Medeiros morreu neste domingo (11), aos 48 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas. A informação foi confirmada por pessoas próximas à artista. Reconhecida pelo talento no teatro e na televisão, Titina construiu uma carreira marcada por personagens fortes e carismáticos em produções da TV Globo.
Nascida em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, Izabel Cristina de Medeiros — nome de registro da atriz — iniciou sua trajetória artística nos palcos. Atuou em companhias teatrais potiguares, como o Casa de Zoé e o Estação de Teatro, grupo no qual também exerceu a função de diretora.
O grande reconhecimento nacional veio em 2012, quando interpretou Socorro, a irreverente “personal colega” da novela Cheias de Charme, seu primeiro trabalho em folhetins. A partir daí, passou a integrar o elenco de diversas produções da emissora, entre elas Geração Brasil, A Lei do Amor, Onde Nascem os Fortes, Mar do Sertão e No Rancho Fundo.
No cinema, participou de longas como Filhos do Mangue, Malasartes e o Duelo com a Morte e Dionísia: Poema Além da Floresta, ampliando sua atuação para além da televisão. Titina era casada há cerca de duas décadas com o ator César Ferrario, com quem contracenou em Cheias de Charme. Ainda não há informações sobre velório e o sepultamento da artista.

por Heber Araújo
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou, neste domingo (11), uma nova convocação do Processo Seletivo Simplificado REDA 001/2025. Nesta convocação foram chamados 541 profissionais para reforçar a assistência à saúde em diversas regiões do estado.
Os convocados devem enviar a documentação a partir da próxima terça-feira (13), tendo um prazo até o dia 22 de janeiro. Caso não enciem a documentação, os selecionados podem perder a vaga.
Segundo a Sesab, todas as orientações e formulários necessários estão disponíveis no sistema da secretária, na aba de ‘Processos Seletivos’. A comunicação oficial com os candidatos será realizada exclusivamente pelo e-mail institucional cpm.reda@saude.ba.gov.br, da Coordenação de Provimento e Movimentação da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (CPM/DARH/SUPERH).
O órgão ainda reforçou que não há cobrança de taxa em nenhuma etapa do processo seletivo e alertou os convocados para redobrarem a atenção diante de possíveis tentativas de fraude. A medida visa garantir transparência e segurança na seleção dos profissionais que atuarão na rede estadual de saúde.

por Raquel Franco
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), oficializou a desapropriação de uma área total de 478.337,49 metros quadrados no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado (10), declara os terrenos como de utilidade pública para viabilizar a implantação dos acessos viários à Ponte Salvador-Ilha de Itaparica .
A medida autoriza a concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica S.A. a promover os atos administrativos e judiciais necessários para a efetivação da posse. A empresa será responsável pela liquidação e pelo pagamento das indenizações aos proprietários, utilizando recursos próprios, enquanto a propriedade final dos bens será transferida ao Estado da Bahia.

O autor e roteirista Manoel Carlos Gonçalves de Almeida morreu neste sábado (10), aos 92 anos, no Rio de Janeiro. A confirmação do falecimento foi feita por sua filha, Júlia Almeida, por meio de nota oficial. O velório será restrito a familiares e amigos próximos.
Natural de São Paulo, o escritor vivia na capital fluminense, cenário que serviu de inspiração para a maioria de suas obras. Manoel Carlos estava afastado da televisão desde 2014 e havia sido diagnosticado com a doença de Parkinson há aproximadamente seis anos.
Carreira
Manoel Carlos iniciou a carreira na comunicação na década de 1950. Antes de se consolidar como autor, atuou como ator no “Grande Teatro Tupi” e passou por funções técnicas e de roteiro em veículos como TV Record, TV Rio e TV Excelsior. Trabalhou ao lado de nomes como Chico Anysio e Jô Soares em programas de humor e variedades.