Arquivos Meio Ambiente — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Meio Ambiente — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 02 de Abril de 2025
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Inmet emite alerta para chuvas e ventos fortes em 136 cidades baianas; veja quais

28 março 2025 | 6:10

Previsão indica precipitações de até 50 mm por dia e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em 136 municípios baianos. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (27), essas cidades podem registrar um volume de precipitação entre 20 e 50 milímetros por dia, além de ventos fortes que podem chegar a 60 km/h.

O aviso é válido para regiões como o Vale do São Francisco, sul, centro-sul e oeste da Bahia. Embora o risco de cortes de energia, quedas de árvores e alagamentos seja considerado baixo, a recomendação é que a população adote medidas preventivas. O alerta segue até as 10h de sexta-feira (28), podendo ser prorrogado.

Entre as cidades sob alerta estão Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Estados como Goiás, Pará, Tocantins e Ceará também devem ser afetados pela frente fria.

Leia mais »

Tags:

Situação dos rios na Mata Atlântica é preocupante, aponta pesquisa

23 março 2025 | 0:47

Saneamento insuficiente é principal motivo de piora. Foto: Jean Paul Metzger/USP

Pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica coletou dados em 112 rios durante o ano de 2024, em 14 estados com incidência de Mata Atlântica, e percebeu ligeira piora e estagnação em alguns pontos, e poucos registros de melhora, restritos a projetos pioneiros, além de um aumento pequeno mas sensível de pontos em que a qualidade das águas foi considerada ruim.

O estudo recebeu apoio de uma rede de voluntários e cobriu 145 pontos de coleta em 67 municípios do Nordeste ao Sul do país, 18 pontos a mais do que o estudo anterior, com dados coletados em 2023.

Em 7,6% dos pontos (11), as amostras apresentaram qualidade boa, enquanto 13,8% (20) foram classificados como ruins e 3,4% (5) atingiram a pior classificação, péssima.

A predominância da qualidade regular, em 75,2% dos pontos (109), reforça o alerta sobre a vulnerabilidade dos recursos hídricos na Mata Atlântica, segundo o relatório.

A melhor classificação, ótima, não foi encontrada em nenhum ponto de medição. São 16 parâmetros analisados, que remetem à Resolução 357/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Leia mais »

Tags:

Cobra de quase 5 metros é capturada próximo a rede de esgoto no interior da Bahia

9 março 2025 | 7:27

Foto: Divulgação

Uma sucuri de aproximadamente 4,8 metros de comprimento foi capturada na manhã do sábado (08) próximo a uma rede de esgoto, em Euclides da Cunha, no norte da Bahia. O resgate do animal foi realizado pela equipe do Anjos do Cumbe, grupo de bombeiros civis voluntários, com o apoio de agentes de trânsito, Guarda Municipal e o especialista em preservação de serpentes conhecido como Zé da Cobra.

Foram necessárias sete pessoas para segurar a cobra, que foi retirada com segurança do local. Após a captura, a sucuri foi levada para a base da equipe e, posteriormente, será entregue ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O órgão ficará responsável por direcionar o animal de volta ao seu habitat natural.

O caso chamou a atenção pela dimensão da cobra e, segundo o Anjos da Cumbe, um trabalho de monitoramento que durou quase um ano, em que a equipe acompanhou o deslocamento do animal para identificar um local seguro para a captura, garantindo a segurança da cobra e dos profissionais envolvidos.

Tags:

Previsão indica tempo parcialmente nublado e céu claro em todo Estado

19 janeiro 2025 | 0:29

Em algumas regiões, como o Recôncavo, Nordeste e Sul, devem registrar chuvas leves devido à combinação de calor e umidade. Foto: Matheus Lemos/Ascom

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informa que o clima será estável com céu parcialmente nublado e claro, na Bahia, neste final de semana. Em algumas regiões, como o Recôncavo, Nordeste e Sul, devem registrar chuvas leves devido à combinação de calor e umidade.

