Brumado: Morre aos 95 anos seu Zuzu do Cinema — Brumado VerdadeBrumado Verdade Brumado: Morre aos 95 anos seu Zuzu do Cinema — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Domingo, 28 de Abril de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: Morre aos 95 anos seu Zuzu do Cinema

12 janeiro 2023 | 14:09

Foto: Divulgação Internet

Morreu nesta quinta-feira (12), em Brumado, José de Souza Ribeiro, conhecido por toda comunidade brumadense como “Zuzú do Cinema”. Natural de Barra da Estiva, Zuzú nasceu em 23 de dezembro de 1927 e é filho de João Alves Ribeiro e de Idália de Souza Ribeiro. São seus irmãos: Pedro, Manoel, Dahi, Maria e Shirley Ribeiro de Souza (Miranda). Estudou apenas o primário, concluído em 1939.

Viveu a sua infância e adolescência, em parte, na cidade de Barra da Estiva, de onde saiu para conquistar novos horizontes. Trabalhou como carpinteiro no distrito de Umburanas (Brumado), em 1942, com os companheiros José Neves, Placídio, Ivo, Teté, entre outros. Realizou como profissional o madeiramento e a cobertura de diversas casas inclusive as da Leste Brasileiro (Companhia Ferroviária).

Em 1948, trabalhou em Vitória da Conquista, na construção da BR-116, conhecida como Rio-Bahia, exercendo a função de apontador de horas trabalhadas dos funcionários. No ano de 1952, foi para Goiânia a convite do Irmão Pedro Ribeiro (excelente carpinteiro), para trabalhar no fabrico de portas, janelas e móveis para residência. Em 1954, retorna a Barra da Estiva/BA e, na Prefeitura Municipal, atua como servidor em obras daquela entidade. Em 1955, vem para Brumado em companhia dos irmãos.

Trabalha por pouco tempo na empresa Magnesita S.A. e, no mesmo ano, instala a sua carpintaria na antiga rua do asfalto, denominada Rua Dr. Marcolino Moura. Em sua empresa, trabalharam os melhores profissionais do ramo, como José Neves, Pedro Ribeiro (irmão), Astério, João, Domingos, Zequinha. Produziam móveis para residência, portas, janelas e “caixões de defunto”, pois, àquela época, na cidade não havia funerária. Casou-se no dia 27 de agosto de 1955 no religioso, com efeito civil, na Igreja Matriz de Brumado, com Edilce Prates Ribeiro, filha de Antonio Xavier Prates (Major Prates) e Alice Rizério Prates.

Ato realizado pelo padre Antonio da Silveira Fagundes. Dessa união teve quatro filhos: Maria de Fátima, Carlos Alberto, José Carlos e Célia Regina Prates Ribeiro. Separou-se e, em segundas núpcias, constituiu nova família. Dessa união, não teve filhos. Em 1960, aos 33 anos de idade, inicia a construção de um prédio para um cinema e, adquiriu máquinas para operar em 35 mm que denominou de Cine Teatro Fátima com capacidade para 500 pessoas, situado na Rua Marechal Deodoro, 318 e inaugurado no dia 23/12/1964, dia do seu aniversário.

A inauguração do cinema foi um grande sucesso, o evento revolucionou a cidade. Foi exibido o filme “A Vingança de Ursus” e o maravilhoso show com a cantora Núbia Lafayette que encantou o público. Com a reestruturação da empresa, mudou-lhe o nome para Cine Teatro Regina. Ao lado do cinema, instalou um bar e um clube dançante com introdução da luz negra, novidade na cidade.

Destarte, Zuzu proporcionou vários espaços de lazer e entretenimento aos jovens e cidadãos brumadenses.Nesse espaço, realizou vários shows com artistas renomados do cancioneiro nacional e diversos programas de calouros nas manhãs de domingo, comandados por Zé Maria (Zé da divulgadora) e um regional de excelentes músicos como Zé primo e outros.

Para esse desiderato, contou com a colaboração de Lourenço – projecionista – e do Sr. Raimundo – porteiro – que trabalhou, também, na construção do prédio do cinema, além da orientação do agenciador de artistas, Isaac, de Vitória da Conquista. Por causa da irregularidade no fornecimento de energia elétrica, foi obrigado a comprar, na época, um motor para garantir o funcionamento do cinema.

Na questão política, relata que, embora tenha sido convidado para candidatar-se a cargo eletivo, não se interessou pela proposta por falta de vocação. Socialmente, esteve presente em todos os eventos da cidade, como participante ativo.

Professa a religião católica, ainda que não seja carola, tem convicção da sua fé cristã.  No dia 21 de maio de 2008, no auditório da Semac, o senhor José de Souza Ribeiro foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pela iniciativa cultural, esforço e dedicação ao instalar, no ano de 1964, um cinema em Brumado e por promover a arte cinematográfica, em projeção de 35 mm. Dessa forma, o Sr. Zuzu foi agente promotor da cultura e lazer em nossa cidade, méritos que determinaram a homenagem.No lançamento do Projeto Cinema Educativo, compareceram ao evento, o Prefeito Municipal, a Secretária de Educação, o Diretor de Cultura, a classe estudantil e diversas personalidades. Zuzu foi homenageado, agradeceu a lembrança do seu nome nesse dia tão especial para Brumado.

Versátil, Zuzu desenvolveu diversos trabalhos: carpintaria, construção civil, cinema e artes em geral. Homem criativo, adepto de novidades, principalmente nas áreas de som e tecnologias que lhe despertem interesse. Nos momentos de desconcentração, gosta de ouvir músicas com preferência por sertanejas e serestas. Descontraído, contou que depois de iniciada a projeção do filme e encerrada a bilheteria, permitia que muitos espectadores, ávidos para assistirem à película e sem dinheiro para comprar o ingresso, entrassem para assistirem o restante do filme. Em 3 de agosto de 2015, José de Souza Ribeiro, ‘Zuzu do cinema’, como ficou conhecido, recebeu o título de Cidadão Brumadense, por indicação do vereador José Ribeiro Neves e seu assessor Lúcio Cruz dos Santos. Promoveram a honraria, outorgada por unanimidade da Câmara de Vereadores de Brumado.

Fonte: Antônio Novais Torres

“Os dados para a composição desta biografia foram fornecidos por José Carlos Prates (filho in memoriam), e entrevista com senhor Zuzu, aos quais agradecemos a colaboração”.

Tags: