Brumado Verdade — Página 93 de 2465 — O mundo gira e revela a verdadeBrumado Verdade » O mundo gira e revela a verdade Brumado Verdade — Página 93 de 2465 — O mundo gira e revela a verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
DESTAQUES
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Novembro Azul: Bahia registra a segunda maior incidência de câncer de próstata no país

3 novembro 2025 | 0:16

No país, a previsão é de 71.730 diagnósticos da doença neste ano. Foto: Divulgação/Assessoria

A Bahia é o segundo estado brasileiro com maior incidência de câncer de próstata, com estimativa de 6.510 novos casos para 2025, sendo 1.200 somente em Salvador, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No país, a previsão é de 71.730 diagnósticos da doença neste ano.

O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens, desconsiderando o câncer de pele não melanoma, e representa 28,6% das mortes masculinas por neoplasia maligna, segundo o Ministério da Saúde.

A doença costuma ser silenciosa nos estágios iniciais, apresentando sintomas apenas em fases mais avançadas. Entre os sinais mais comuns estão dificuldade para urinar acompanhada de dor ou ardor, gotejamento prolongado no final da micção e aumento da frequência urinária, tanto durante o dia quanto à noite. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento eficaz.

Tags:

Bahia vence o Bragantino com gol nos acréscimos e segue firme no G-5 da Série A

3 novembro 2025 | 0:07

Willian José decide no fim do jogo e mantém tabu do Esquadrão em Salvador. Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

por Rodrigo Fernandes

Bahia venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 neste domingo (2), na Arena Fonte Nova, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol salvador de Willian José, aos 45 minutos do segundo tempo, garantiu o triunfo e manteve o tabu: o Tricolor continua sem perder para o adversário em casa.

Com o resultado, o time de Rogério Ceni chega aos 52 pontos e se mantém na 5ª colocação, firme na briga por uma vaga direta na próxima Libertadores. O time paulista, por outro lado, estacionou nos 36 pontos e segue em momento delicado no campeonato.

Com mais três pontos somados, o Bahia chega à quinta vitória seguida dentro de casa e se firma como o melhor mandante na Série A. O Tricolor de Aço volta a campo na próxima quarta-feira (5), às 20h, para enfrentar o Atlético-MG, na Arena MRV, em jogo válido pela 32ª rodada do Brasileirão.

Já o Red Bull Bragantino encara o Corinthians, no mesmo dia, às 19h, no Estádio Cícero de Souza Marques. O primeiro tempo começou equilibrado, com Bahia e Red Bull Bragantino se estudando e alternando o controle das ações. 

Leia mais »

Tags:

2 novembro 2025 | 10:10

Nota de Falecimento: Velório de Gabriel Nunes Fernandes(Xupin)

2 novembro 2025 | 10:04

Foto: Divulgação

Tags:

2 novembro 2025 | 7:12

Foto: Divulgação

Cidade baiana registra 38,5°C e lidera ranking de calor no Brasil

2 novembro 2025 | 0:23

Novembro deve registrar temperaturas acima da média em toda a região Nordeste. Foto: Divulgação / Prefeitura de Ibotirama

A cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia, registrou 38,5°C, a maior temperatura do Brasil nas últimas 24 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município baiano divide a liderança com Cuiabá (MT), que também registrou 38,5°C no mesmo período.

Logo em seguida, aparecem Picos (PI), com 38,2°C, e Rosário Oeste (MT), com 37,6°C.

Segundo o Inmet, novembro deve registrar temperaturas acima da média em toda a região Nordeste. No sul do Piauí e no leste do Maranhão, os termômetros podem marcar até 1°C acima do normal, enquanto nos demais estados o desvio deve ficar em torno de 0,8°C.

Confira o ranking das dez cidades mais quentes nas últimas 24 horas:

Picos (PI) – 38,2°C

Rosário Oeste (MT) – 37,6°C

Seridó (Caicó, RN) – 37,6°C

Salto do Céu (MT) – 37,5°C

Caicó (RN) – 37,3°C

Corrente (PI) – 37,1°C

Araguaçu (TO) – 37,0°C

Nhumirim (MS) – 37,0°C

Tags:

Homem morre após mal súbito em voo desviado por falha no ar condicionado

2 novembro 2025 | 0:07

Passageiro de 74 anos passou mal após desembarcar no Aeroporto de Belo Horizonte. Foto: Divulgação/ Assessoria

por Luana Neiva

Um passageiro, de 74 anos, que não teve o nome divulgado, morreu após desembarcar no Aeroporto de Belo Horizonte (Confins) neste sábado (1º). Ele estava a bordo de um voo da Gol Linhas Aéreas, que partiu de São Paulo (SP) com destino a Recife (PE), mas precisou fazer um desvio para Minas Gerais devido a uma falha no sistema de refrigeração. A temperatura dentro da aeronave chegou a 31°C.

