Em Vitória da Conquista, a atual prefeita Sheila Lemos (União) foi reeleita no primeiro turno, com 58,91%. Ela superou os adversários Waldenor Pereira (PT) e Lúcia Rocha (MDB), que ficaram com 26,70% e 11,10% respectivamente. Já Dr. Marcos Adriano (Avante) somou 3,29% dos votos válidos.
Até o momento, 99,18% das urnas foram apuradas na cidade. Sheila Lemos foi eleita vice-prefeita na chapa de Herzem Gusmão (MDB) em 2020, mas, após o falecimento do então prefeito, assumiu o comando do Executivo municipal em 2021. Mesmo vencendo, sua candidatura está sub judice. Isso porque, após uma ação da Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formou maioria para declarar a inelegibilidade de Sheila.
A Corte entendeu que pode haver uma alternância de poder, uma vez que Irma Lemos, mãe de Sheila, já assumiu a prefeitura em duas ocasiões como prefeita interina. Mas a defesa da prefeita entrou com um recurso especial eleitoral e aguarda julgamento em instância superior.