Arquivos Notícias — Página 127 de 1355 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Notícias — Página 127 de 1355 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 26 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Policiais são treinados para usar sistema de gravação de depoimentos em delegacias baianas

22 setembro 2024 | 9:40

Nova tecnologia está implantanda em algumas especializadas e será ampliada para mais 100 unidades. Foto: Ascom/Polícia Civil

Policiais civis lotados nas 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e nos Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams) foram capacitados para utilizar um novo sistema de oitiva gravada. A capacitação foi promovida, nesta quinta-feira (19), na Academia da Polícia Civil (Acadepol). A tecnologia está implantada em algumas especializadas e será ampliada para mais 100 unidades territoriais e no atendimento aos grupos vulneráveis.

O treinamento realizado pelo Departamento de Gestão Tecnológica, Telecomunicações e Inovações (DGTI) qualificou os profissionais para o suporte tecnológico, que ajudará na investigação, tornando-a mais segura. Vítimas, acusados e testemunhas terão seus depoimentos gravados e armazenados sem a possibilidade de edição do arquivo.

Seis Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) situadas no interior do estado, além da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) já estão utilizando a ferramenta.

Ibama embarga mais de 370 hectares de Mata Atlântica após alerta de desmatamento

22 setembro 2024 | 0:43

O Ibama reforçou que a fiscalização será mantida em todos os estados que abrigam o bioma da Mata Atlântica. Foto: Ibama/assessoria

Uma operação com foco no combate de crimes ambientais no sul da Bahia resultou no embargo de mais de 370 hectares de Mata Atlântica e na apreensão de quatro tratores e uma retroescavadeira. A Operação Mata em Pé, coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi desencadeada nesta sexta-feira (20) em parceria com o Ministério Público Estadual e outras instituições de fiscalização ambiental, além de forças policiais especializadas.

De acordo com o agente ambiental federal, André Santos, da unidade do Ibama em Eunápolis (BA), muitos agricultores e pecuaristas do Espírito Santo têm sido atraídos pela oferta de terras mais baratas na região, porém, sem respeitar a legislação ambiental vigente.

O Ibama reforçou que a fiscalização será mantida em todos os estados que abrigam o bioma da Mata Atlântica, protegido pela Lei Federal nº 11.428/2006 e outras normas. A remoção da vegetação do bioma só é permitida mediante a análise do estágio de regeneração das áreas.

Ao longo da ação, foram investigados 35 alertas de desmatamento nos municípios de Belmonte, Santa Luzia, Canavieiras e Uma, emitidos pela Rede Mais Brasil, do Ministério da Justiça, e pelo MapBiomas. Em Santa Luzia, os maquinários foram encontrados em plena atividade ilegal dentro de uma área de floresta. O responsável pela destruição de mais de 25 hectares de vegetação foi multado.

Brumado: ONG AUAU realizou em sua sede, bazar beneficente neste sábado 21/09, em prol da causa animal

22 setembro 2024 | 0:10

Foto: Divulgação

O bazar foi realizado com o apoio dos voluntários para arrecadação de valores em prol do custeio de tratamentos clínicos dos animais resgatados pela ong.

A ONG AUAU que desde 2012 vem sendo atuante em nosso município em defesa e proteção da causa animal, que atualmente em seu abrigo custeiam o tratamento e alimentação de 26 animais. Ajude a ONG AUAU a salvar mais vidas e apoie a causa animal!

@ongauau

Chave pix: ongauaubrumado@gmail.com

Foto: Divulgação

Tags:

Abiara Dias emociona multidão ao defender as minorias em comício de Brumado

21 setembro 2024 | 0:43

Foto: Divulgação

No comício realizado ontem (20/09), Abiara Dias uma das vozes mais influentes da campanha de Fabrício, subiu ao palco e emocionou os presentes com um discurso poderoso em defesa das minorias e da inclusão social. Ela destacou o compromisso de Fabrício em cuidar das pessoas de Brumado, afirmando que ser prefeito vai além de obras e infraestrutura.

“Fabrício entende que será eleito para cuidar de gente, e para cuidar das pessoas não basta apenas praças bonitas, reformas ou postos médicos. Para ele ser um bom prefeito, ele precisa perguntar às pessoas como está a vida delas, o que estão passando dentro de suas casas”, afirmou Abiara, arrancando aplausos da plateia.

Leia mais »

Tags:

Lideranças do PL se queixam de regalias de Michelle Bolsonaro no partido, diz coluna

21 setembro 2024 | 0:18

Michelle é presidente do PL Mulher e é incumbida da missão de aumentar o eleitorado feminino. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lideranças do PL vêm reclamando sobre os luxos da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro que são bancados pelo partido. Segundo a coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles, a principal queixa é que Michelle quer viajar com uma equipe grande de assessores para as agendas eleitorais de que tem participado.

Ela também não aceitaria hotéis no mesmo padrão em que outros no PL ficam, e exigiria acomodações mais caras. Há quem diga também que a ex-primeira-dama está “deslumbrada” com a importância que está tendo dentro do partido.

