MENU

O valor médio da gasolina nos postos brasileiros subiu 2,2%, ou R$ 0,13 por litro, na semana passada, com repasses do reajuste anunciado pela Petrobras na segunda-feira (8). O combustível foi vendido pelos postos brasileiros, em média, a R$ 5,97 por litro. É o maior valor desde outubro de 2023, já descontada a inflação.
Também reajustado na refinaria, o botijão de gás ficou 0,8%, ou R$ 0,90, mais caro. Segundo a pesquisa semanal de preços dos combustíveis da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o repasse foi menor do que os R$ 0,15 por litro estimados pela Petrobras quando anunciou o reajuste, o que indica que a pesquisa de preços da ANP pode detectar nova alta esta semana.
Foi a primeira mudança no preço da gasolina nas refinarias da Petrobras desde outubro de 2023, quando a empresa reduziu o valor. Motivado pela alta do petróleo e do dólar, o aumento desta segunda, porém, não foi suficiente para eliminar a defasagem em relação às cotações internacionais.
Leia mais »

As mortes do policial militar Fernando Pereira Souza Chaves, e de Larissa Correia Ferreira, ambos de 28 anos, encontrados com marcas de tiros dentro um apartamento na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, são investigadas pela polícia.
Os corpos foram encontrados no imóvel, que pertence ao PM e fica no bairro Felícia, na segunda-feira (15). Segundo a Polícia Civil da cidade, vizinhos ouviram barulhos de tiros e acionaram um funcionário do prédio.
Em seguida, a família de Fernando foi chamada ao local. Os parentes dele entraram e encontraram o homem morto no quarto, com um tiro na cabeça. Já o corpo de Larissa estava ao lado de uma arma, na sala. Segundo relato de familiares, Larissa e Fernando se conheceram através das redes sociais, no sábado (13), e marcaram um encontro no domingo (14), à noite.
Leia mais »

Uma mulher, de 45 anos, acusada da morte do seu filho, de dois meses, em Teixeira de Freitas, foi presa. O bebê foi deixado sozinho em casa no bairro Tancredo Neves.
A recém-nascida foi encontrada pela mãe, morta, na manhã de sábado (13). Ela comunicou à Polícia Civil que havia deixado o bebê sozinho por quinze minutos, enquanto foi à casa da vizinha pedir um sabão em pó emprestado.
As diligências investigativas apontaram, no entanto, que a mãe teria saído para fazer uso de bebidas alcoólicas, levando consigo duas outras crianças, de seis e oito anos, e, ao retornar, encontrou o bebê morto. Vizinhos ouviram a criança chorar na ausência da mãe e chegaram a acioná-la para cuidar do bebê.
A mulher, que foi presa em flagrante, no último domingo (14), realizou exames de lesão corporal e está à disposição da Justiça. Laudos periciais irão apontar a causa da morte da criança. A mãe irá responder pelos crimes de abandono de incapaz com resultado morte, cuja pena prevista é de quatro a doze anos de reclusão.

O Dia do Comerciante, celebrado nesta terça-feira (16), é uma oportunidade para reforçar o papel fundamental do comércio na economia do município.
“Iniciei a minha vida empresarial como camelô, fui adquirindo conhecimento e experiência ao longo dos anos, consolidei a minha carreira como empresário, e hoje eu sei a importância de Brumado ter uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Geração de Empregos, onde iremos atender desde o microempresário, comerciários e empresários de grande porte, profissionalizando e promovendo ações voltadas para a categoria.” Destacada o pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes.
Leia mais »

A Força Sindical afirma que a negociação com o ministro Rui Costa (Casa Civil) sobre temas de interesse da categoria está cada vez mais difícil. O presidente da Força, Miguel Torres, afirma que já enviou dois ofícios para a Casa Civil pedindo para ser recebido e tem sido ignorado desde fevereiro.
O primeiro documento, de fevereiro de 2023, cumprimentava Rui Costa pelo excelente trabalho à frente da pasta e pedia audiência para “discutir assuntos de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras”. O encontro visa debater assuntos trabalhistas e temais mais recentes, como a nova secretaria extraordinária da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. Os pedidos de audiência teriam sido ignorados, no entanto.
Mais de um ano depois, em maio deste ano, Torres enviou “em caráter de urgência” pedido de agendamento de reunião com o ministro para “tratar sobre a Secretária Extraordinária para a COP30”, criada em março pelo presidente Lula (PT) para coordenar os preparativos para a cúpula global do clima da ONU, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025. Também não houve resposta.
Leia mais »

