MENU

por Gabriela Encinas
O pré-candidato ao Senado João Roma (PL) criticou, nesta sexta-feira (26), a postura do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao defender o senador Jaques Wagner (PT), que é alvo de investigação da Polícia Federal (PF) por suposta atuação em favor do Banco Master.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Roma afirmou que estão tentando transformar a operação da PF em um caso de perseguição política e rebateu o discurso feito por Jerônimo durante evento em Barreiras, no oeste da Bahia, que disse que o “erro” de Wagner teria sido “cuidar de pobre”, fala que foi fortemente criticada por Roma.
“Defender os mais pobres, governador? Olha, acho que faltou interpretação de texto aí. O que aconteceu foi justamente o contrário, governador. Wagner fez algo muito usual no PT, fazer um discurso defendendo os pobres e fazer uma prática política completamente diferente”, declarou

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (26) que o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou um projeto-piloto para avaliar o uso da semaglutida, princípio ativo dos medicamentos Wegovy e Ozempic, no tratamento da obesidade.
O tratamento inicialmente ocorrerá no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul. Nesta etapa inicial, 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças participarão da pesquisa, e ao longo de dois anos os participantes serão acompanhados por uma equipe especializada.
Essa iniciativa marca a primeira experiência do medicamento em um estudo conduzido pela rede pública e servirão de base para estudos técnicos futuros e caso seja comprovado benefícios clínicos e viabilidade econômica pode ser implementado no Brasil. Entre os indicadores analisados estão a perda de peso, a evolução clínica e os impactos na qualidade de vida dos pacientes.

por Rodrigo Fernandes
A Seleção Brasileira já conhece os possíveis adversários em caso de classificação às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. Se eliminar o Japão na segunda fase, o Brasil enfrentará quem passar do confronto entre Noruega e Costa do Marfim.
Brasil e Japão se enfrentam na próxima segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos. Quem perder está fora e quem ganhar avança para a próxima fase do Mundial.
Do outro lado do chaveamento, Noruega e Costa do Marfim se enfrentam na terça-feira (30), no mesmo horário, no AT&T Stadium, em Arlington. O vencedor deste confronto avança para encarar brasileiros ou japoneses na fase seguinte.

por Pevê Araújo
O ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, passou a primeira noite na Papudinha, cela do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Ele foi transferido na noite de quinta-feira (25), após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.
Alvo de diversas investigações envolvendo o Caso Master, Vorcaro passou os últimos dias em uma sala na Superintendência da Polícia Federal, enquanto tentava firmar acordos de delação premiada, rejeitados pela Polícia Federal.
O ministro André Mendonça determinou também que a Polícia Militar do DF adote medidas que visam impedir contatos entre Vorcaro e os outros investigados no caso que estão no batalhão, como o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

por Neison Cerqueira
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou, nesta quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos terremotos que atingem a Venezuela na quarta-feira (24). As vítimas são um homem e uma mulher, cujas identidades não foram divulgadas em respeito às famílias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia se pronunciado sobre o ocorrido. Em nota oficial, o governo brasileiro informou que acompanha o caso por meio da rede consular e presta apoio aos familiares das vítimas.
“O Ministério das Relações Exteriores informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas”, declarou o Itamaraty.
A confirmação representa uma atualização das informações divulgadas nas primeiras horas após o desastre, quando o governo brasileiro informou que não havia registro de brasileiros entre as vítimas. Desde então, a Embaixada do Brasil em Caracas e os setores consulares passaram a acompanhar o trabalho das autoridades venezuelanas na identificação dos mortos e desaparecidos.