O tempo deve ficar firme na maior parte do estado, com céu parcialmente nublado, neste sábado (18). Nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Baixo Sul, existe a possibilidade de chuvas leves.

Na capital baiana, o céu deve ficar parcialmente nublado e com chuvas isoladas. A capital baiana deve apresentar temperaturas variando entre 25°C e 30°C. Além disso, as cidades de Paulo Afonso, Juazeiro e Itaberaba terão máximas em torno de 34°C.

No domingo (19), a maior parte do estado continuará com tempo firme e estável. Chuvas fracas são esperadas no Recôncavo e no Sul, enquanto o centro-oeste baiano terá pouca nebulosidade.

As temperaturas podem alcançar 33°C em cidades como Barra e Itaberaba, enquanto Vitória da Conquista terá mínimas de 17°C.

Tags:

Inema prevê chuvas e céu nublado em grande parte da Bahia para esta semana

15 janeiro 2025 | 0:18

A previsão é que o tempo instável permaneça em quase todo o estado, com chuvas de intensidade entre fraca e moderada. Foto: Rayllanna Lima

De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o tempo chuvoso deve persistir na Bahia até a próxima sexta-feira (17). A zona de umidade entre a Amazônia e o Oceano Atlântico, provocada pelas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), exerce influência sobre a condição instável do tempo, resultando no céu nublado e chuvas com menos intensidade em grande parte da Bahia.

Nesta segunda-feira (13), estão previstas chuvas de intensidade fraca, acompanhadas de céu nublado, nas regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste, Oeste, além de municípios que fazem divisa com Minas Gerais. Nas demais áreas, o tempo deverá apresentar variação na nebulosidade, com possibilidade de chuvas fracas e esparsas. Já no extremo Nordeste, o céu deve ficar parcialmente nublado com pequena possibilidade de chuva fraca e isolada.

Leia mais »

Tags:

Concurso do ICMBio tem mais de 300 vagas; salários chegam a quase R$ 9 mil

10 dezembro 2024 | 0:19

As inscrições iniciaram no dia 16 de dezembro e encerram dia 3 de janeiro. Foto: Arquivo/ICMBIO

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou o edital do concurso público com 350 vagas de salário inicial de R$ 8.817,72. Ao todo serão ofertadas 120 oportunidades para os cargos de analista administrativo e 230 para analista ambiental, ambos de nível superior.

As inscrições iniciaram no dia 16 de dezembro e encerram dia 3 de janeiro. O pagamento da inscrição é até o dia 21 de janeiro. A aplicação das provas objetivas e discursiva está prevista para o dia 23 de fevereiro de 2025, de acordo com o cronograma divulgado.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A maioria das vagas é para atuar na sede do ICMBio, em Brasília. As demais posições estão distribuídas nas diferentes unidades do Brasil.

Leia mais »

Tags:

Cacique Raoni pede que ONU reconheça terras indígenas pelo mundo

8 dezembro 2024 | 0:10

Ele menciona 276 invasões a terras indígenas contabilizadas aqui ao longo deste ano, nas quais foram prejudicados 202 territórios indígenas. Foto: José Medeiros/Fotos Públicos

O cacique Raoni se reuniu nesta sexta-feira (06) com o secretário-geral da ONU, António Guterres, na sede da organização em Nova York. No encontro, o líder indígena entregou a Guterres uma carta em que pede pelo reconhecimento oficial de todas as terras indígenas do mundo, com o objetivo de reforçar a proteção a esses territórios e aos direitos dos povos originários em âmbito internacional. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

No texto, Raoni adota o contexto brasileiro como ponto partida. O cacique menciona 276 invasões a terras indígenas contabilizadas aqui ao longo deste ano, nas quais foram prejudicados 202 territórios indígenas, de 22 estados, com a exploração ilegal de recursos e danos ao patrimônio. A mensagem também trata do Marco Temporal, que está em discussão no STF e limita o ano de 1988, pela promulgação da Constituição Federal, como prazo limite para as demarcações de terras indígenas.

Leia mais »

Tags:

Biden chega ao Brasil e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

18 novembro 2024 | 0:17

Durante a passagem por Manaus, presidente dos EUA também visitará o Museu da Amazônia (Musa) e realizará um pronunciamento oficial para a imprensa. Foto: reprodução Twitter Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus, neste domingo (17), por volta das 13h30 (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, dando início a uma visita histórica à região amazônica.

Segundo o portal G1, por volta das 14h, o democrata embarcou em um helicóptero modelo VH-60N White Hawk para fazer um sobrevoo de helicóptero pela Amazônia. Outros seis helicópteros da Força Aérea Americana decolaram para realizar a escolta do presidente durante o passeio com duração prevista de 15 minutos.

Durante a passagem pela capital amazonense, Biden também visitará o Museu da Amazônia (Musa) e realizará um pronunciamento oficial para a imprensa, conforme informações divulgadas pelo governo americano. Esta é a primeira vez que um presidente em exercício dos Estados Unidos visita a região.

Duas aeronaves do governo americano pousaram na capital amazonense. A primeira aeronave, onde estava o presidente Biden, pousou às 13h30. Uma segunda aeronave pousou às 13h35. Os aviões decolaram de Lima, no Peru, por volta das 11h50. A viagem até Manaus durou cerca de 1h40.

Biden foi recebido pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima e pelo prefeito de Manaus, David Almeida. O cientista brasileiro Carlos Nobre também acompanhará o presidente americano durante a visita.

Tags:

Inmet descarta formação de ciclone-bomba no país

12 novembro 2024 | 0:32

O Inmet afirmou que “as condições meteorológicas atuais não indicam a formação de um ciclone-bomba”. Foto: Defesa Civil de SC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta segunda-feira (11) que o ciclone-bomba, fenômeno que gera ventos fortes e chuvas intensas, não deve mais se formar na região Sul do Brasil.

Segundo divulgado pelo Metrópoles, o Inmet afirmou que “as condições meteorológicas atuais não indicam a formação de um ciclone-bomba”.

Na semana passada, modelos climáticos indicaram a possibilidade de o fenômeno se desenvolver próximo ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul, com potencial de afetar o clima na região Sul do Brasil nesta terça-feira (12).

O ciclone-bomba é caracterizado por uma rápida queda na pressão atmosférica, o que provoca ventos fortes e, em algumas situações, chuvas intensas e ressacas, devido à atuação de uma baixa pressão.

No entanto, novas análises meteorológicas indicam que uma massa de ar de alta pressão está chegando ao Sul do país, impedindo a formação do ciclone.

Por essa razão, o risco de formação do fenômeno, que poderia causar grandes estragos no Sul do Brasil, foi descartado pelo Inmet.

Tags:

Salvador e região sul da Bahia enfrentam alerta de chuvas e risco de deslizamentos neste domingo

10 novembro 2024 | 11:45

Com risco hidrológico, já existem acumulados de chuva prévios no sul do estado. Foto: Alexandre Santos

A previsão do tempo deste domingo (10) indica chuvas intensas em áreas do sul, centro-sul e sudoeste da Bahia, com os maiores volumes de precipitação esperados na região sul do estado. Salvador também deverá ser afetada entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (11), segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CEMADEC).

O órgão emitiu um alerta sobre o risco de deslizamentos, especialmente em áreas urbanas, devido à saturação do solo pela chuva. Esse risco de deslizamentos pontuais em Salvador é atribuído à combinação de altos volumes de chuva e à vulnerabilidade de encostas na capital baiana.

Com risco hidrológico, já existem acumulados de chuva prévios no sul da Bahia. A região mantém alertas ativos e a possibilidade de novos alertas, especialmente ao longo da faixa litorânea e na área que se estende até a região metropolitana de Salvador.

Leia mais »

Tags: