Autor de requerimento que originou CPMI do 8 de janeiro quer convocar Janja para depor — Brumado VerdadeBrumado Verdade Autor de requerimento que originou CPMI do 8 de janeiro quer convocar Janja para depor — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 02 de Maio de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Autor de requerimento que originou CPMI do 8 de janeiro quer convocar Janja para depor

26 junho 2023 | 11:05

Deputado, que é investigado por incentivar os atos golpistas, alega que primeira-dama interferiu na reação de Lula e Múcio aos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O deputado federal André Fernandes (PL-CE), que está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de ter incentivado os atos ocorridos no dia 8 de janeiro, agora busca convocar a primeira-dama, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, para depor na CPMI que investiga esses eventos golpistas. Fernandes apresentou um requerimento de convocação, que ainda não foi analisado pela mesa diretora do colegiado.

A justificativa do parlamentar é baseada em um episódio descrito no livro biográfico de Janja, esposa de Lula (PT), intitulado “Janja – A Militante que se Tornou Primeira-Dama”. Em um capítulo do livro, os jornalistas Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo relatam que Janja estava presente com o presidente quando ele recebeu uma ligação do ministro da Defesa, José Múcio.

Na ocasião, Múcio teria mencionado a possibilidade de o Exército intervir por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para conter os manifestantes que estavam causando danos ao patrimônio público em Brasília. “GLO não, GLO é golpe, é golpe”, aponta trecho do livro se referindo a suposta reação da primeira-dama à sugestão do titular da Defesa.

O deputado argumenta que esse episódio sugere que Janja teria interferido nas decisões de Lula e Múcio, o que justificaria sua convocação para prestar esclarecimentos.

É importante ressaltar que André Fernandes é o autor do requerimento que deu origem à CPMI do dia 8 de janeiro, ainda que esteja sendo investigado pelo STF por suspeita de incentivar os mesmos atos golpistas. O parlamentar chegou a convocar seus apoiadores para participarem das manifestações e postou uma imagem da estátua “A Justiça” vandalizada.

Tags: