MENU

O Banco Central libera a consulta ao dinheiro esquecido a partir desta segunda (14) pelo novo site oficial do Sistema Valores a Receber: valoresareceber.bcb.gov.br. Será preciso informar o número do CPF ou do CNPJ, no caso de pessoas jurídicas.
A partir desta segunda, os brasileiros poderão descobrir se têm algum dinheiro esquecido no sistema financeiro e a data em que deverão retornar ao site para pedir o valor. Somente a partir de 7 de março será possível saber quanto será resgatado e pedir a transferência bancária.
Ou seja, nessa primeira consulta o sistema informará uma nova data para o cidadão retornar ao site, conhecer os valores e solicitar a transferência. Se perder a data definida para o resgate, será preciso voltar ao site em outro dia para o sistema fazer um novo agendamento.
Os bancos terão até 12 dias úteis para depositar o dinheiro na conta bancária, contados a partir do dia em que o pedido de transferência for feito. Portanto, quem solicitar a transferência no dia 7 deve receber o dinheiro em sua conta até 22 de março.
A nova página substitui a consulta pelo site principal do Banco Central, que apresentou instabilidade e saiu do ar em 25 de janeiro em razão da explosão de acessos ocasionada pela divulgação dos valores a serem pagos. Quase 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas têm dinheiro para resgatar nessa primeira etapa de devolução de valores.
Leia mais »

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski irá presidir a comissão de juristas para discutir e apresentar uma proposta legislativa para atualizar a lei do impeachment, datada de 1950.
A instalação da comissão foi determinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que mencionou que a lei do impeachment está defasada em seu cotejo com a Constituição Federal.
De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, integram o grupo outros dez juristas, entre eles o ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogério Schietti Machado Cruz, o ex-senador e ministro do Tribunal de Contas da União Antonio Anastasia, acadêmicos e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Conselho Nacional de Justiça, entre outros órgãos.
O grupo terá um prazo de 180 dias, a partir da instalação da comissão, para a conclusão dos trabalhos e apresentação de um anteprojeto de lei para atualizar a lei do impeachment, informa a publicação.

Uma idosa de 64 anos foi estuprada dentro de casa, na última quinta-feira (10), no povoado KM-30, em Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo informações da TV Oeste, a mulher registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade. À polícia, a vítima disse que o homem a agarrou pelo pescoço e a estuprou.
Ainda conforme divulgado, após o crime, o suspeito teria ameaçado a idosa afirmando que voltaria ao local para matá-la caso ela contasse a alguém o ocorrido. A mulher já realizou exames de corpo de delito. O caso é investigado pela Polícia Civil de Barreiras.

A apresentador Sandra Annenberg pode deixar a rede Globo e ir para uma nova emissora a qualquer momento. De acordo com informações do ‘Na Telinha’, a jornalista estaria na mira da Band após que o apresentador Fausto Silva fez uma ponte entre ela e a nova emissora do seu programa.
Ainda de acordo com o site, essa possibilidade é vista como um sonho de Faustão, em aproximar a apresentadora com a Band, para fazer parte dos profissionais da sua nova emissora.Faustão na Band estreou desde 17 de janeiro e vai ao ar diariamente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da nova pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta sexta-feira (11). Ele tem 43%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 25%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) empatam em 3º lugar, com 8%.
Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), surge em 4º lugar, com 3% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), empatados com 1%. Os nomes de Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram.
Além disso, 9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo, não votariam ou não escolheriam nenhum dos citados, enquanto 3% se colocaram como indecisos.
Leia mais »

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em conversa recente com empresário do agronegócio informou que Geraldo Alckmin irá se filiar ao PSD para disputar a eleição como o seu vice.
Na reunião, Lula perguntou se Alckmin era um nome capaz de aglutinar o apoio do agronegócio em torno da candidatura petista. Ao ouvir a resposta afirmativa, o ex-presidente disse que concretizará um acordo com o PSD.
Alckmin tem dito a interlocutores que espera uma definição de Lula para acertar a filiação ao PSD ou ao PSB. Publicamente, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, diz que é improvável declarar apoio ao PT no primeiro turno da eleição.
O acerto com Kassab preveria a reeleição de Rodrigo Pacheco à Presidência do Senado e o apoio do PT a candidaturas do PSD ao governo de alguns estados, como Minas Gerais.

Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, o município de Brumado registra 11068 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 3 internações, 200 óbitos, 381 pacientes em tratamento e 10487 recuperados.
As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Os mais de dois milhões de eleitores baianos que estão com título cancelado foram convocados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, para regularizarem seus documentos. A regularização deve ser feita até o dia 4 de maio de maneira on-line, por meio do Título Net, com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE).
O presidente enfatizou que o Tribunal tem buscado implantar uma série de boas práticas para bem atender aos eleitores baianos. “Estamos empenhados para que nenhum eleitor fique sem a oportunidade de regularizar sua situação. Para isso, disponibilizamos o NAVE, com atendimento pela internet, por telefone, por aplicativo de mensagens e, até mesmo, por linguagem de sinais. Então, pedimos ao eleitorado que busque por essas ferramentas e regularize, o quanto antes, o seu título de eleitor, para garantir participação nas Eleições 2022”, afirmou.
Os eleitores considerados em situação irregular com a Justiça Eleitoral são aqueles que não compareceram à revisão biométrica e/ou faltaram às urnas e deixaram de apresentar justificativa por três eleições consecutivas.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), o presidente do TRE-BA anunciou a ampliação do serviço do NAVE para todo o estado a partir desta quinta (10). Inaugurado em agosto de 2021, o núcleo atendia aos eleitores de Salvador e Região Metropolitana.
Além do atendimento realizado por meio do site, o NAVE conta com a atendente virtual Maia, disponível também no Telegram (@maiatrebot). O NAVE dispõe ainda de central telefônica, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (71) 3373-7000.
Atendimento presencial
Sobre o retorno do atendimento presencial, o presidente do TRE-BA afirmou que “dependerá da redução do índice de transmissão do coronavírus”. “A minha expectativa é a de que possamos retomar o atendimento nos cartórios em março. Mas, não tenho como afirmar se será possível. De todo modo, quando o atendimento for retomado, o faremos por agendamento”.

Quatro homens investigados por tráfico de drogas foram localizados, na terça-feira (8), pela 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) com 85 kg de maconha, armas e outros acessórios utilizados no tráfico de drogas. O caso aconteceu no bairro de Shangrilá, município de Bom Jesus da Lapa.
Foram apreendidos 85 kg de maconha em tabletes e 53 trouxas da mesma erva, 56 pedras grande de cocaína, 31 pedras de crack, quatro pistolas de diferentes calibres, 415 munições, um automóvel modelo Fox e duas motocicletas, todos com restrição de roubo, quatro balanças, seis balaclavas, dois celulares, uma marreta e dinheiro.
De acordo com o comandante da 38ª CIPM, major Pedro Paulo de Araújo Fiúza, os policiais chegaram ao bairro após receberem uma denúncia anônima de tráfico de drogas na região. Com a chegada dos PMs, os suspeitos reagiram atirando, acabaram feridos e foram socorridos à Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiram.
O delegado plantonista da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Jailson Teixeira, ressaltou que o quarteto era conhecido na região e integrava um grupo criminoso ligado também a crimes contra a vida na região. “Os quatro têm passagens por tráfico de entorpecentes e um deles saiu recentemente do sistema prisional”, contou.