MENU

A aprovação do registro União Brasil confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de terça-feira (08), foi comemorada pelo secretário-geral do novo partido, ACM Neto. O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia classificou como histórica a criação da nova legenda.
“A criação do União Brasil, que acaba de ser oficializada pela Justiça Eleitoral, é um marco para a política do nosso país. Num momento em que o Brasil está tão dividido, unimos nossas forças para trabalhar por um país mais democrático, livre e justo”, escreveu Neto em sua conta no Twitter.
‘Temos consciência do nosso papel e, com certeza, vamos corresponder às expectativas dos brasileiros que desejam uma política mais séria, eficiente e que seja capaz de fazer a diferença na vida das pessoas”, acrescentou.
O novo partido que nasce da fusão entre o DEM e o PSL, vai resultar na maior bancada da Câmara dos Deputados, com 81 parlamentares. O novo partido também terá um fundo de eleitoral de quase R$ 1 bilhão.

Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) terão de comprovar, de forma digital, que estão vacinados contra a Covid-19. O procedimento deve ser feito a partir desta quinta-feira (10) tanto por estudantes de graduação como para os de pós-graduação. Em caso de não comprovação, a matrícula do aluno não será efetivada para o semestre 2022.1.
O período para fazer a comprovação se encerra no próximo dia 15 de fevereiro. Segundo a instituição, o estudante deve acessar o link https://vacinacao.uefs.br e clicar em “Cadastre-se aqui”. Depois, ele insere a matrícula na tela inicial do sistema de comprovação de vacina.
“Cada discente poderá baixar e acessar o aplicativo Conecte SUS, inserir os dados solicitados e obter o comprovante de vacinação em formato digital”, orienta a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora doutora Vera Martin.
A Uefs afirma que em possíveis dificuldades na comprovação digital através do Conecte SUS, alunos poderão fazer a entrega presencial da caderneta de vacinação no período de 16 a 18 de fevereiro, conforme consta no calendário universitário 2022.1.
Neste caso, a entrega presencial deve ser feita pelo estudante que não tiverem o comprovante de vacinação no formato digital. O Conecte SUS pode ser baixado pelo link: https://conectesus-paciente.saude.gov.br.

O ministro do STF Edson Fachin autorizou o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) a cumprir pena em liberdade condicional no caso das malas com R$ 51 milhões encontradas em um apartamento de luxo na Graça, em Salvador. Geddel também teve a dedução de 681 dias da sua sentença de 13 anos e quatro meses imposta no processo. O baiano cumpre pena desde julho de 2017, quando foi decretada sua prisão provisória.
Segundo o UOL, agora, na liberdade condicional, ele vai poder trabalhar e voltar para casa. Em setembro ele havia recebido autorização para migrar para o semiaberto. Fachin reconheceu na decisão que, pelos critérios definidos em lei, o ex-parlamentar está habilitado para pedir a liberdade condicional desde dezembro do ano passado.
O ministro do Supremo concluiu ainda que os elementos apresentados sugerem “senso de autodisciplina e responsabilidade”, tendo inclusive uma proposta de trabalho em vista, reunindo “condições para garantir a própria subsistência”. “Em síntese, ao que tudo indica, a execução prosseguirá seu curso sem ocorrências que desabonem o Requerente”, escreveu Fachin.
A defesa de Geddel pediram o abatimento da pena por participação em cursos de capacitação profissional no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e no Centro de Observação Penal, em Salvador; ‘dedicação à leitura e elaboração de resenhas’; e pela aprovação no Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. “Portanto, viável o resgate do tempo dedicado a essas atividades”, concluiu Fachin na decisão.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga na noite desta terça-feira (8), o pedido de fusão do DEM e PSL para a formação do União Brasil. A princípio, o partido nascerá com a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 81 parlamentares.
Apesar de gigante, a sigla já nasce com alguns conflitos internos para administrar. Uma ala do partido que seria liderada pelo ex-prefeito de Salvador e secretário-geral da nova legenda, ACM Neto, não deseja que o União Brasil lance candidato à Presidência da República.
Outra parte, encabeçada pelo presidente da UB, Luciano Bivar, se empenha para que o partido lance um nome na disputa ao Palácio do Planalto e se empenham em levar o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos).
Uma das alas já sinalizou que prefere que cada diretório estadual tenha liberdade para decidir quem vai apoiar, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL) ou até Lula (PT). A avaliação é de que será impossível o União Brasil encontrar um nome de consenso para atender as necessidades regionais do partido
Além disso, de 20 a 30 deputados bolsonaristas do PSL irão deixar a legenda, em especial rumo ao PL, que filiou em seus quadros junto ao presidente.

