O papa Francisco recebeu alta médica na manhã desta sexta-feira (16), após 10 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde passou por uma cirurgia de emergência para tratar uma hérnia no intestino. De acordo com o Vaticano, o pontífice teve uma recuperação “regular e serena”.
Ao deixar a unidade de saúde, ele foi aplaudido por uma multidão de fiéis que o aguardavam do lado de fora da unidade de saúde. O líder da Igreja Católica se manifestou sobre o naufrágio de migrantes na Grécia, que vitimou pelo menos 78 refugiados.
“Eu ainda estou vivo” e “sofro pelos migrantes”, declarou o papa. Francisco também agradeceu aos jornalistas reunidos no local. “Obrigado pelo serviço de vocês, muito obrigado”.
Antes de retornar ao Vaticano, o pontífice esteve na Basílica de Santa Maria Maior para rezar. Pouco depois das 10h no horário local, às 5h em Brasília, fez uma breve visita particular às freiras do Instituto Maria Santissima Bambina, reunidas para o capítulo geral. Do lado de fora da entrada Perugino, cumprimentou a polícia e agradeceu pelo serviço prestado.