por Rodrigo Fernandes
A Seleção Brasileira já conhece o adversário da segunda fase da Copa do Mundo de 2026. Após terminar na liderança do Grupo C, a equipe comandada por Carlo Ancelotti terá pela frente o Japão, que avançou como segundo colocado do Grupo F.
O confronto eliminatório será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.
Quem vencer garante vaga nas oitavas do Mundial. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão será na prorrogação e, se necessário, nos pênaltis.
O Brasil confirmou a primeira colocação da chave ao somar sete pontos. A campanha teve empate por 1 a 1 com o Marrocos e vitórias por 3 a 0 sobre Haiti e Escócia.
O Japão, por sua vez, confirmou a classificação com cinco pontos. A campanha da seleção asiática terminou invicta, com empate por 2 a 2 diante da Holanda, goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia e nova igualdade contra a Suécia por 1 a 1.
Na Bahia, os servidores estaduais terão ponto facultativo para acompanhar a partida. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou a medida nesta quinta-feira (25).
Caso elimine o Japão e siga avançando no torneio, a Seleção Brasileira terá o seguinte calendário na Copa do Mundo:
– Segunda fase: Japão – 29 de junho, às 14h (de Brasília);
– Oitavas de final: 5 de julho, às 17h;
– Quartas de final: 11 de julho, às 18h;
– Semifinal: 15 de julho, às 16h;
– Final: 19 de julho, às 16h.
A partida entre Brasil e Japão terá transmissão ao vivo da Globo, Sportv, CazéTV, SBT, N Sports e GE TV.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou um vídeo em suas redes sociais no qual relata ter sido desrespeitada e humilhada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu enteado, durante um diálogo telefônico. No desabafo, Michelle classificou a atitude do parlamentar como uma “punhalada” e afirmou que ele e seu grupo político mais próximo a tratam “como se fosse idiota” nos bastidores das negociações de candidaturas do Partido Liberal (PL) para as eleições no Ceará.
O estopim do desentendimento ocorreu após um pronunciamento de Michelle no qual ela criticou publicamente a aliança do PL cearense com Ciro Gomes (PSDB), atual pré-candidato ao governo daquele estado.
Enquanto a ex-primeira-dama defende o apoio à pré-candidatura de Eduardo Girão (Novo), a ala partidária alinhada a Flávio Bolsonaro costurou a composição com o tucano. Michelle relatou que, ao retornar a Brasília, percebeu manifestações coordenadas e premeditadas nas redes sociais dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro contrárias ao seu posicionamento.

por Marcos Flávio Nascimento
O senador Jaques Wagner (PT) anunciou nesta terça-feira (24) que deixará a liderança do governo federal no Senado. A decisão, segundo ele, foi tomada em comum acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma reunião realizada em Brasília.
A informação foi divulgada pelo próprio parlamentar nas redes sociais. Na publicação, Wagner classificou o encontro com Lula como uma conversa entre amigos e afirmou que, neste momento, pretende concentrar esforços em sua defesa diante das investigações relacionadas ao escândalo envolvendo o Banco Master.
Nos últimos dias, o nome do senador passou a ser citado nas apurações que investigam possíveis irregularidades ligadas ao grupo financeiro comandado pelo empresário Daniel Vorcaro. O petista nega qualquer envolvimento em práticas ilegais.

por Leandro Aragão
O Brasil assegurou a liderança do grupo C da Copa do Mundo. O time Canarinho venceu os escoceses por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, pela terceira rodada da Copa do Mundo. Vini Jr marcou duas vezes no primeiro tempo, e Matheus Cunha completou o placar na etapa complementar.
Com a vitória, a seleção brasileira somou sete pontos e se classificou como líder do grupo C. Com a mesma pontuação, o Marrocos ficou com a segunda posição, por causa do saldo de gols. Com três, os escoceses vão precisar torcer para avançaram como um dos oito melhores terceiros colocados. Em último lugar, o Haiti se despediu do Mundial com um ponto conquistado.
O adversário do Brasil na fase de 16 avos será o segundo colocado do grupo F, podendo ser Holanda, Japão ou Suécia. O jogo do primeiro mata-mata do time Canarinho vai acontecer na próxima segunda-feira (29), às 14h no horário de Brasília, em Houston, nos Estados Unidos.

por Leandro Aragão
O Brasil enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24), às 19h no horário de Brasília, no Hard Rock Stadium, em Miami, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O time Canarinho é o líder da tabela de classificação da chave com quatro pontos, por causa do saldo de gols. Com um a menos, os escoceses aparecem na terceira posição.
As duas seleções fizeram a partida de abertura do Mundial de 1998, na França, e os brasileiros, que defendiam o título conquistado em 1994, levaram a melhor vencendo a partida por 2 a 1, no Stade de France. Os gols foram marcados por César Sampaio e pelo zagueiro Tom Boyd, contra, enquanto que John Collins descontou para os europeus.
Na última partida, a seleção brasileira conquistou a primeira vitória nesta edição da Copa ao bater o Haiti por 3 a 0. O resultado alçou o time Canarinho à liderança da chave. Para passar em primeiro, a equipe precisa vencer os escoceses e torcer para que o Marrocos, que é o segundo colocado também com quatro pontos, não ganhe do Haiti por uma diferença de gols que não seja maior do que um.