A Polícia Federal anunciou uma grande conquista nesta quinta-feira (4), com a recaptura dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, foram detidos em Marabá (PA) após 50 dias de intensa busca. A operação conjunta envolvendo as polícias Federal e Rodoviária Federal resultou na prisão dos foragidos do Sistema Penitenciário Federal.
Os dois presos, que fazem parte da facção criminosa Comando Vermelho e são naturais do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023. A fuga dos detentos ocorreu em 14 de fevereiro, quando abriram passagem por um buraco atrás de uma luminária na penitenciária e cortaram duas cercas de arame utilizando ferramentas de uma obra em andamento nas instalações. Para o Ministério da Justiça, coordenador do sistema penitenciário federal, a transferência dos fugitivos de volta para Mossoró é uma questão de honra.
Essa ação visa reforçar a segurança e a integridade do sistema penitenciário e enviar uma mensagem clara de que a fuga não será tolerada. Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui unidades em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). O sucesso da operação reflete o compromisso das autoridades em garantir a eficácia e a segurança do sistema carcerário nacional.