Brumado: Mais seis ligações clandestinas de água são retiradas da adutora da barragem de Cristalândia — Brumado VerdadeBrumado Verdade Brumado: Mais seis ligações clandestinas de água são retiradas da adutora da barragem de Cristalândia — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sábado, 04 de Maio de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: Mais seis ligações clandestinas de água são retiradas da adutora da barragem de Cristalândia

20 outubro 2023 | 12:18

Foto: Embasa

A Embasa informa que uma queda de energia elétrica na captação da barragem de Cristalândia, na manhã de hoje (10), provocou a interrupção temporária do fornecimento de água nos municípios de Brumado e Malhada de Pedras.

O serviço de energia foi restabelecido pela Coelba por volta das 15h, quando o abastecimento de água começou a ser regularizado gradativamente, com previsão de normalização completa nas 48 horas seguintes nos dois municípios atendidos pelo sistema integrado de abastecimento de água de Brumado.

Enquanto a situação não é normalizada, a Embasa recomenda o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando-se usos que possam ser adiados, bem como todas as formas de desperdício.
[13:41, 19/10/2023] Comunicação Embasa: Mais seis ligações clandestinas de água são retiradas da adutora da barragem de Cristalândia

No dia 13 de outubro, técnicos da Embasa e policiais militares do 24º Batalhão da Polícia Militar conseguiram retirar mais seis ligações irregulares que estavam retirando 800 mil litros por dia da adutora que transporta a água captada na barragem de Cristalândia para a estação de tratamento de Brumado.

No último dia 9 de outubro, uma operação semelhante chegou a retirar cinco ligações clandestinas que retiravam 720 mil litros por dia. As 11 retiradas ilegais foram denunciadas na Delegacia de Brumado e a Embasa está colaborando com as investigações para identificar os autores dessa prática criminosa.

“Um relatório com as coordenadas geográficas dos locais onde as ligações clandestinas foram encontradas será entregue à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual para auxiliar nas investigações. Esse é um problema grave que está prejudicando o abastecimento público de água tratada em Brumado, principalmente nesse momento de calor extremo”, explica o gerente regional Manuel Mateus.

A vazão recuperada pela Embasa com a retirada dessas 11 ligações clandestinas consegue abastecer uma cidade com 12 mil habitantes. A Embasa vai continuar monitorando os quase 50 km de extensão da adutora em busca de ligações clandestinas visando a recuperação da vazão integral do equipamento.

Nos últimos meses, a empresa vem verificando uma perda de vazão na adução de água bruta do sistema de abastecimento de Brumado, a partir da barragem de Cristalândia. Essa perda chegou a 100 metros cúbicos por hora (m³/h) dos quais já foram recuperados 63 m³/h com a operação de combate às clandestinas.

Tags: