MENU

Representantes da Embasa registraram boletins de ocorrência, na semana passada, relatando a descoberta de gato de água em três imóveis no distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa senhora. Os proprietários de três domicílios na localidade conhecida como Fazenda Lagoinha, na Várzea, instalaram tubulação que desviavam da contagem do hidrômetro o volume de água tratada da rede pública distribuidora para irrigar plantações.
As denúncias com a apresentação de fotos e registros que evidenciam o furto serão objeto de diligência por parte da Polícia. “Abrimos um procedimento administrativo para apurar as queixas registradas de usurpação de água e após as conclusões, enviaremos o relatório de apuração para o Poder Judiciário”, explica o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira. De acordo com o gerente regional, Manuel Mateus, a vazão de água fornecida no distrito é suficiente para atender as 1.139 ligações ativas.
No entanto, nos últimos meses, são muitas as queixas de falta d´água por clientes que moram em áreas mais elevadas ou distantes do reservatório de distribuição da rede que abastece a localidade. Por isso, estamos organizando uma força tarefa para combater o furto de água. Em todas as descobertas dessa prática criminosa, vamos reunir evidências e registrar o boletim de ocorrência na delegacia”, ressalta Mateus.
O distrito de Itanagé está situado a cerca de 25 quilômetros da sede de Livramento de Nossa Senhora, recebe 43 metros cúbicos por hora de água tratada pela estação de tratamento do povoado de Telha para abastecer aproximadamente 3 mil pessoas.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começará a ser emitida no posto do SAC de Brumado a partir desta próxima quinta-feira (12). Além de Brumado, os município de Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim também vão emitir a nova CIN. O atendimento no posto do SAC é realizado somente através de agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
É importante destacar que, para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG está suspensa no período de 9 a 11 de setembro nestes seis postos. Porém, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o protocolo em mãos. A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original).
Leia mais »

Uma operação conjunta entre as Forças Armadas do Brasil e do Paraguai, na fronteira entre os dois países, resultou na apreensão de 445 toneladas de maconha. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
De acordo com a publicação, o material foi apreendido em território paraguaio, desde o início do mês, em meio à ocupação simultânea em uma área de fronteira seca de mais de 460 quilômetros. Segundo o Ministério da Defesa, a droga teria como destino o Brasil.
Cerca de 1.700 militares atuaram no lado brasileiro e 1.900 militares no lado paraguaio, principalmente em cidades como Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Tropas dos dois países fizeram fiscalização simultânea em estradas vicinais e fazendas.
As operações dos Ministérios da Defesa foram batizadas de Ágata Oeste, no Brasil, e Basalto, no Paraguai.

O Esporte Clube Bahia se prepara para uma decisão na Copa do Brasil. O tricolor voltou aos treinos de olho no confronto com o Flamengo, na próxima quinta-feira (12), às 21h45, no Maracanã, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Como perdeu o jogo de ida por 1×0, na Fonte Nova, o Bahia terá que vencer o duelo de volta por pelo menos dois gols de diferença para ir à semifinal de forma direta. O triunfo simples do tricolor leva a decisão para os pênaltis.
Treino – Em um dos campos do CT Evaristo de Macedo, o técnico Rogério Ceni comandou um treino técnico seguido de um coletivo tático no qual esboçou o time que vai iniciar a partida.
Antes do fim dos trabalhos, os jogadores aprimoraram as bolas paradas e a transição ofensiva e defensiva. O elenco também treinou pênaltis. Em recuperação de uma lesão nas costas, o atacante Biel fez atividades na academia.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a ministros do seu governo ter a intenção de escolher uma mulher negra para o Ministério dos Direitos Humanos, após a demissão de Silvio Almeida. A deputada estadual em Minas pelo PT Macaé Evaristo é considerada favorita no entorno do presidente. A informação é de uma matéria do O GLOBO.
O chefe do Palácio do Planalto deve bater o martelo sobre a nova ministra ao longo desta semana. A avaliação de auxiliares do presidente é que Macaé preenche os requisitos buscados pelo mandatário d país para substituir Almeida, demitido após ser alvo de denúncias de assédio sexual, que ele nega. Assim, a escolha de uma pessoa com esse perfil para o ministério seria uma forma de responder à crise provocada pelo episódio.
Ao GLOBO, Macaé disse que a decisão cabe ao presidente e ressaltou a importância do Ministério dos Direitos Humanos. Ela afirmou não ter sido procurada, mas soube que seu nome é cotado no governo.
Leia mais »

