A previsão do tempo deste domingo (10) indica chuvas intensas em áreas do sul, centro-sul e sudoeste da Bahia, com os maiores volumes de precipitação esperados na região sul do estado. Salvador também deverá ser afetada entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (11), segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CEMADEC).
O órgão emitiu um alerta sobre o risco de deslizamentos, especialmente em áreas urbanas, devido à saturação do solo pela chuva. Esse risco de deslizamentos pontuais em Salvador é atribuído à combinação de altos volumes de chuva e à vulnerabilidade de encostas na capital baiana.
Com risco hidrológico, já existem acumulados de chuva prévios no sul da Bahia. A região mantém alertas ativos e a possibilidade de novos alertas, especialmente ao longo da faixa litorânea e na área que se estende até a região metropolitana de Salvador.
Para a próxima segunda-feira (11), a CEMADEC projeta continuidade das chuvas, porém com menor intensidade. Esse cenário de chuvas moderadas, acompanhadas de possíveis trovoadas, é resultado da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a região. Este sistema meteorológico, no entanto, deverá perder força ao longo do dia, o que diminuirá as chances de precipitação nos períodos subsequentes.
A Defesa Civil orienta que os moradores das áreas de risco fiquem atentos às atualizações meteorológicas e recomenda evitar deslocamentos desnecessários em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.