Arquivos Sem categoria — Página 122 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 122 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Petrobras volta a aumentar preços da gasolina, diesel e GLP

10 março 2022 | 0:11

Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

O preço da gasolina cobrado nas refinarias da Petrobras passará de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro a partir desta sexta-feira (11). Diesel e GLP também sofrerão reajustes, conforme nota da estatal divulgada nesta quinta (10). A companhia, que estava há 57 dias sem elevar os valores dos combustíveis, afirmou que mudou de rumo para acompanhar os outros atores do mercado.

“Tornou-se necessário que a Petrobras promovesse ajustes nos seus preços de venda às distribuidoras para que o mercado brasileiro continue sendo suprido, sem riscos de desabastecimento, pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores”, argumentou a petrolífera.

Na nota, a Petrobras ressalta que, considerando a mistura de 27% de etanol na gasolina vendida na bomba, a parcela da empresa no preço ao consumidor passará de e R$ 2,37, em média, para R$ 2,81 a cada litro .

Para o diesel, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras sobe a partir desta sexta-feira de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro. C9m mistura obrigatória de 10% de biodiesel, a contribuição da companhia no custo da bomba irá de R$ 3,25 para R$ 4,06 a cada litro. No GLP, a partir de amanhã, o preço médio de venda do GLP da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,86 para R$ 4,48 por quilo, equivalente a R$ 58,21 no botijão de 13 quilos. O último reajuste ocorreu há 152 dias.

Gasolina em refinaria privatizada na Bahia custa 27,4% mais que a da Petrobras

10 março 2022 | 0:03

Levantamento aponta que a gasolina baiana se tornará a mais cara do Brasil em breve. Divulgação/Agência Brasil

A gasolina na Refinaria de Mataripe, antiga Landulpho Alves (Rlam), na Bahia está custando 27,4% a mais do que a vendida pela Petrobras, segundo estimativas do Observatório Social da Petrobras (OSP), organização ligada à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Segundo a OSP, a diferença em relação ao valor do diesel S-10 é ainda maior, 28,2%. Os combustíveis comercializados pela refinaria baiana, privatizada em dezembro de 2021, tiveram novo reajuste no último sábado, o quinto aumento só neste ano. Mataripe tem hoje os combustíveis com os preços mais elevados do Brasil, em comparação com as refinarias da estatal.

Segundo o levantamento, a gasolina na Bahia deverá ficar mais cara do que a do Rio de Janeiro, que é hoje o Estado com os maiores preços e o maior ICMS do País. Devido aos aumentos, a Bahia é o Estado com menor defasagem em relação aos preços internacionais. No porto de Aratu, a defasagem do diesel e da gasolina nesta terça (8), era de 16% e 11%, respectivamente. Já nos demais portos do País, a defasagem chega a 36% no caso do diesel e de 32% na gasolina.

“Chegamos a um momento em que a população deve decidir se seguiremos com a agenda privatista ou se manteremos os ativos estatais da Petrobras. Se o processo de privatização do parque de refino da companhia continuar, isso que está acontecendo na Bahia se ampliará para o restante do Brasil”, afirma Eric Gil Dantas, economista do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps). O que diz a Acelen

A Acelen, atual operadora da Refinaria Mataripe, informou que os preços praticados são resultado da aplicação dos contratos firmados com seus clientes. A nota afirma que esses contratos trazem uma fórmula de preços objetiva e transparente, longamente discutida com os próprios clientes, aprovada pela agência reguladora, e reconhecida por todos como uma importante evolução em comparação com a prática que havia até então de preços fixados subjetivamente pelo fornecedor dominante.

AABB realiza reunião do início do Programa Social AABB Comunidade 2022

9 março 2022 | 14:10

Foto: Divulgação

Aconteceu nesta quarta-feira (09), na sede da AABB Brumado, a reunião de abertura do Programa Social AABB Comunidade 2022. Parceria firmada entre AABB Comunidade, Prefeitura Municipal de Brumado e a Fundação AABB. Atualmente, o programa atende a 100 crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino.

Foto: Divulgação

Os educandos do Programa participam das seguintes oficinas: teatro, pintura, natação, futebol, coral, capoeira entre outras. Como destaques, salientamos a atividade de reforço escolar. Os educandos recebem anualmente uniforme completo, material escolar, material esportivo e de higiene pessoal.

Governo paulista deve anunciar flexibilização da máscara nesta quarta (09)

9 março 2022 | 10:30

A obrigatoriedade deve ser suspensa ao ar livre; coletiva com o governador João Doria está marcada para às 12h45. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira (9) a flexibilização uso da máscara de proteção contra a Covid-19. A obrigatoriedade deve ser suspensa apenas ao ar livre. As informações são do R7.

Uma coletiva para tratar do tema, com o governador e presidenciável João Doria (PSDB), está marcada para as 12h45. O governo paulista ensaiou uma medida semelhante em novembro do ano passado, em função do avanço da vacinação, mas voltou atrás após o aparecimento da variante Ômicron.

Depois de atingir o pico da onda da Ômicron no início de fevereiro, o estado apresenta atualmente queda de 62% nas internações em enfermarias e de 52% nas internações em UTIs , segundo o governo. Além de São Paulo, alguns estados já desobrigaram parcialmente o uso de máscara: Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis afirmou na terça-feira (08) que avalia medidas de flexibilização, mas sem sinalizar data para seu anúncio. O gestor afirmou que outros estados não pautarão as decisões em Salvador.

