Brumado: 145 anos de história e tradição, mesmo com mal gestão do atual prefeito Eduardo Vasconcelos — Brumado VerdadeBrumado Verdade Brumado: 145 anos de história e tradição, mesmo com mal gestão do atual prefeito Eduardo Vasconcelos — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 09 de Maio de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: 145 anos de história e tradição, mesmo com mal gestão do atual prefeito Eduardo Vasconcelos

11 junho 2022 | 7:26

Obra desastrosa do Riacho do Bufão, na primeira chuva foi tudo embora, milhões jogado fora esgoto abaixo. Foto: Divulgação

Brumado, com sua importância sociopolítica, uma economia robustecida pelas indústrias mineradoras e outras de ramos diversificados, comércio varejista bastante desenvolvido, situação geográfica estratégica, bem servida de meios de transportes e comunicações, permitindo acesso fácil aos diversos pontos do país, energia elétrica abundante, e agora com água de qualidade, bem servida da rede hoteleira, clínicas diversas, hospital público e particular, rede de educandários nos diversos níveis, faculdades, ainda que incipientes.

Facilidade de empregos e oportunidades de crescimento pessoal e empresarial, por tudo isso, detém o status de uma das melhores cidades do sudoeste baiano. Brumado ainda é uma ótima opção para se viver bem.

As polícias militar e civil, garantem a ordem pública, a vida social e o direito do cidadão de ir vir. Brumado conta com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar e a 20ª COORPIN – Polícia Civil, cada uma atuando conforme as suas competências.

Muitas pessoas de outras cidades e estados migraram ou migram para o Polo industrial do minério em busca de dias melhores e oportunidades de trabalho – perspectivas que vislumbram bem-estar social – e aqui são recebidas de braços abertos pelo povo acolhedor, de índole ordeira, pacífica e de comportamento harmonioso.

Esse clima salutar proporciona aos adventícios o campo ideal para implantarem e desenvolverem os seus projetos e objetivos socioeconômicos e educacionais, planejamento do futuro familiar, progresso e crescimento pessoal, tornando-se brumadenses por opção e/ou por adoção.

Aqui, os adventícios fincam raízes, criam e ou constituem famílias e dão a sua contribuição de cidadãos trabalhadores, destacando-se nas diversas áreas da saúde, na educação, no comércio, na agropecuária, na indústria e serviços, no jornalismo e comunicações e nas demais atividades pessoais e humanas. Portanto, Brumado, cuja maioria da população é de imigrantes, engrossam o contingente populacional da cidade, com suas experiências, conhecimentos e a força do seu trabalho, produzindo diversidade de culturas e geram riquezas para o município que não pode prescindir desse movimento para o seu progresso e desenvolvimento. Brumado, tornou-se então, uma cidade cosmopolita.

Brumado agradece aos seus imigrantes que compartilham com o seu povo, e fazem parte da comunidade que tem orgulho de tê-los acolhido. Juntos com os naturais do lugar, esses imigrantes constroem a pujança desse município promissor, que se tem destacado pelo dinamismo do trabalho – gente de todos os lugares irmanados no mesmo propósito, livres de preconceitos e discriminações; gente que se faz presente pelo esforço do trabalho, pela contribuição intelectual, pela grandeza vocacional artística e profissional; gente amada por esta terra abençoada por BOM JESUS.

Pelos seus atributos de empreendedores, a cidade tem o reconhecimento dos seus valores e a importância a ela dedicada. Devota-lhes as merecidas honras e homenagens nesta data especial do aniversário de Brumado, a cidade que adotaram para viver em paz e harmonia com os nativos. Ressalte-se que também é o aniversário da Academia de Letras e Artes de Brumado – ALAB que representa a cultura municipal e sua extensão com objetivos definidos para essa finalidade, sem fins lucrativos

No cenário atual de pandemia da Covid-19, Brumado foi duramente atingida por este vírus, figurando entre uma das cidades baianas com alto número de mortalidade, inclusive mereceu pronunciamento do Governador nesse sentido. Infelizmente é essa a nossa situação

A família ‘TORRES’ representada pelos condeubenses Oflávio (Flavinho), Alvair, Waldemar, Djalma e seus descendentes, imbuídos dos propósitos progressistas de empreendedores vocacionados, promoveram e promovem iniciativas socioeconômicas, políticas, culturais e administrativas nessa cidade, participando de todas ações objetivando o progresso e o desenvolvimento do lugar. Todos os membros dos ‘Torres’ acreditaram e acreditam no potencial desse município. Investiram e investem maciçamente nos seus projetos de progresso e no desenvolvimento do município, pois que, aqui vivem e mourejam.

Ouso tomar a liberdade de, em meu nome, como Cidadão Brumadense, título, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, por indicação do vereador José de Souza Ribeiro, dizer do orgulho por estarmos partilhando com as comemorações pelo aniversário dessa cidade. Prestamos homenagens nesta data como a melhor, a mais amada, a mais ordeira, a mais bela, a mais altaneira das cidades. Parabéns! Nossa querida Brumado! Querida, pois aqui nos completamos pela felicidade de tê-la escolhido para viver.

Parabéns, Brumado! Parabéns cidadãos brumadenses! Honremos e dignifiquemos esta terra com mais trabalho e dedicação, almejando sempre maior progresso, maior desenvolvimento com justiça e paz social, exigindo políticas públicas corretas que atendam a coletividade nas suas prioridades básicas da promoção humana.

Antonio Novais Torres
antoniotorresbrumado@gmail.com