Mais de três anos após um incêndio destruir toda a sua estrutura, o “Monumento à Cidade de Salvador”, também conhecida como “Fonte da Rampa do Mercado”, voltou a integrar a paisagem da capital baiana, nesta quarta-feira (11).
Localizada na Praça Cairu, no bairro do Comércio, a obra icônica de autoria do artista plástico Mário Cravo Júnior (1923-2018) costumava estampar os cartões ao lado do Elevador Lacerda, e agora, após ser reconstruída voltará a enfeitar a cidade e contar sua história para baianos e turistas.
A escultura foi totalmente reconstruída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), com base no projeto original do artista baiano. Os trabalhos foram desenvolvidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e também contou com apoio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).
“A Prefeitura investiu R$ 4 milhões para recuperar este equipamento, que agora tem resina antichama. Não correremos risco de passar pelo dissabor do incêndio ocorrido há três anos. Hoje é mais um importante data que ficará registrada na história da cidade. Esse monumento possui um grande valor artístico e cultural, sendo também um ponto de estímulo para visitação de vários turistas”, disse o prefeito Bruno Reis, durante a entrega.
A obra foi feita em fibra, assim como longarinas em poliuretano, que são resistentes e mais duráveis que as de madeira que existiam antes. Além disso, a estrutura metálica possui aço, enquanto que as fundações que sobraram da antiga peça foram demolidas e reconstruídas.
Também foi reaproveitada a casa de bombas, e a iluminação e os esguichos d’água que existiam no monumento foram reativados. Os serviços envolveram também novas instalações elétricas, hidráulicas e colocação de gradil em inox.
Presente no evento, Otávio Cravo, filho do artista, comemorou a inauguração do monumento. “É um marco fundamental para resgatar a imagem e memória da arte moderna e do escultor Mário Cravo. Ele dedicou sua vida ao povo baiano, através do seu trabalho e arte. A Prefeitura conseguiu concretizar o resgate dessa obra que, infelizmente, foi acidentada em 2019. Mas agora temos ela de volta ao seu ponto na Praça Cairu para deleite dos baianos”, disse.
Incêndio e recuperação
Obra emblemática na paisagem urbana da capital da Bahia, o “Monumento à Cidade de Salvador”, também conhecida como “Fonte da Rampa do Mercado”, foi destruído por um incêndio em dezembro de 2019, ainda na administração de ACM Neto (União Brasil).
A restauração da escultura rendeu um longo imbróglio entre a prefeitura e parte da família do artista plástico baiano, que pleiteava pagamento por direitos autorais para autorizar os reparos. Em outubro de 2020, um parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), favorável à reconstrução, municiou a administração municipal, que no fim de 2021 homologou a licitação para recuperar o monumento.
Após reiterados atrasos, em agosto de 2022 o prefeito Bruno Reis estipulou o prazo para setembro, mas acabou adiando sucessivas vezes e a escultura acabou sendo entregue em 11 de janeiro de 2023.