por Carolina Papa
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou que Jair Bolsonaro usou o ato no sábado (7), na Avenida Paulista, em São Paulo, para se beneficiar diante de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Neste fim de semana, o pastor Silas Malafaia promoveu uma manifestação contra o ministro Alexandre de Moraes diante da suspeita do uso do Tribunal Superior Eleitoral (STF) fora do rito regular pelo magistrado.
De acordo com a CNN, aliados de Lula alegaram que o ato teria fracassado devido à falta de pautas levantadas como a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.
Um dos ministros próximos ao petista, afirmou que Bolsonaro teria sido, na verdade, refém do discurso da “extrema-direita”. Integrantes do governo Lula analisam que, com a anistia, o ex-presidente se beneficiaria da decisão e não seria julgado.
Os ataques de Bolsonaro a Alexandre de Moraes teriam como objetivo intimidar o ministro a fim de paralisar os processos no Supremo. Auxiliares comentaram sobre o caso durante um almoço no Palácio da Alvorada, em Brasília, após o desfile de Sete de Setembro.

A criação e instalação do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca) foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado (7). A unidade ficará vinculada à Agência de Inteligência do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) da Polícia Civil e tem a finalidade de atuar em suporte às equipes de investigação das unidades operativas.
O objetivo do Nercca é, por meio da especialização de equipes, lidar com a crescente sofisticação e complexidade dos crimes contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. Assim, os policiais serão capacitados para, com o uso de ferramentas de inteligência, prevenir e reprimir tais delitos.
Leia mais »

O atletismo brasileiro começou a manhã deste sábado (07) com a conquista de quatro medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris, incluindo um ouro da maranhense Rayane Soares. A corredora não só venceu a prova, como também estabeleceu um novo recorde mundial, que estava em vigor desde 1995.
Rayane competiu na prova dos 400 metros da classe T13 (atletas com deficiências visuais) e terminou com o tempo de 53s55. Após a corrida, ela comentou sobre a vitória: “Eu me via no pódio, me via pegando a medalha de ouro. Eu pedia a Deus o tempo todo para me dar força e coragem, pois estava bem treinada.”
O Brasil também garantiu uma dobradinha no pódio dos 200 metros na classe T37 (atletas com paralisia cerebral). A prata foi conquistada pelo fluminense Ricardo Mendonça, que terminou a prova em 22s71, enquanto o paulista Christian Gabriel ficou com o bronze, com o tempo de 22s74.
Outro bronze foi conquistado pelo sul-mato-grossense Paulo Henrique dos Reis, que participou do salto em distância na classe T13 (deficiência visual) e alcançou 7,20 metros.

São Paulo e Ferroviária medem forças, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (08) na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, para disputarem uma vaga na decisão do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.
Contando com o melhor ataque do campeonato, o São Paulo surpreendeu ao vencer a ida e esperar fazer um jogo correto para alcançar a decisão. O grande trunfo do técnico Tiago Viana é a atacante Ariel Godoi, autora de seis gols na competição.
Já a Ferroviária chega pressionada ao confronto, pois precisa de um triunfo por dois gols de diferença para garantir a classificação no tempo regulamentar. Em caso de um triunfo por apenas um gol, a vaga na final será definida na disputa de pênaltis. Para alcançar este objetivo as Guerreiras Grenás terão que superar um incômodo retrospecto, o de pior ataque entre as quatro semifinalistas.
Quem avançar entre São Paulo e Ferroviária enfrenta na grande final quem se classificar no clássico envolvendo Corinthians e Palmeiras, que medem forças no estádio do Canindé também neste domingo a partir das 16h. Na ida as Brabas do Timão venceram por 3 a 1.