A primeira baleia morta da temporada de 2024 na Bahia foi encontrada neste sábado (13). A jubarte, uma fêmea adulta, foi vista boiando perto do recife de Sebastião Gomes, no município de Caravelas, no sul do estado. A baleia tinha cerca de 13 metros de comprimento e os especialistas acreditam que deve pesar 30 toneladas.
O animal foi encontrado encalhado na cidade de Mucuri, na manha deste sábado (13). Por se tratar de um animal de grande porte, os especialistas acreditam que será preciso usar um maquinário para retirar o animal do mar. Ainda não se sabe o que causou a morte da jubarte.
Temporada de observação em Salvador – A temporada de observação de jubarte em Salvador será aberta oficialmente na segunda-feira (15). Nesta temporada, além da observação dos cetáceos, que já é feita no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, as pessoas vão poder conferir uma exposição de placas e uma réplica caudal de baleia, no Forte de Santa Maria, também na Barra.
No local serão disponibilizados binóculos para a observação. Além disso, duas empresas realizam o turismo de observação de baleias no mar (em embarcações) em parceria com o projeto. Os passeios ocorrem fora da Baía de Todos-os-Santos, entre a Barra e a Pituba.