A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19) a abertura de consulta pública para realização do leilão de contratação de novas usinas termelétricas movidas a gás natural.
A medida foi incluída pelo Congresso Nacional durante a tramitação da medida provisória (MP) que autoriza a privatização da Eletrobras , pois a energia produzida pelas usinas termelétricas é mais cara, as mais poluentes e refletirá para o consumidor bancar a operação das usinas.
Além disso, pela lei aprovada pelo Congresso, as térmicas terão de ser construídas em regiões onde atualmente não há escoamento de gás natural. Portanto, toda a infraestrutura para levar o gás terá de ser construída.
Pela decisão da Aneel, a consulta pública terá prazo menor do que o estimado na lei que determina 45 dias, agora são 15, começando nesta quarta-feira (20) e vai até 4 de agosto. De acordo com o relator do processo, Ricardo Tili, o prazo mais curto foi para cumprir o cronograma estabelecido pelo governo para o leilão, no dia 30 de setembro.