O 12º voo de repatriação de brasileiros e familiares das guerras ocorridas no Líbano, chegou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), às 4h56 desta quarta-feira (20). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30 da FAB, partiu do Líbanos às 14h da terça-feira (19), com 204 pessoas, abrangendo três crianças pequenas, e quatro animais de estimação.
Com esse voo, a Operação Raízes do Cedro, que teve início em 5 de outubro, totaliza a repatriação de 2.513 pessoas e 33 animais de estimação, marcando a maior missão de repatriação de brasileiros de uma zona de combate na história do Brasil.
Ao desembarcar em solo brasileiro, a operação receber o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
O Itamaraty informou, através da Embaixada do Brasil em Beirute, que está mantendo contato com brasileiros e seus familiares para oferecer assistência consular e avaliar a necessidade de organizar novos voos de repatriação, dependendo da demanda e das condições de segurança na região.