A Usina Nuclear Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) nesta sexta-feira (14), depois de uma parada para reabastecimento de combustível. De acordo com a Agência Brasil, o retorno à operação ocorreu três dias antes do acordado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A usina está em processo de elevação de potência e deve atingir 100% na segunda-feira (17).
A unidade foi desligada no dia 11 de janeiro para troca de um terço do combustível. Foram realizadas também atividades de inspeção e manutenção periódicas e modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada. Durante a parada, foram realizadas em torno de 4,7 mil tarefas.
Em entrevista à Agência Brasil, o superintendente da usina, Abelardo Vieira, afirmou que todos os objetivos foram cumpridos com sucesso, principalmente os relacionados à segurança industrial. Vieira atribuiu o sucesso alcançado à competência do corpo técnico da estatal, que cumpriu a meta antes dos 37 dias previstos para a operação. “Mais uma vez, a competência e a dedicação dos nossos profissionais foram primordiais para atingir as metas estabelecidas, desde as fases de planejamento e preparação até as de execução e supervisão”, disse.