MENU

A residência na qual foi gravado o filme “Ainda Estou Aqui” vai virar a Casa do Cinema Brasileiro. A ideia é que o espaço receba exposições interativas sobre a história do Brasil no Oscar. A novidade foi anunciada, nesta segunda-feira (3), pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
“Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, afirmou o prefeito em publicação em suas redes sociais.
A propriedade fica na esquina da Avenida João Luiz Alves com a Rua Roquete Pinto, no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Após a repercussão do filme “Ainda Estou Aqui”, o local passou a atrair a atenção de fãs e curiosos.
A residência foi alugada por um ano e meio para a produção do longa e, posteriormente, foi colocada à venda por R$ 14 milhões. A compra será realizada pela prefeitura carioca.

por Carolina Papa / Rodrigo Fernandes
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) optou por não comentar sobre as vaias direcionadas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) no domingo (2) após diversas críticas contra o petista durante o período do Carnaval, em Salvador. Em entrevista à imprensa nesta segunda (3), o chefe do Executivo municipal destacou que “homens públicos estão sujeitos a isso”.
“Eu acho que foi um fato e esse fato não merece qualquer tipo de comentário. Todos nós homens públicos estamos sujeitos a isso. Minha vida pública ainda tem muito chão”, disse Bruno durante a coletiva do balanço do quarto dia do Carnaval, no Campo Grande.
No fim de semana, Jerônimo Rodrigues foi vaiado por foliões ao passar pelo Circuito Dodô (Barra-Ondina). O momento foi gravado por pessoas que estavam no local. O governador chegou a ser chamado de “vagabundo”.
O episódio ocorre dias após a pesquisa Genial/Quaest divulgar a aprovação de 61% do governo chefiado por Jerônimo na Bahia.

O vereador Vadim Garrincha (PCdoB), denunciou, no último dia 21 de fevereiro, a falta de medicamentos na Unidade de Saúde da Família (USF) Leobino José de Souza, localizada no Distrito de Lagoa Funda, em Brumado. Ele esteve pessoalmente na unidade e visitou a Farmácia da USF que estava com a prateleiras vazias.
O parlamentar cobrou uma posição do prefeito Fabrício Abrantes (Avante) sobre o descaso com a saúde pública. Segundo o parlamentar, moradores têm enfrentado dificuldades para obter remédios básicos, o que compromete o atendimento e a qualidade de vida da população local.

“Os pacientes chegam ao posto e saem de mãos vazias porque não encontram os remédios que precisam. Isso é um descaso com a saúde pública”, afirmou. Vadim cobrou providências ainda sobre a estrutura do local, que possui danos estruturais. “As paredes estão com os rebocos caindo, é preciso melhorias urgentes”, cobrou.

Durante um patrulhamento na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu drogas, iphones e um veículo BMW na Rua Bandeirantes, na tarde deste domingo (02).
Segundo a 46ª CIPM, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), que estava de serviço na segurança do Carnaval 2025, avistou um grupo de indivíduos em atitude suspeita, aparentemente manuseando substâncias ilícitas.
Diante da situação, foi realizada a abordagem, resultando na apreensão de 20g de substância análoga à maconha, uma porção de substância análoga a haxixe, 15 comprimidos de substância análoga a ecstasy, quatro celulares Iphones, uma corrente de ouro, uma pulseira de prata, R$ 212 em espécie e um veículo BMW/120I. Conforme a PM, os envolvidos e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Rio de Contas para as providências cabíveis.

No último domingo (2), a 97ª edição do Oscar, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, proporcionou um marco histórico ao premiar, pela primeira vez, um filme brasileiro.
O longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional. Embora também tenha competido nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (pela atuação de Torres), o filme acabou ficando atrás de “Anora” e de Mickey Madison, respectivamente.
Essa vitória representa o primeiro Oscar do Brasil na categoria, somando à trajetória do país que já conta com cinco nomeações nesse segmento – o terceiro maior número de indicações na América Latina, atrás somente do México e da Argentina com nove e oito indicações respectivamente.
Leia mais »

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) vai assumir oficialmente a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 190 anos de história do Legislativo baiano.
A posse definitiva ocorrerá após o Carnaval de 2025, consolidando um marco para a representatividade feminina na política do estado.
A confirmação da permanência de Ivana Bastos no comando da Alba veio após a segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manter, por unanimidade, o afastamento do então presidente Adolfo Menezes (PSD).
Os magistrados não determinaram a realização de uma nova eleição para a presidência do Legislativo baiano. Com a decisão, Ivana, que já vinha exercendo a função interinamente será efetivada no cargo.
Leia mais »

Um dos momentos mais aguardados do ano, o Carnaval de Salvador 2025 chega ao quarto dia neste domingo (2), com grandes atrações na programação dos Circuitos Osmar e Dodô. O desfile no Campo Grande começa a partir das 10h30, enquanto na Barra/Ondina o início está programado para às 14h30.
Grandes nomes dos 40 anos de história do Axé Music, tema da folia deste ano, desfilam no Circuito Barra/Ondina ao longo do dia, incluindo Luiz Caldas – precursor do estilo musical baiano e autor dos hits que embalaram o país: Haja Amor, Tieta, Magia e Minha Princesa. A programação conta ainda com Bell Marques, Durval Lelys, Xanddy Harmonia, Olodum, Daniela Mercury Psirico, Pagodart e Bailinho de Quinta, que encerra o dia levando a magia dos antigos carnavais.
Leia mais »

A 97ª edição do Oscar, a principal premiação de cinema internacional, acontece neste domingo (2), no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Neste ano, a premiação conta com brasileiros na disputa. O filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, concorre nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, enquanto a protagonista do filme, a atriz Fernanda Torres, concorre na categoria de Melhor Atriz.
Segundo matéria do InfoMoney, esta é a primeira vez que o Brasil recebe três indicações na premiação e a expectativa dos brasileiros em relação à maior festa do cinema mundial atingiu níveis estratosféricos.
Leia mais »

A IFAB (Associação Internacional de Futebol) aprovou uma mudança na Lei 12.2 para evitar o desperdício de tempo dos goleiros. A partir do Mundial de Clubes de 2025, se um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos, o árbitro concederá um escanteio à equipe adversária.
Atualmente, a regra prevê tiro livre indireto para esse tipo de infração, mas raramente é aplicada. A nova medida já foi testada na categoria sub-21 da Premier League e em Malta.
O Mundial de Clubes de 2025, que será disputado nos Estados Unidos a partir de 15 de junho, será o primeiro torneio a implementar a mudança. A competição contará com a participação de quatro clubes brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Ivete Sangalo começou oficialmente seu Carnaval 2025 celebrando a força potente e radiante do verão, com o tema “O Verão Bateu em Minha Porta”. Na sexta (28), a artista saiu com sua Pipoca no Circuito Dodô, na Barra-Ondina, em Salvador.
Por mais de cinco horas, Ivete levantou o público com seus maiores sucessos, e as faixas do EP “O Verão Bateu em Minha Porta”. Além da faixa título, “Energia de Gostosa”, “Tum Tum Tum Tugurungudum”, “Deixa Merecer (Deixa A Gira Girar/Filho De Rei)”,
Trajada como as águas que abrem o verão, Ivete estava vestindo um figurino azul, com bordados que fluíram como as correntezas dos rios, brilhos que, à luz da capital baiana, pareciam pingos de chuva atingindo a superfície dos mares. A água foi representada enquanto parte fundamental dessa estação, movendo paisagens e proporcionando equilíbrio à natureza. Símbolo de renovação, saúde e equilíbrio, refletindo a conexão entre as pessoas e a natureza durante a estação.
Leia mais »