Rui antecipa decreto e amplia público em eventos para até 8 mil pessoas na Bahia

9 março 2022 | 10:30

Foto: Reprodução / Instagram

O Governo da Bahia antecipou o anúncio de ampliação de público em eventos e públicos no estado. Em decreto publicado na noite desta terça-feira (08) no Diário Oficial, foi ampliado em todo o território baiano para 8 mil pessoas o público em shows e demais eventos.

A medida passa a valer nesta quarta-feira (9) até o dia 18 deste mês. Além disso, os estádios de futebol passam a receber 50% da sua ocupação máxima. Já os espaços culturais, cinemas e teatros funcionarão com a capacidade total do local, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos.

Ainda de acordo com o decreto, para ter acesso aos eventos e repartições públicas do estado é necessário a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos as duas doses. Governador Rui Costa afirmou na última sexta-feira (04) que há a possibilidade da realização do São João na Bahia, após dois anos de cancelamento.

“A expectativa é que o número [de casos] continuem caindo. O São João está dentro do nosso planejamento porque a gente acredita fortemente e todos os dados indicam isso que o número continuará caindo em março e abril e nós chegaremos em maio com um número baixo de contaminação. Se isso ocorrer, tudo indica que podemos ter o São João”, disse Rui. 

MP aciona Adab para reforçar fiscalização do abate de jumentos na Bahia

9 março 2022 | 9:53

Foto: Adriano Soares / Grupo Mirante

O Ministério Público do Estado (MP-BA) acionou a Justiça para garantir uma maior fiscalização do abate de jumentos. A ação foi movida nesta terça-feira (8) pelo promotor Julimar Barreto Ferreira contra a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab).  A demanda também foi endereçada contra a empresa Nordeste Pecuária, situada em Amargosa, no Recôncavo baiano.

Neste caso, o MP-BA cobra que a companhia suspenda o abate de jumentos até que a Adab regule a exigência do exame de Mormo e de anemia infecciosa equina. O promotor ainda pediu que a Adab crie um protocolo para garantir a efetiva criação de uma cadeia produtiva destes animais no estado. O objetivo é evitar a extinção da espécie, fazendo com que o crescimento do rebanho seja superior ou no mínimo igual ao destinado para o abate.  

O promotor informou que o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/BA) apontou que no frigorífico de Amargosa foram abatidos 28.199 jumentos de janeiro a novembro de 2021. “Uma quantidade alarmante se comparada à quantidade total de animais vivos no Estado da Bahia que é de aproximadamente 400 mil”, disse o promotor de Justiça.

O produto do abate vai quase todo para o mercado chinês e é destinado à fabricação de um produto típico da indústria cosmética e farmacêutica chinesa chamado de ‘ejiao’, substância feita com o colágeno presente no couro dos jumentos. 

Rui indica possibilidade de suspensão do uso das máscaras na Bahia

9 março 2022 | 0:08



De acordo com ele, é necessário que os números de casos da Covid continuem a cair. Foto: Fernando Vivas/GOVBA

por Anderson Oliveira

Na edição desta terça-feira (08) do Papo Correria, o governador Rui Costa comentou sobre a possibilidade de suspensão da obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção na Bahia. Segundo ele, para a medida ser adotada é necessário que os números de casos da Covid-19 continuem a cair.

“Os dados estão sendo monitorados. E o ritmo de queda, graças a Deus, do mesmo jeito que subiu a Covid agora no início do ano, está caindo tão rápido quanto subiu, isso é um bom sinal. Hoje, 3.485 casos com 179 pessoas internadas em UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Se esse número continuar em queda sucessiva, quem sabe em breve, nos próximos dias, ou em abril, a gente anuncia a retirada da obrigação do uso das máscaras. Vamos acompanhar nos próximos dias e nas próximas semanas”.

Brumado: Move Mulher homenageia as mulheres e destaca bravura em busca dos seus direitos

8 março 2022 | 21:50

Foto: WhatsApp

Aconteceu em Brumado nesta terça-feira (08), o Dia Internacional da Mulher, o Movimento Move Mulher parabenizou todas as mulheres através de uma mensagem da presidente Abiara Dias.

Abiara destacou que este é o dia em que se celebra a luta em defesa dos direitos das mulheres. “Além de relembrar as lutas que ainda precisamos alcançar, é um dia para poder parabenizar a mulher. A discussão em relação aos direitos das mulheres ainda está muito aquém do que a gente gostaria que estivesse.

Ser mulher é ter força, garra e determinação todos os dias para enfrentar todas as barreiras e ainda dar conta de tantas coisas. É um dia de comemoração”, definiu. Na noite desta segunda-feira (07), o movimento celebrou a data em um evento que reuniu diversas mulheres protagonistas na sociedade. “Foi um evento comemorativo. Foi dia de celebrarmos as nossas conquistas e também do que temos a conquistar no nosso município”, completou.

ENSF homenageia o dia internacional da mulher

8 março 2022 | 8:03

Foto: Divulgação

Elomar volta a ser entubado em hospital de Vitória da Conquista

6 março 2022 | 9:01

Foto: Reprodução/CEDOC FPA

O cantor e compositor Elomar voltou a ser intubado neste sábado (05), em Vitória da Conquista, onde está internado desde o dia 21 de fevereiro, quando foi diagnosticado com Covid-19 e deu entrada no Hospital Samur.

De acordo com o último boletim médico, ele apresenta quadro clínico estável, sem febre, sem complicações cardíacas ou renais. A equipe da UTI prossegue com os protocolos e observação e análise, sobre como o paciente responde aos procedimentos.

Elomar havia apresentado uma melhora significativa na última quinta-feira (03) e foi iniciado o processo de extubação. No entanto, neste sábado (05) , ele precisou retornar para a ventilação mecânica.

Segundo a equipe médica, o cantor de 84 anos está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não há previsão de alta.