O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa prestou depoimento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (15). O delegado é ouvido no processo que pode resultar na cassação de Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), apontado como um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes. A informação é de uma matéria do Metrópoles.
Rivaldo Barbosa defendeu, em diferentes momentos, que Marielle Franco e Anderson Gomes foram executados a mando da milícia do Rio de Janeiro. Por outro lado, ele enfatizou que não tem acesso às investigações, aponta o Metrópoles.
“Foi a milícia que matou Marielle”, disse o ex-chefe da Polícia do Rio, que também está preso sob a acusação de participação no planejamento do crime. “Desde o dia 31 de maio de 1969, eu nunca falei com nenhum irmão Brazão. Nem falei algo pessoal, profissional, ou pessoa. Na minha vida, eu nunca falei com eles. Eu não existo para eles. E eles não existem para mim, com o respeito que eu tenho ao ser humano”, complementou.
Leia mais »

A equipe da AABB Brumado repudia veementemente qualquer ato de racismo, em qualquer situação. No último sábado, um de nossos jogadores de futsal foi vítima desse crime abominável durante os jogos em Santa Maria da Vitória.
Diante desse triste episódio, o presidente administrativo da AABB, o senhor Maxuell Barreto, agiu prontamente acionando a Polícia Militar. Juntos foram à delegacia e o agressor foi preso em flagrante. Na AABB Brumado, não há espaço para o racismo!
Reiteramos que somos um clube que preza pela diversidade, respeito e igualdade. Estamos ao lado do nosso atleta e de todos que sofrem com a discriminação racial. Nossa diretoria, representada pelo presidente Maxuell Barreto, está comprometida em dar todo suporte necessário para combater o racismo no esporte e na sociedade.
Racismo nunca será tolerado em nossa instituição. É hora de unirmos forças e dizer com firmeza: RACISMO NUNCA! Juntos somos mais fortes e podemos construir um ambiente de inclusão e respeito para todos. Em caso de racismo, procure a delegacia mais próxima e denuncie!

A 12 dias da Olimpíada de Paris, a equipe brasileira de ginástica rítmica faturou a medalha de prata na disputa do conjunto geral da etapa da Copa do Mundo em Cluj-Napoca (Romênia), última competição antes da abertura dos Jogos. Quem também brilhou foi a curitibana Bárbara Domingos, classificada para as finais dos quatro aparelhos (bola, arco, maças e fita), programadas para ocorrer a partir das 8h (horário de Brasília) deste domingo (14).
O conjunto brasileiro, que se autodenomina “Leoas”, é formado por Sofia Madeira, Déborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pircio e Victória Borges. O quinteto somou 71.850 pontos, ficando atrás apenas da campeã Bulgária (73.650), uma das principais potências na modalidade. O bronze ficou com de Israel (71.000). A equipe brasileira volta a competir neste domingo (14) nas finais das séries.
Leia mais »

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quinta-feira (11), a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, chamado de hidrogênio verde, coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O texto aprovado pelos deputados, tinha voltado do Senado Federal com emendas.
Agora, o Projeto de Lei 2308/23 seguirá para sanção presidencial para que possa virar lei.
A nova legislação estabelece diretrizes para a produção, transporte e uso do hidrogênio verde, e, ainda, institui uma certificação voluntária e incentivos federais tributários para indústria e para incentivar a produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono no país.
O relator do texto na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania – SP), anunciou que Ministério de Minas e Energia (MME) concordou em enviar a cada seis meses um relatório sobre o uso do novo Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro), que suspenderá a incidência do PIS/Pasep e da Cofins, com a lei.
Leia mais »

A primeira baleia morta da temporada de 2024 na Bahia foi encontrada neste sábado (13). A jubarte, uma fêmea adulta, foi vista boiando perto do recife de Sebastião Gomes, no município de Caravelas, no sul do estado. A baleia tinha cerca de 13 metros de comprimento e os especialistas acreditam que deve pesar 30 toneladas.
O animal foi encontrado encalhado na cidade de Mucuri, na manha deste sábado (13). Por se tratar de um animal de grande porte, os especialistas acreditam que será preciso usar um maquinário para retirar o animal do mar. Ainda não se sabe o que causou a morte da jubarte.
Temporada de observação em Salvador – A temporada de observação de jubarte em Salvador será aberta oficialmente na segunda-feira (15). Nesta temporada, além da observação dos cetáceos, que já é feita no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, as pessoas vão poder conferir uma exposição de placas e uma réplica caudal de baleia, no Forte de Santa Maria, também na Barra.
No local serão disponibilizados binóculos para a observação. Além disso, duas empresas realizam o turismo de observação de baleias no mar (em embarcações) em parceria com o projeto. Os passeios ocorrem fora da Baía de Todos-os-Santos, entre a Barra e a Pituba.