Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Estas serão as próximas capitais brasileiras a receberem o 5G. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A agência informa que está em fase de estudo a implementação da tecnologia nesses municípios, mas ainda não há data para a deliberação. Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) poderão ativar o 5G a partir desta sexta-feira (29).
A decisão ocorreu após reunião entre membros do Gaispi, grupo que acompanha a implementação das soluções de sinal e problemas de interferência nas faixas. A tecnologia “full 5G” chegou ao Brasil no início do mês, em Brasília. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.
Já para os municípios que possuem população igual ou superior a 500 mil habitantes, a previsão de liberação é a partir de 1º de janeiro de 2023. Segundo a Anatel, as cidades precisam cumprir algumas condições para ter liberado o início das atividades.