Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando as intenções de voto para a Presidência da República, segundo pesquisa BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (27). Apesar da preferência do eleitorado, a diferença para Jair Bolsonaro (PL) caiu para 10 pontos. No levantamento anterior, do dia 13 de junho, a distância era de 12%.
De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado, o petista aparece com 43% contra 33% de Bolsonaro. Em seguida vem Ciro Gomes (PDT) que pontua com 8%, Simone Tebet (MDB) 3%, e André Janones (Avante) 2%. Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS) não pontuaram. Os que não votam em nenhum candidato somam 5%, brancos/nulos 1% e não souberam não responderam 2%.
Já quando no quadro espontâneo, quando os candidatos não são apresentados, Lula continua na frente com 39%, seguido por Bolsonaro com 31%. Ciro marca 3%, Tebet 1%, Janones 1%. Os outros candidatos juntos somaram 1%. Neste cenário, quem não vota em nenhum candidato representam 6% dos pesquisados, brancos / nulos 5%, não souberam / não responderam 13%.
A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 24 e 26 de junho de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o código BR-05022/2022.