Arquivos Sem categoria — Página 132 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 132 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Uesb adia retorno de atividades presenciais devido ao aumento de casos de Covid

24 janeiro 2022 | 20:49

Previsão inicial era de que atividades fossem retomadas no dia 2 de fevereiro, no entanto, retorno foi remarcado para o dia 14. Foto: Mateus Novais

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiu adiar o retorno das atividades presenciais para o dia 14 de fevereiro. A decisão leva consideração a alta na taxa de contaminação pela variante Ômicron do coronavírus e pelo surto de Síndrome Gripal em toda Bahia.

A Uesb tem campi em Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié. Segundo a universidade, o funcionamento dos Restaurantes Universitários e lanchonetes dos três campi, também só retomarão atividades a partir de 14 de fevereiro. Nas creches do campus de Jequié e de Vitória da Conquista, os serviços deverão retomar no dia 7 de fevereiro.

A portaria que detalha o adiamento foi publicado no site da universidade, que ainda reúne informações sobre o monitoramento de ocorrências e de suspeitas de casos de Covid-19 e de síndrome respiratória, assim como o procedimento para o afastamento provisório de servidores que manifestem algum sintoma gripal também são detalhados na Portaria.

Universidade vai exigir comprovante de vacinação

Os estudantes da Uesb terão que apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acessar o campus da instituição. Segundo a Uesb, a medida é obrigatória e quem não recebeu o imunizante será vetado das aulas presenciais. Os estudantes devem comprovar a vacinação até 23 de janeiro, através de um formulário online enviado pela universidade.

ANP indica que gasolina sobe nas bombas pela segunda semana seguida

24 janeiro 2022 | 20:15

Alta reflete repasses de aumentos nas refinarias e preocupa governo. Foto: Ascom Sindicombustíveis.

Com o último reajuste anunciado pela Petrobras na semana passada, o preço médio da gasolina subiu 0,8%. Já o litro do diesel teve alta de 2,9%. As informações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esta é a segunda alta seguida da gasolina após oito semanas consecutivas de queda, cenário que preocupa o governo pelo risco de contaminação do debate eleitoral. Os preços devem ser ainda pressionados pelo fim do congelamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, debatido pelos estados.

Segundo a ANP, o litro da gasolina foi vendido na semana passada a R$ 6,664, em média. Já o óleo diesel chegou à média de R$ 5,582 por litro no país. O levantamento da ANP analisa valores cobrados nas bombas de postos espalhados pelo país. Os combustíveis registram patamar elevado em meio à recuperação dos preços do petróleo no mercado internacional.

O comportamento do petróleo provoca impactos no Brasil porque é levado em consideração pela Petrobras na hora de definir os preços dos derivados nas refinarias. Outro fator com forte influência sobre o preço é o câmbio depreciado.

No dia 11, a Petrobras anunciou aumentos de 4,85% no preço da gasolina e de 8% no preço do diesel. Na semana anterior aos reajustes, o preço da gasolina tem alta acumulada nas bombas de 1%. Já o diesel subiu 4,45% no período.

Brasileiros podem ter bilhões para receber de bancos e não sabem; confira se você é um deles

24 janeiro 2022 | 19:49

De acordo com o Banco Central, levantamento mostrou que clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões a receber dos bancos e que boa parte das pessoas desconhece ou não se lembra que tem esse direito. Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) lançou um serviço que permite que os cidadãos chequem se têm dinheiro para receber de instituições financeiras. Segundo o BC, esse dinheiro são recursos de cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas encerradas que o cidadão talvez nem saiba que tem direito a receber.

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), na página do BC na internet, permite a consulta de recursos remanescentes nas contas, para pessoas físicas e empresas, e facilita o processo de devolução. O sistema oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros casos.

Ainda de acordo com o banco, um levantamento feito em junho de 2021 mostrou clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões a receber dos bancos e que boa parte das pessoas desconhece ou não se lembra que tem esse direito. A consulta é feita em duas etapas: primeiro você verifica se tem algum dinheiro a receber. Se o sistema disser que não, encerrou-se sua pesquisa. Se disser sim, você terá que consultar os valores no Registrato e verificar:

Leia mais »

Caixa paga Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 5

24 janeiro 2022 | 7:02

Brasília, DF, Brasil: Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo. Valor mínimo para cada família é R$ 400 Camargo/Agência Brasil)

A Caixa paga nesta segunda-feira (24) o Auxílio Brasil a beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

Neste mês, foram incluídas 3 milhões de famílias no programa, aumentando para 17,5 milhões o total atendido. Segundo o Ministério da Cidadania, serão gastos R$ 7,1 bilhões em janeiro com o Auxílio Brasil.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pelé é diagnosticado com câncer no intestino, fígado e pulmão

23 janeiro 2022 | 0:09

O craque de 81 anos já havia descoberto um tumor no cólon, em setembro do ano passado. Foto: Rener Pinheiro/CBF

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, foi diagnosticado com um câncer generalizado já identificado no intestino, fígado e pulmão. O craque de 81 anos já havia descoberto um tumor no cólon, em setembro do ano passado. Na quinta-feira (20), ele recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após novas sessões de quimioterapia.