Cinquenta e seis pássaros silvestres foram apreendidos com um motorista que trafegava por um trecho da BR-101 de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, as aves, de diferentes espécies, estavam dentro de gaiolas improvisadas dentro do porta-malas de um veículo BMW/320i, com placas de Cabo Frio (RJ). O flagrante ocorreu na altura do km 265.
Além do porta-malas, os animais também estavam no banco traseiro do veículo. Em ambos os lugares não havia ventilação, e as gaiolas eram cobertas por panos, o que caracterizava prática de maus tratos.
Aos policiais, o motorista contou que, dentre os pássaros silvestres apreendidos, um trinca ferro e quatro papa-capins, vindos do Rio de Janeiro, seriam vendidos a R$ 5 mil cada unidade, pois eram registrados. Ao fim da ocorrência foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência pela constatação do crime ambiental.
Os acusados vão responder pelos seguintes delitos: matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre; e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelou que o salário mínimo ideal deveria ser R$ 5.997,14 em janeiro, para contemplar as necessidades dos brasileiros. O levantamento considerou os dados da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos divulgada nesta segunda-feira (7).
O valor levantado pelo Dieese corresponde a 4,95 vezes o piso nacional vigente, que subiu para R$ 1.212 em 2022. Conforme divulgou o portal G1, o cálculo do Dieese considerou o valor mínimo necessário para suprir as despesas de um trabalhador com uma família de quatro pessoas. Os gastos levaram em conta alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.
Para chegar ao valor, o departamento considerou o preço da cesta básica mais cara do país, que em janeiro foi a do estado São Paulo, No mês passado, os insumos custavam R$ 713,86. No último mês de 2021, quando o salário mínimo ainda estava em R$ 1.100, o Dieese calculou que o ideal deveria ter sido de R$ 5.800,98.
“O trabalhador remunerado pelo piso nacional comprometeu em média, em janeiro de 2022, mais da metade (55,20%) do rendimento para adquirir os produtos alimentícios básicos, mesmo com o reajuste de 10,18% dado ao salário mínimo”, destacou o Dieese.

A Bahia registrou 33.243 casos ativos de Covid-19 e mais 4 mortes pela doença nas últimas 24h. O boletim epidemiológico divulgado no domingo (6), pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) também registrou 5.216 recuperados.
Dos 1.408.323 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.346.912 já são considerados recuperados e 28.168 tiveram óbito confirmado. Na Bahia, 59.127 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
A Secretaria informou que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo.
Na Bahia, 59.127 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Até o momento temos 11.244.711 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.910 com a dose única, 9.598.914 com a segunda dose e 2.710.087 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 209.113 crianças já foram imunizadas

Um servidor da Guarda Municipal de Salvador (GCM) foi encontrado morto na manhã deste sábado (5), no bairro de Nova Brasília. O corpo da vítima, identificado como Thiago Duarte Banhara, foi encontrado sem roupas, com as mãos amarradas e com marcas de tiros pelo corpo.
De acordo com o G1 Bahia, Thiago estava com a namorada em um bar de Vilas de Abrantes, em Camaçari na noite de sexta-feira (4), onde quando foi abordado por homens.
Em nota ao G1, a GCM lamentou a morte do agente, que estava há mais de 13 anos na instituição e, atualmente, desenvolvia atividades no Grupo Especial de Motocicletas (GEM). A corporação também repudiou o caso e se solidarizou com todos os colegas de farda, amigos e familiares.
A GCM afirmou ainda que vai acompanhar de perto as investigações para elucidação do fato. O sepultamento do agente acontecerá neste domingo (6), às 11h30, no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

O Brasil registrou, em 24 horas, 197.442 mil casos de covid-19 e 1.308 mortes em 24 horas, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, foram notificados 26.473.273 casos e 631.802 óbitos em decorrência do novo coronavírus.
O boletim, divulgado neste sábado (5), não traz os dados do Mato Grosso e do Distrito Federal, que não foram atualizados pelas respectivas secretarias da Saúde. Desde o início da pandemia, 22.666.567 pessoas se recuperaram da doença. Há também 3.174.904 casos em andamento.
São Paulo é a unidade da Federação que registra o maior número de casos e de mortes, com 4,7 milhões e 159,5 mil, respectivamente. Minas Gerais e Paraná registram o segundo e o terceiro maiores números de casos no país, com 2,86 milhões e 2,08 milhões, respectivamente. Em relação ao número de mortes, Rio de Janeiro, com 70 mil, e Minas Gerais, com 57,7 mil, são os dois estados com mais óbitos.
O Acre registra tanto o menor número de casos (105.874) quanto de mortes (1.894). Roraima tem o segundo menor número de casos (145.604) e o terceiro menor de óbitos (2.105). O Amapá tem o terceiro menor de casos (156.261) e o segundo de mortes (2.057).

A nomeação será publicada na edição de sábado (05) do Diário Oficial do Estado (DOE). Adélia Pinheiro tem mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.
A nova secretária de Saúde foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, da qual é professora concursada, e estava à frente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Rui Costa agradeceu Tereza Paim pela dedicação e pelos serviços prestados ao estado.