A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou, na desta quarta-feira (22), a primeira suspeita no Brasil de infecção pelo novo coronavírus surgido no último mês na China, que já matou ao menos 17 pessoas na China.
Segundo a pasta, uma paciente brasileira de 35 anos, que voltou do país asiático para Belo Horizonte no último sábado (18), apresentou sintomas “compatíveis com a doença respiratória viral aguda”.
“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial”, diz o comunicado publicado pela secretaria.
A pasta acrescentou que, apesar de não apresentar sintomas graves, a paciente foi conduzida para o Hospital Eduardo de Menezes.
De acordo com a secretaria, a paciente “relatou que não esteve na região de Wunhan [cidade onde foi registrado o primeiro hospedeiro do vírus] e que também não teve contato com pessoa sintomática na China. Os exames capazes de confirmar ou descartar a hipótese diagnóstica encontram-se em andamento em laboratórios de referência”.