De acordo com a Gol, o passageiro desembarcou e passou mal dentro do terminal. Equipes médicas do aeroporto realizaram manobras de reanimação por cerca de 30 minutos, mas ele não resistiu. O óbito foi registrado como de causa indeterminada, segundo a companhia.

Em nota, a Gol informou que o excesso de calor a bordo foi causado por uma falha no sistema de ar-condicionado e que a decisão de alterar o pouso seguiu todos os protocolos de segurança. O caso segue registrado pelas autoridades aeroportuárias e aguarda investigação para esclarecimento completo das circunstâncias da morte.

Leia mais »

Tags:

William Bonner se despede do Jornal Nacional após 29 anos

1 novembro 2025 | 8:27

César Tralli assume a bancada já na próxima segunda-feira (03). Foto: Reprodução/TV Globo

por André Souza

Após quase três décadas à frente do Jornal Nacional, William Bonner se despediu do principal telejornal da TV Globo na sexta-feira (31). O jornalista encerra um ciclo de 29 anos na bancada do programa e será substituído por César Tralli, que estreia no comando do noticiário na próxima segunda-feira (3), ao lado de Renata Vasconcellos.

Bonner explica saída

Durante sua despedida, Bonner fez um discurso emocionado em que explicou os motivos que o levaram a deixar o telejornal. “Cinco anos se passaram, o ciclo foi concluído e hoje, dois meses depois do anúncio feito no aniversário do JN, estou concluindo esse ciclo”, afirmou.

O jornalista relembrou um momento em que, durante a pandemia, sentiu falta de tempo para se dedicar a outras atividades. “Por que eu estou saindo? Você deve se lembrar: eu fiz um comentário sobre a época da pandemia, quando me queixei comigo mesmo da falta de tempo para fazer, além das coisas que eu precisava, coisas que eu queria fazer.”

Leia mais »

UEFS abre mais de 1,3 mil vagas com salários de até R$ 3,5 mil em novo concurso público

1 novembro 2025 | 0:37

Oportunidades para o nível médio e técnico incluem funções em áreas como administração, agropecuária e logística; saiba como se inscreve. Foto: Ascom/UEFS

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) anunciou a abertura de 1.386 vagas em seu novo concurso público, contemplando cargos de níveis médio, técnico e superior. Do total, 66 vagas são para contratação imediata, enquanto as demais serão destinadas à formação de cadastro de reserva.

O edital prevê remuneração que varia de R$ 2.678,66 a R$ 3.594,85, com jornadas de 30 a 40 horas semanais, a depender do cargo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 6 de novembro, exclusivamente pela internet.

As oportunidades para o nível médio e técnico incluem funções em áreas como administração, agropecuária, segurança do trabalho, logística, eletromecânica, mecânica, fotografia, áudio visual, veterinária e suporte de tecnologia da informação.

Leia mais »

Tags:

Fim da obrigatoriedade da autoescola para tirar CNH deve começar ainda este ano, diz ministro

1 novembro 2025 | 0:10

Segundo ele, a mudança será feita por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, dispensando aprovação do Congresso Nacional. Foto: assessoria/Detran-BA

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a proposta do governo federal que acaba com a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve entrar em vigor ainda em 2025. Segundo ele, a mudança será feita por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dispensando aprovação do Congresso Nacional.

Renan Filho explicou que o objetivo da medida é reduzir custos e simplificar o processo de habilitação, tornando-o mais acessível. “O valor atual para tirar a CNH é impeditivo e faz com que milhões de pessoas dirijam sem carteira”, afirmou. De acordo com o ministro, cerca de 20 milhões de brasileiros conduzem veículos sem habilitação — um número que o governo quer reduzir com as novas regras.

A proposta está em consulta pública até domingo (02) e deve ser formalizada em resolução do Contran logo em seguida. Mesmo com o fim da obrigatoriedade das autoescolas, os exames teóricos e práticos continuarão sendo exigidos. A abertura do processo de habilitação poderá ser feita diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Leia mais »

Tags: