MENU

O presidente Lula assinou o decreto que aumenta o salário mínimo em R$106 para 2025, saindo de R$1.412 para R$1.518. O ato aconteceu nesta segunda-feira (30), no Palácio da Alvorada.
O aumento, classificado como considerável, aponta que cerca de 7,5%, do novo valor representa uma economia para o governo federal, em relação à regra vigente até 2024. O decreto segue a norma presente dentro do pacote de contenção de despesas, cuja lei foi sancionada na última sexta-feira, 27.
O valor acompanhou a lei de valorização do salário mínimo, que considera o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, e a inflação do ano passado nos anos de 2023 e 2024.
A a nova regra, porém, afirma que essa mudança é limitada pela variação para limitar os gastos do arcabouço fiscal, que vai de 0,6% a 2,5%, dependendo das receitas do ano anterior.
Se seguíssemos a regra anterior, o salário mínimo do ano que vem chegaria a R$1.528. O Ministério da Fazenda calcula uma economia de R$ 15,3 bilhões em dois anos com a medida.

O prefeito eleito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), concluiu a formação de sua equipe de secretariado com o anúncio de Débora Pinho como secretária de Administração e Fabiano Bonfim como secretário da Fazenda. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (30), consolidando o time que assumirá os desafios da gestão municipal a partir de 2025.
Débora Pinho: Secretária de Administração, Débora Pinho traz uma trajetória de mais de 25 anos de atuação na área educacional, sendo gestora escolar da Rede Estadual por uma década. Com formação em História, é especialista em Ciências Humanas e Tecnologias e mestranda em Ensino de História.
Débora também possui cursos de extensão em Administração e Logística, além de vasta experiência em gestão administrativa escolar nas redes pública e privada. Fabiano Bonfim: Secretário da Fazenda Fabiano Bonfim é economista formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e possui pós-graduação em negócios com ênfase em recursos humanos.
Atualmente, atua como professor no sistema FIEB/SENAI, sendo reconhecido por sua expertise em gestão e planejamento financeiro. Com a conclusão do secretariado, Fabrício Abrantes reforça o compromisso de contar com profissionais qualificados e com experiência para conduzir as principais pastas do governo municipal, destacando a importância de uma gestão eficiente e transparente para atender às demandas da população brumadense.

Um avião, da Jeju Air, com 181 pessoas a bordo saiu da pista e pegou fogo após colidir em um muro no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, neste domingo (29). De acordo com autoridades locais, apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente.
A aeronave, que estava de Bangkok, na Tailândia. estava pousando por volta das 9h (horário local) quando perdeu o controle. De acordo com o governo sul-coreoano, mais de 1.500 foram mobilizadas diante do ocorrido. O estado de saúde das duas pessoas resgatadas não foi revelado.
A tragédia ocorreu após uma tentativa de pouso na província de Jeolla do Sul. A suspeita é que o acidente tenha sido provocado por uma falha no trem de pouso da aeronave. Segundo o ministério dos Transportes do país, a tripulação do Boeing 737-800 teria sido avisada pela torre de controle sobre o risco de colisão com pássaros antes de tentar pousar.
Para o The New York Times, o diretor da pasta, Ju Jong-wan, afirmou que as caixas pretas do avião foram recuperadas, o que deve auxiliar nas investigações. Dos passageiros a bordo, 82 eram homens e 93 eram mulheres com idades entre três e 78 anos. Até o momento, 77 corpos foram identificados.

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter morreu neste domingo (29), aos 100 anos. A informação foi confirmada pelo Carter Center Segundo o comunicado, ela estava em casa, em Plains, na Geórgia, ao lado da família.
Carter era o ex-presidente dos EUA mais velho depois de George H. W. Bush, que morreu no fim de 2018, aos 94 anos.
Nos últimos anos, Carter manteve um perfil público discreto devido à pandemia de coronavírus, mas continuou a falar sobre os riscos para democracia em todo o mundo, uma causa de longa data dele.
Ele era um fazendeiro de amendoim e tenente da Marinha dos EUA antes de entrar na política, eventualmente servindo um mandato como governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981.
Leia mais »

Largar o emprego para viajar, juntar toda família em uma “humilde mansão” e até mesmo comprar um time de futebol para competir pela sua cidade. São muitos os sonhos daqueles que vão às lotéricas, na esperança de acertar os seis números da Mega-Sena da Virada, que promete um prêmio de pelo menos R$ 600 milhões.
Dono de uma lanchonete na área central de Brasília, Enock Góes, de 70 anos, diz nunca ter ouvido a música Money da banda inglesa Pink Floyd. Mas, com o dinheiro do prêmio nas mãos, faria o mesmo que é descrito, de forma irônica, na letra da música. “Meu sonho é comprar um time de futebol, para jogar pela minha cidade”, disse o candidato a cartola.
Enock é natural da cidade baiana de Conde, localizada no sul da Bahia, próxima à divisa com Sergipe. “Sou torcedor do Bahia, mas a minha vontade é a de montar um time para competir contra o time do meu coração”, acrescenta.
Ele diz conhecer toda a região de sua cidade natal. Em especial, os torneios com muitos jogadores amadores bastante habilidosos. “Já vi muitos talentos não aproveitados, por falta de alguém para investir. É o que quero fazer com o dinheiro do prêmio”, acrescentou o ex-jogador de futebol amador que, por ser ambidestro e campeão de 100 metros rasos, se destacava jogando pelas duas pontas do campo.
Leia mais »

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que estabelece mudanças no reajuste real do salário mínimo, atualmente estabelecido em R$ 1.412. O texto, aprovado no Congresso, faz parte do pacote de gastos apresentado pela equipe econômica do governo petista.
A nova regra prevê o crescimento real, acima da inflação, do salário mínimo limitado ao teto do arcabouço fiscal, de 2,5%. A medida será válida para os reajustes entre 2025 e 2030.
Criada em 2023, a política de valorização do salário mínimo tem o cálculo baseado em um índice que combina a inflação do ano anterior e a variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, a partir de 1º de janeiro.
A regra não previa percentual mínimo ou máximo para o reajuste. O texto será publicado no Diário Oficial da União até o fim do ano. A correção será válida a partir de janeiro de 2025, com pagamento em fevereiro.


Marcada para acontecer no dia 1º de janeiro de 2025, a eleição para escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Feira de Santana biênio 2025/2026 pode estar sob suspeita de movimentação para compra de votos em favor do vereador Marcos Lima (União Brasil). De acordo com denúncia enviada ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), há supostos pagamentos que chegam a R$ 300 mil.
Em entrevista com a imprensa local, o vereador Marcos Lima disse que “jamais faria isso, em hipótese alguma”. Segundo ele, a denúncia é “manobra” de vereadores de oposição na Casa.
“Uma parcela dos vereadores está conosco para que eu seja o presidente da Câmara. Mas estão tentando fazer de tudo [oposição] para poder tirar os vereadores de nos apoiar. Eu jamais faria isso [compra de votos]”, afirma Lima.
Um dos elementos da denúncia enviada ao Ministério Público é um suposto print de conversa no WhatsApp. Na mensagem, há a indicação de um depósito feito na conta do vereador Flávio Arruda Morais (Galeguinho SPA, também do União Brasil). O pagamento teria sido feito por meio da empresa Dias Auto Car Ltda., de propriedade do irmão de Marcos Lima.
Representação ao MP
A representação entregue ao MP solicita a adoção de diversas providências, incluindo a quebra do sigilo bancário e fiscal da empresa, a realização de oitivas com os vereadores citados e a perícia do material apresentado.
Os demais vereadores citados ainda não se pronunciaram. O Ministério Público ainda não confirmou a abertura de um procedimento. Além do vereador Marcos Lima, também disputa a presidência da Câmara Municipal de Feira o vereador Jorge Oliveira (PRD). Os dois foram eleitos com o apoio do prefeito José Ronaldo, do União Brasil.

Cinco pessoas da mesma família se envolveram em um acidente e três delas morreram. O caso foi registrado na quinta-feira (26) e o acidente envolveu um caminhão e dois carros na BR-030, entre Brumado e Caetité, sudoeste da Bahia,
As vítimas fatais eram pai e filho e foram identificados como Marcos Robson Martins de Souza, de 48 anos, e Mateus Martins, de 19.A companheira de Marcos, e outros dois filhos, um adolescente de 12 anos, e uma criança de 3, também ficaram feridos. Já o estado do adolescente é grave.
Todos foram resgatados e encaminhados ao Hospital Municipal de Brumado. A família sairia de Barreiras e seguia para Ilhéus, onde passaria a virada do ano. Os corpos do homem e do garoto foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) oficializou, nesta sexta-feira (27), sua renúncia ao cargo junto à Secretaria Geral da Mesa. A decisão ocorre após sua eleição para prefeito de Bom Jesus da Lapa, posição que assumirá no dia 1º de janeiro de 2025. Com a saída do parlamentar, a primeira suplente, Jusmari Oliveira (PSD), que atualmente chefia a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), poderá assumir a vaga.
Essa não é a primeira vez que Eures deixa a Assembleia Legislativa para assumir a gestão municipal. Ele foi eleito deputado estadual em 2010, mas renunciou ao mandato para governar Bom Jesus da Lapa entre 2013 e 2016, sendo reeleito para um segundo mandato consecutivo. Durante sua gestão, também presidiu a União dos Municípios da Bahia (UPB), representando os prefeitos do estado.
A trajetória política de Eures começou em Bom Jesus da Lapa, onde foi vereador por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2008, chegando à presidência da Câmara Municipal. Na atual legislatura estadual, ele ocupava a posição de vice-líder da Maioria Parlamentar.
Jusmari Oliveira, possível sucessora de Eures na Assembleia, já ocupou uma cadeira no Legislativo baiano em quatro ocasiões, a primeira delas em 2017, quando assumiu como suplente. Posteriormente, foi eleita deputada estadual por dois mandatos consecutivos e, em seguida, representou a Bahia na Câmara dos Deputados. Jusmari também foi prefeita de Barreiras, cargo que exerceu a partir de 2008.