O governador Rui Costa (PT) disse nesta quinta-feira (11), em evento na cidade de São Gonçalo dos Campos, que a pressão feita pela ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acelere o processo de liberação da vacina russa, Sputnik-V, tem dado certo e espera a aprovação do imunizante o quanto antes.
“Nós estamos buscando acelerar a vacinação. Graças a Deus a ação e a pressão judicial que fizemos no STF já deu resultado e a Anvisa deu um passo atrás. Ainda não resolveu tudo, mas já demos um passo importante. Quero agradecer aos deputados federais e senadores que votaram a lei no Congresso dando o prazo máximo para a Anvisa se posicionar sobre as vacinas. É preciso ter um sentimento de urgência para salvar vidas, e é o que a Anvisa não tem demonstrado. Portanto, a gente espera, o mais rápido possível, ter outras vacinas autorizadas, a exemplo da vacina russa Sputnik-V”, disse.
Na oportunidade, Rui disse que a coordenação de vacinação do Brasil e de política de combate à pandemia deve ser feita pelo Ministério da Saúde, mas que isso não está acontecendo corretamente e criticou o presidente Jair Bolsonaro, que segundo ele, não respeita a política de vacinação.
“Quero reafirmar que a nossa posição desde o início da pandemia é de reafirmar que a coordenação de vacinação do Brasil e de política de combate à pandemia, deve ser feita pelo Ministério da Saúde. O Brasil está entre os países que, no mundo, historicamente, todos os presidentes da República que passaram, respeitaram a política de vacinação, independente do partido político.
Esse daí, não respeita nada. Mas todos respeitaram. O Brasil é um dos principais países do mundo em vacinação e erradicação de doenças. Nós temos capacidade de vacinar, lembrou o governador, que garantiu, ainda, que, assim que a vacina russa ou qualquer outra fora liberada pela Anvisa, o governo do Estado irá comprar para acelerar a vacinação do povo baiano.
“Eu quero garantir ao povo de São Gonçalo, assim que eu puder e tiver autorização de aplicar a vacina de Sputnik ou outra vacina, se o Ministério da Saúde não comprar, eu vou comprar para a gente acelerar a vacinação do povo baiano. Até lá, peço encarecidamente que continuem usando máscara, reduz muito a contaminação”, finalizou.