MENU

A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassou os 50%, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (7). O levantamento aponta que 50,8% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação a janeiro, quando o índice era de 46,5%.
A aprovação do governo manteve-se praticamente estável: os que avaliam a administração como ótima ou boa passaram de 37,8% para 37,6%, uma oscilação de 0,2 ponto percentual. Já os que classificam o governo como regular caíram de 15,6% para 11,3%. Outros 0,4% não souberam responder.
Entre os grupos que mais desaprovam a gestão petista, destacam-se os evangélicos (76,3%), os moradores da região Sul (62,7%) e os residentes do Centro-Oeste (59,3%). Já os mais favoráveis ao governo são agnósticos e ateus (57,3%), pessoas com mais de 60 anos (53,3%) e aqueles com escolaridade até o ensino fundamental (51,8%).
Leia mais »

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) homologou os resultados finais de cargos que não possuem curso de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A divulgação foi feita nesta sexta-feira (07).
De acordo com a pasta, os aprovados residem em todos os estados do Brasil, oriundas de 908 cidades e com um terço de pessoas pretas e pardas, com deficiência e indígenas. As provas foram distribuídas em 228 cidades brasileiras e 36,5% dos classificados, chamados para vagas imediatas e para os cursos de formação, são de municípios do interior do país, fora das capitais.
O MGI também convocou os candidatos chamados para cursos de formação e publicou editais com pessoas habilitadas para a terceira etapa dos blocos com cargos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que exigem prova didática. No caso dos convocados para curso de formação, a matrícula é obrigatória. Já para os habilitados para provas didáticas do IBGE, a pasta publicou um edital específico sobre a etapa.
Leia mais »

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) só vai decidir quem apoiará na corrida presidencial de 2026 depois que o presidente Lula (PT) bater o martelo se irá ou não sair candidato em 2026.
Inelegível, Bolsonaro acredita, segundo aliados que, sem Lula na disputa, qualquer nome escolhido por ele teria chances de derrotar um candidato da esquerda. A informação é da CNN.
O ex-presidente confidenciou que, por Lula ser o nome mais forte da esquerda e contar com a máquina federal, Bolsonaro tende a apoiar o candidato de direita mais competitivo, com menor risco de derrota.
Esse político, ainda segundo a reportagem, é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Sem Lula em jogo, aliados de Bolsonaro consideram qualquer outro nome da esquerda, como Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann ou Camilo Santana, um adversário fraco.
Num possível cenário sem Lula, o ex-militar teria dito que se sentiria confortável para arriscar, podendo indicar um de seus filhos ou sua esposa, Michelle Bolsonaro, para a chapa presidencial.

O governo brasileiro cogita aplicar uma redução na alíquota de importação sobre o etanol. A decisão vem em um momento no qual os Estados Unidos ameaça aplicar tarifas recíprocas aos países que possuem relações comerciais.
A medida pode acelerar a entrada do biocombustível americano no país, além de servir como um instrumento de negociação comercial com a Casa Branca.
Atualmente, o Brasil possui uma taxa de 18% sobre o etanol. Fontes próximas ao governo Trump afirmam que a possibilidade de redução da tarifa próximo a zero ou nula não está descartada.
Essa medida da queda da tarifa, em vez de simplesmente baixar a alíquota como medida unilateral, seria uma forma de extrair concessões comerciais também dos americanos.
Negociações
A possibilidade de mudanças ocorre após o governo Trump anunciar uma tarifa de 25% para o aço e alumínio importados, o que afeta diretamente as exportações brasileiras, aumentando os custos em quase US$ 3 bilhões por ano.
Internamente, o governo busca livrar o aço e o alumínio das sobretaxas. Dessa forma, caso a redução de tarifas sobre o etanol seja, de fato, feita, a tendência é usá-la como meio nas negociações.


O filho e empresário do cantor Milton Nascimento, Augusto Nascimento, falou pela primeira vez sobre o diagnóstico do pai. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, ele detalhou o estado de saúde do artista, e explicou que Milton foi diagnosticado com Parkinson há dois anos.
“Isso vem trazendo limitações junto com a idade, junto com a questão da diabetes”, explicou. “Só que, em paralelo, ele está super feliz com a vida. Está super empenhado com o lance da Portela, com todas as homenagens e honrarias que ele vem recebendo.”
Segundo matéria do InfoMoney, Milton se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após uma grande e concorrida turnê nacional. Desde então, embora tenha abandonado a música, o cantor tem aproveitado o tempo em família e com amigos, e já declarou que sua atividade preferida é assistir a vídeos antigos.
Leia mais »

por Vitor Silva
Ivete Sangalo viveu um dos carnavais mais marcantes de sua carreira este ano. Desde o início, ela se dedicou intensamente, se preparando para as apresentações e escolhendo músicas que fizessem o público se entregar à folia. No fim, todo o esforço valeu a pena.
A cantora foi escolhida como a Melhor Cantora do Carnaval 2025 pelo Troféu Band Folia, em uma decisão que envolveu júri técnico e voto popular. O prêmio foi entregue a Ivete na tarde da terça-feira (04), durante seu desfile no Circuito do Campo Grande
“Muito obrigada! Isso é uma alegria imensa para um artista, um compositor, que faz música na Bahia”, declarou a artista baiana, emocionada, de cima do trio.
“Eu tenho muito a agradecer aos meus fãs. Todas as cantoras que sobem no trio elétrico, elas fazem o seu melhor. Divido esse prêmio com todas as grandes cantoras de Axé”, concluiu Veveta.

Milton Nascimento foi o grande homenageado como o Anjo Negro da Portela, na Marquês de Sapucaí. Em seu enredo, a azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira trouxe alegorias que remontam a Três Pontas, cidade mineira onde foi criado.
Pouco antes do desfile, Milton descreveu a sensação de participar da celebração à sua trajetória. “Tô feliz pra caramba, foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida”, disse à TV Globo.
Ao despontar na avenida, o público recebeu o cantor de pé e sob aplausos. No mesmo carro em que o transportou em um trono dourado estavam Simone, Maria Gadú, Conceição Evaristo, Djamila. Seu Jorge, Péricles e Wagner Tiso. Ainda na concentração, a escola distribuiu girassóis de plástico fluorescentes nas arquibancadas.

Uma quadrilha especializada em roubo de cargas, composta por três pessoas, foi desarticulada por policiais militares da Rondesp/Chapada e do 11º BPM na cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina. A prisão aconteceu no bairro Invasão do Caititu.
No momento em que uma viatura da Rondesp passava pelo local, os três homens que estavam em uma picape Fiat Toro, fugiram em alta velocidade ao avistarem a guarnição, levantando suspeitas dos policiais militares. O trio foi perseguido e preso.

De acordo com a PM, entre os “cabeças” do bando, um deles é o dono de uma casa noturna em Brumado. Foram encontrados com os criminosos uma pistola PT 100, um revólver calibre 38, um carregador com capacidade para 11 munições, 11 munições intactas, 02 celulares, um carregador portátil, um bloqueador de sinal (jammer).
Além das armas e do equipamento eletrônico, usados por quadrilhas de roubo a carga, os policiais constataram que o veículo era roubado e que o dono do “brega”, que era o condutor do veículo, utilizava uma CNH falsa. Um dos criminosos também foi identificado como estelionatário. Os três foram presos em flagrante e encaminhados à 12ª Coorpin de Itaberaba, onde permanecerão à disposição da Justiça.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai interromper e rever a ajuda militar fornecida pelo país norte-americana à Ucrânia. A informação extraoficial foi dada por uma fonte da Casa Branca.
“Este não é o término permanente da ajuda, é uma pausa”, disse o funcionário do governo.
A decisão foi tomada três dias após uma discussão entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Salão Oval.