De acordo com o ESPN, OS médicos constataram ao menos três tumores. O canal de esporte disse ainda que a ida de Pelé ao hospital não foi uma emergência, mas um procedimento para confirmar a localização exata e extensão da doença no corpo – se havia se espalhado mais ou não.

O diagnóstico foi, então, de um tumor no intestino, um no fígado e o início de outro no pulmão. O mais preocupante seria o do fígado, já que não pode ser retirado em procedimento cirúrgico. Pelé recebeu alta, mas segue com acompanhamento e realizando as sessões de quimioterapia para evitar que os tumores se espalhem mais. No ano passado, ele chegou a ficar um mês internado por causa da cirurgia para a remoção do tumor no cólon.

Diretores da Anvisa voltam a ser ameaçados após aprovar uso da Coronavac para crianças

23 janeiro 2022 | 0:04

‘O preço a ser pago será terrível’, diz uma das mensagens enviadas aos e-mails institucionais dos funcionários. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Assim como ocorreu quando liberaram a vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19, diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltaram a receber ameaças e ofensas depois de aprovar a aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. De acordo com reportagem do jornal O Globo, o material ofensivo foi enviado aos e-mails institucionais dos funcionários na tarde de quinta-feira (20), logo após a aprovação.

Em uma das mensagens uma pessoa que se identifica como Nilza diz que os servidores, que colocam a “vida inocentes numa grande roleta russa”, serão vítimas de uma “maldição”. “(…) o preço a ser pago será terrível não quero estar na sua pele e oro a Deus em desfavor de todos que tem causado dor e sofrimentos ao seu próximo, lembre se o próximo pode ser dentro de sua família (sic.)”, diz parte do e-mail reproduzido pelo G1.

Em outra mensagem, o remetente acusa os funcionários da Anvisa de falta de “amor à pátria”, diz que “o preço que o servidor vai pagar será altíssimo” e ainda que “com certeza não usará esse experimento nós filhos e netos de vcs (sic.)”. As ameaças aos técnicos da agência se intensificaram após o presidente Jair Bolsonaro dizer em uma live que pretendia divulgar os nomes daqueles que haviam aprovado a vacina da Pfizer para o público infantil.

Anac concede primeira autorização para delivery feito por drones no Brasil

22 janeiro 2022 | 18:54

Foto: Divulgação / Anac

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a fabricante Speedbird Aero a realizar entregas comerciais com drone no Brasil. Essa foi a primeira autorização concedida pela Agência para operação comercial de uma aeronave não tripulada utilizada na entrega de produtos. A autorização habilita o modelo de aeronave remotamente pilotada DLV-1 NEO a operar comercialmente em rotas BVLOS (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visada visual do piloto.

O DLV-1 NEO também é o primeiro multirrotor a receber a autorização de projeto da ANAC, o que permite que as entregas com drones se tornem uma realidade no país, para transportar alimentos e outros produtos. A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto, como não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas.

É esperado que o ganho de experiência prática e o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tecnológicas permitirão no futuro operações cada vez mais avançadas com menos restrições e em maior volume com manutenção de um elevado padrão de segurança operacional.

Banco Central informa vazamento de dados de 160 mil chaves Pix em banco

21 janeiro 2022 | 18:48

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Banco Central (BC) informou, na manhã desta sexta-feira (21), o vazamento de dados de 160.147 chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade do banco digital Acesso Soluções de Pagamento S.A., em razão de falhas em sistemas da instituição bancária.

De acordo com o Banco Central, os dados vazados são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. “Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, afirmou o BC.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, avisou o Banco Central. Uma apuração foi aberta pelo BC, que promete aplicar sanções previstas na “regulação vigente”.

Mãe de Bolsonaro morre aos 94 anos no interior de São Paulo

21 janeiro 2022 | 7:08

Foto: Reprodução Redes Sociais

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos. O anúncio foi feito pelo presidente em suas redes sociais. “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu ele no Twitter. A causa da morte ainda não foi informada.

Olinda estava internada no Hospital São João, em Registro, no interior de São Paulo, desde a última segunda-feira (17).  De acordo com o G1, Ela morava em Eldorado (SP), que fica a aproximadamente 52 quilômetros de distância de Registro e não conta com hospital de referência. Na mesma publicação Bolsonaro informou que vai voltar ao Brasil viajou na manhã desta quinta-feira (20) para Paramaribo, no Suriname.

Teto dos benefícios do INSS sobe para R$ 7.087,22

20 janeiro 2022 | 11:29

Foto: Marcelo Casall Jr. / Agência Brasil

O governo publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20) a portaria que reajusta em 10,16% os benefícios pagos acima do salário mínimo pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, o valor máximo concedido a aposentados e pensionistas passa dos atuais R$ 6.443,57 para R$ 7.087,22. 

O aumento equivale ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrado de janeiro a dezembro do ano passado, que mede o impacto da variação de preços para as famílias com renda entre um e cinco salários mínimos 

De acordo com a portaria, terão direito ao reajuste de 10,16% apenas os beneficiários que já eram atendidos pelo INSS em 1º de janeiro de 2021. Aqueles que começaram a receber os pagamentos a partir de fevereiro terão um percentual de reajuste menor, porque não receberam 12 meses de pagamento do instituto. Confira abaixo: 

Leia mais »