por João Lucas Dantas
A Academia de Letras da Bahia (ALB) teve sua sede arrombada, furtada e depredada, na madrugada da última sexta-feira (12). O Palacete Góes Calmon, localizado na Av. Joana Angélica, em Salvador, foi mais uma vez roubada e vandalizada. Conforme registrado em câmeras de segurança, houve a presença de, pelo menos, três pessoas na ação.
Entre os bens roubados estão uma TV com pedestal, uma câmera para videoconferência, fiações e refletores da área externa. Juntos, os equipamentos levados somam um prejuízo de mais de R$ 10 mil, além dos reparos que serão necessários para os objetos de valor artístico e histórico, que sofreram danos irreparáveis.
Em 2023, o local já havia sido vítima de uma série de furtos, que havia ganhado notoriedade com a repercussão na mídia, matérias em jornais e televisão. O Palacete abriga riqueza histórica da cidade, da sua arquitetura do centro antigo de Salvador, ao vasto acervo documental, fotográfico e bibliográfico. No momento, está em processo de tombamento tanto pelo Município de Salvador, quanto pelo Estado da Bahia.