Michelle é presidente do PL Mulher e é incumbida da missão de aumentar o eleitorado feminino e a nominata de mulheres do partido. A ex-primeira-dama está viajando o Brasil em agendas das eleições municipais.

Embasa terá que pagar indenização de R$ 100 mil à população

21 setembro 2024 | 0:02

Justiça concluiu que a empresa cometeu sucessivas falhas no abastecimento de água entre 2016 e 2020. Foto: assessoria/Embasa

Concessionária responsável pelo abastecimento de água em grande parte do estado da Bahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi sentenciada a pagar uma indenização no valor de R$ 100 mil.

A Justiça condenou a empresa por danos morais coletivos relativos a sucessivos desabastecimentos nas residências da população de Salvador entre 2016 e 2020, e por falhas no fornecimento de água especialmente em 2020, ano em que o recurso hídrico era ainda mais essencial por conta das medidas sanitárias de combate e prevenção ao coronavírus.

A decisão emitida pela 19ª Vara de Relações de Consumo da Comarca de Salvador, pertencente ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no dia 10 de setembro deste ano, foi favorável às reivindicações da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), que moveu o processo contra a Embasa.

De acordo com a defensora Mônica Soares, que ajuizou o processo em parceria com a defensora Nayana Almeida – que ficou responsável pelo acompanhamento da jurídico da ação –, as medidas sanitárias de prevenção ao contágio viral recomendadas pelo Ministério da Saúde ficaram comprometidas em várias localidades em Salvador, diante da interrupção dos serviços de fornecimento de água.

Leia mais »

Brumado: Bombeiros militares debelam incêndio em prédio próximo a igreja matriz

20 setembro 2024 | 20:05

Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (20), bombeiros militares debelaram incêndio em um prédio comercial no centro de Brumado próximo a igreja matriz. A ocorrência foi registrada por volta das 17h. Durante a atuação, os bombeiros da 2ª Companhia do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), utilizaram técnicas de combate direto.

Finalizando, a equipe realizou o rescaldo. Em seguida, o proprietário do estabelecimento que fica na Praça Francisco de Souza Meira (Praça da Igreja Matriz) foi informado dos danos e recebeu as orientações de segurança necessárias. Não há registro de feridos e a causa do incêndio ainda é desconhecida.

Em caso de princípio de incêndio, o corpo de bombeiros pode ser acionado através da central 193. É de fundamental importância que as edificações comerciais possuam todos os equipamentos de segurança contra incêndio.

Tags:

TRT-20 abre concurso público com salários de até R$ 13,9 mil; confira detalhes

20 setembro 2024 | 0:36

As inscrições ficarão abertas do dia 23 de setembro ao dia 17 de outubro. Foto: Reprodução/ redes sociais

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) publicou nesta semana o edital do concurso público para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, com salários iniciais que podem chegar a R$ 13.994,78.

Atualmente, os cargos de Analista Judiciário oferecem remuneração inicial de R$ 13.994,78, enquanto para Técnico Judiciário o salário inicial é de R$ 8.529,65. Ambos os cargos têm uma carga horária de 40 horas semanais.

Para o cargo de Analista, há vagas em diversas áreas de nível superior, incluindo contabilidade, engenharia civil, tecnologia da informação e medicina do trabalho. Já para o cargo de Técnico, há oportunidades nas áreas de tecnologia da informação e enfermagem do trabalho, além de vagas para candidatos de qualquer nível superior.

Leia mais »

Tags:

Brasil: ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

20 setembro 2024 | 0:31

Decisão final deve ser anunciada nos próximos dias. Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.

Alexandre Silveira disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 graças ao planejamento adotado. Por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada. No entanto, o ministro destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026.

Silveira apontou o horário de verão como uma medida que contribui para a sustentabilidade energética e citou o Canadá como exemplo de outro país que adota o mecanismo. Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética.

Tags:

Conta de energia deve seguir mais cara até o fim do ano, diz Aneel

19 setembro 2024 | 0:33

Quando a bandeira é diferente da verde, há um acréscimo no custo para o consumidor final. Quando a bandeira é diferente da verde, há um acréscimo no custo para o consumidor final.
Foto: Agência Brasil

A conta de luz dos brasileiros deve continuar com a cobrança de bandeira amarela ou vermelha até o final de 2024. Quando a bandeira é diferente da verde, há um acréscimo no custo para o consumidor final.

A previsão é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, e foi comunicada durante evento da Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), nesta quarta-feira (18).

“A estimativa não fizemos ainda, mas há grande tendência de que permaneça entre amarela e vermelho até o final do ano”, declarou Feitosa.  No entanto, ele avaliou que a situação atual para o sistema elétrico é mais confortável em relação a 2021, quando os reservatórios ficaram abaixo de 30%. “Hoje, estão em cerca de 50%”, informou.

Em julho, a bandeira amarela foi acionada pela primeira vez desde abril de 2022, por causa do maior uso das usinas termelétricas, que têm operação mais cara que as hidrelétricas. Para setembro, a cobrança subiu para a bandeira vermelha patamar 2, isto é, um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Tags: