O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (13) os “artigos do impeachment”, ou seja, as denúncias formais que serão votadas para definir se o presidente Donald Trump, acusado de abuso de poder e obstrução de Justiça, será afastado do cargo.
O chefe da Casa Branca é acusado de pedir investigação contra os Biden em seu processo de reeleição, o que é avaliado pelos congressistas como uma “interferência de um governo estrangeiro”. Além disso, Trump teria ignorado intimações e se recusado a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.
No Twitter, o presidente americano comentou a decisão do comitê. “Como alguém sofre um impeachment não tendo feito nada errado (um telefonema perfeito), tendo criado a melhor economia na história do nosso país, reconstruído nosso exército, arrumado as questões de veteranos, diminuído impostos e regulamentações, protegido a segunda classe, criado empregos, empregos, empregos e taaaanto mais? Loucura”, escreveu.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, pretende votar o processo em plenário na próxima semana. No entanto, mesmo que sofra uma derrota na Câmara, o republicano só deixa a Presidência se for cassado em julgamento posterior no Senado.