O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta quinta-feira (18) sua tradicional lista com os “cabeças” do Congresso Nacional. A Bahia está representada na elite parlamentar por cinco deputados: Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Elmar Nascimento (DEM) e João Roma (PRB).
Completam a lista da Bahia na elite do Congresso Nacional os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD). A Bahia conta com mais seis deputados na categoria em “ascensão”: Arthur Maia (DEM), Cacá Leão (PP), Claudio Cajado (PP), Lídice da Mata (PSB), Nelson Pelegrino (PT) e Zé Neto (PT).
A principal constatação da edição de 2019 do trabalho é que, apesar do discurso de renovação que marcou a eleição do ano passado e da forte chegada de estreantes no Congresso em 2019, é a chamada “velha política” quem ainda dá as cartas no Parlamento. “Dos 100 parlamentares mais influentes selecionados pelo Diap, apenas 18 exercem em 2019 seu primeiro mandato no Congresso.